Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: 2016

sábado, 26 de novembro de 2016

Entrega dos certificados 2016

O ano está acabando e o encerramento do Tribuna foi show.
Segue abaixo o link para as fotos da entrega dos certificados.
Parabéns ao aluno Wanderson, 3.2, por ter ganhado o Prêmio Tribuna Estudantil!

Fotos do evento.

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Apelo à vida

POR CAMILA GONÇALVES TEODORO, 2.5

O suicídio é uma questão que vem preocupando a cada dia mais os governos de todas as nações e já é considerado a segunda principal causa de morte do mundo e mata mais jovens que o HIV. 
O Brasil é o oitavo país em casos de suicídios e os dados são mais assustadores ainda se consideradas as idades de 15 a 29 anos. A evolução do número de suicídios na adolescência é um problema gravíssimo, são 800 mil casos por ano, sem contar as tentativas fracassadas. Os motivos para tal ato podem ser variados, mas entre os principais estão: dificuldades para lidar com frustrações, abusos e maus tratos; uso de drogas e bebida alcoólica; problemas de ordem financeira; ou até mesmo distúrbios psíquicos. 
Os governos buscam soluções diante da gravidade do problema, mas é necessário que invistam em maneiras mais eficazes. 
No Brasil, existe o Centro de Valorização da Vida que trabalha na prevenção do suicídio, no entanto é importante que se intensifiquem as campanhas e movimentos a favor da vida, com a criação de novos projetos para que o alto índice de suicídio diminua, projetos de incentivo e apoio aos jovens. O uso das redes sociais é também uma maneira prática de divulgar movimentos como Setembro Amarelo que é mundial e leva ao conhecimento de todos um assunto sério: o suicídio.

Arte

Carla Cristina de Souza Marques, 3.1


Arte

Matheus Luan da Silva Paiva, 3.2


Arte

Paulo César, 6.6


Arte

Gustavo

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Reflexão

POR CAMILA GONÇALVES TEODORO, 2.5

Atualmente a televisão é o sistema eletrônico mais acessível da população brasileira. Segundo o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - os aparelhos de TV, estão presentes em mais de 95% das residências e é considerado o meio de comunicação predominante no Brasil. A televisão oferece aos telespectadores diversas opções de escolha com ampla variedade em canais, programas e assuntos. O fato é que tal pluralidade pode não ser tão boa quanto se mostra.
Novelas, filmes, jornais, propagandas, esportes e até desenhos têm o poder de atrair, influenciar e até viciar pessoas que, de repente, se pegam presas às telas por causa de alguma programação. O conteúdo televisionado é um grande estimulador da moda, dos “padrões de beleza”, do consumismo e do capitalismo. Por trás de seus interesses, a televisão consegue manipular grande parte das pessoas que simplesmente assistem  a televisão, sem nenhum senso crítico. A qualidade dos programas vem diminuindo cada vez mais e as emissoras só se preocupam em “despejar em cima” dos telespectadores qualquer coisa para simplesmente prender a atenção das pessoas enquanto a audiência cresce. 
É preciso que as pessoas tenham mais consciência e busquem uma segunda fonte de informação e não se deixem iludir nem se levar pelo que a mídia televisiva impõe. É necessário filtrar o conteúdo que é transmitido pra que cada pessoa seja capaz de descartar aquilo que é banal.

Jean-Claude Van Damme: muito mais que músculos

POR CARLA CRISTINA DE SOUZA MARQUES, 3.1


Jean-Claude Van Damme é um astro do cinema, um dos grandes atores de Hollywood e um cidadão do mundo. 
Assistindo ao seu filme “JCVD”, pude perceber que, atrás de um ator, há um grande homem. O filme mostra as difíceis situações que Jean-Claude vivenciou, os problemas com álcool e drogas, acusações de sonegação de impostos e a briga judicial pela custodia de seus filhos.
Quando você se vê em decadência, você percebe que ter um nome de peso não adianta nada. Quando se é famoso, você enxerga a sua volta todo o mundo, mas quando o dinheiro e o prestígio começam a secar, você vê esse mesmo mundo lhe virando as costas, e tirando de você tudo o que for possível.
Os amigos desaparecem, as permutas acabam, o melhor quarto dos hotéis, mais conhecidos como suíte ou cobertura, ficam cada vez mais longe e o “inferno” torna-se cada vez mais próximo. É fácil julgar um indivíduo quando não se está passando pela mesma situação. Mas pior do que isso é reconhecer o seu próprio erro e tentar consertá-lo.
Jean-Claude caiu em uma das armadilhas de sua vida, deixou-se iludir e sentiu na pele as piores sensações que o ser humano é capaz de sentir. No filme “JCDV” Jean-Claude relata toda essa fase, desde os seus 13 anos de idade, quando desejou ser uma estrela, como os ídolos que ele que ia aos clubes para ver, levando suas revistas de caratê na esperança de conseguir algum autógrafo. Um garoto baixinho, raquítico, que começou a praticar caratê mesmo sem gostar e que veio a se tornar um homem forte, rico e musculoso. Ele era o tipo de homem que os outros homens desejavam ser. 
O ser humano tem a oportunidade de conhecer e julgar as pessoas. Uns conhecem e julgam as pessoas da maneira justa, já outros mal se importam. No meu ponto de vista, Jean-Claude não é apenas um ator, existe um grande homem que se importa com as pessoas, com a família e com seus fãs.

O meu sonho

POR IZABELE DE PAULA, 8.3

O meu sonho é ser enfermeira da Marinha para ajudar as pessoas que precisam, resgatar as que não conseguem nadar no mar, etc.
O meu outro sonho é ser nutricionista, para ajudar nas alimentações das pessoas para elas não ficarem gordas e obesas. 
O meu outro sonho é ir ao programa do Sílvio Santos para ganhar dinheiro.
O meu outro sonho é ganhar na Tele Sena e ganhar dois carros, uma moto, uma casa, um vale-compras e R$6000,00.
Mas para conquistar tudo isso é preciso estudar muito, dedicar-se aos estudos e pedir a Deus para realizar esses desejos.

Arte

Carla Cristina de Souza Marques, 3.1


Arte

Pedro Lucas Ferreira


Arte

Jonathan Batista Campos


Arte

Marcos Túlio, 2.5




quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Arte

Cassia  Duarte, 8.3


Arte

Daniel Henrique, 7.5


Arte

Juliane Camilly Lasnou, 8.3


Arte

Matheus Julião, 8.2


Arte

Marcos Túlio Piva da Silva, 2.5


Arte


Herbert Richards de Oliveira Carvalhães do Carmo, 6.6


Você pratica a sua ética?

POR CARLA CRISTINA DE SOUZA MARQUES, 3.1

No dicionário, a palavra ética traz a seguinte definição: “Filosofia que estuda os valores morais; moral; valores profissionais”. E para você que está lendo esse texto, o que significa a ética?
Essa pergunta, na maioria das vezes, se transforma em um quebra-cabeça daqueles de níveis avançados, difícil de solucionar. Mas é uma pergunta fácil de ser respondida. A ética, além de possuir um valor próprio moral, é um benefício gratuito dado a toda sociedade.
O respeito, a razão e a coletividade são alguns conceitos que formam a estrutura ética de um cidadão. Mas ao contrário da teoria, a prática deixa a desejar. Meu (minha) caro (a) leitor (a), você pratica a sua ética neste ambiente escolar? Responda para si mesmo, quero que você pare e reflita e, ao final deste texto, você poderá pôr em pratica sua ética.
Um exemplo do meu dia-a-dia em que eu vejo que não há a prática da ética é o momento do intervalo das aulas, o nosso recreio. Como de costume, ao bater o sinal do intervalo, saímos de nossas salas de aula para “formarmos” a fila para a merenda. Mas, aos poucos, certos alunos simplesmente passam na frente dos outros.
E a cada segundo surgem alunos que utilizam os espaços que há e adentram, e começa aquele tumulto. E se você reclamar e questionar o porquê de eles estarem desrespeitando os demais, você acaba sendo insultado. Uns reclamam, outros fingem que nada acontece. O problema está ali, mas ninguém quer enxergar. 
O fato é que passamos boa parte de nossas vidas frequentando a escola e, nela, nós alunos aprendemos a nos tornar cidadãos. Nossos professores, nossos pais, e até mesmo a sociedade aos poucos, vão nos lapidando; e de uma pedra, a intenção deles é nos transformar em diamantes, fortes e grandes, que sejam capazes de usar todo o conhecimento adquirido em prol do bem-estar de todos, sem termos o pensamento de um individualista que só pensa no próprio umbigo.
A estrutura da escola, da casa e da sociedade não é formada apenas de tijolos, concretos, etc. A base, o alicerce dessas estruturas somos nós cidadãos, e como se pode querer uma boa estrutura se a sua base, o seu sustento não é bom? Chega um ponto em que tudo desaba e, para que isso não ocorra repetitivamente, é preciso que a realidade mude.
Para muitos, tudo isso que eu escrevi pode ser besteira, mas tudo isso tem um fundamento e uma razão. Meu objetivo não foi julgar os alunos do “HD”, pois eu sei o que se passa dentro da cabeça de cada um deles.
Mas de alguma forma, quero ajuda-los fazendo esse alerta: nós não vivemos na sociedade sem motivo, vivemos em coletividade justamente para aprendermos a lidar com as mais diversas realidades. Pois o mundo é uma espécie de “game” no qual só sobrevivem os mais fortes, mas não de massa muscular ou que possuem as melhores armas, mas sim aqueles que usam as melhores ferramentas: a inteligência, a razão, o respeito e a ética.

Jovem contemporâneo

POR ARMANDO VIGIANI, 3.2

Diferentes dos movimentos nazifascistas, no qual o jovem era submisso aos governantes, tendo ideias suprimidas, atualmente, em grande parte do mundo, retirando países que ainda permanecem sob regimes militares, os jovens têm liberdade e poder suficiente para promover mudanças na sociedade.
Tais jovens, a cada dia, aprimoram ainda mais sua mente, tornando-se mais competentes, devido aos conceitos aplicados em determinadas instituições, conhecidos como inteligências múltiplas, que é um método pesquisado por psicólogos e sociólogos da Universidade de Harvard nos EUA, que consiste no fato de que o aluno apenas deve focar na área em que tem maior aptidão.
Os jovens estão cada vez mais divergentes, comprovando tais fatos: a teoria da modernidade líquida do sociólogo polonês Lygmunt Bauman, na qual, devido a essa tecnologia e o rápido fluir do tempo, as relações se tornam menos emotivas e sentimentais. E devido à rápida transição temporal, as crianças sofrem de amadurecimento precoce, tornando-se consumidores. 
A ética que rege os jovens está em “déficit”, consequentemente, prejudicando a moral e transformando a sociedade em amoral. O tal “corrigir” é necessário, assim como a participação e ampliação de projetos visando não só os jovens, mas também as crianças.

Correria

POR CAMILA GONÇALVES TEODORO, 2.5

A casa estava silenciosa, assim como todos os dias, até que os primeiros raios de sol começaram a clarear os quartos e, logo em seguida, os despertadores começaram a tocar simultaneamente, avisando que já era hora de levantar. A empregada que já estava de pé há muito tempo preparava, quase que de maneira automática, o café da manhã. 
Aquela mesa gigantesca, que ocupava quase que metade da cozinha, ficava sempre repleta: frutas, pães, torradas, geleias, biscoitos, café, sucos e tudo que se pode imaginar, na maior diversidade e quantidade possível. A mãe, a mais pontual, era a primeira a chegar à cozinha, já de banho tomado, roupa trocada, cabelo escovado e bolsa na mão, pegando rapidamente a maçã mais bonita da cesta e apressando os filhos. O menino era o filho mais velho e todo dia vinha ele descendo as escadas com a mochila jogada no ombro e a mesma cara de sono de sempre, passava pela cozinha sem ao menos admirar a linda mesa feita com tanto carinho, apenas pegava um pãozinho e ia logo para o carro esperar a irmã, que provavelmente ainda não havia nem saído do banheiro. Agora era a vez do chefe da casa; com sua maleta de negócios, já chegava à cozinha falando ao telefone, o único tempo que sobrou foi a conta de tomar seu cafezinho amargo, enquanto, simultaneamente, sua mulher ajeitava rapidamente sua gravata. 
Por último, descia a caçula e a mais atrasada, que, sem tempo para tomar café, passava sem nem olhar para a mesa. Assim mãe e filha saíam, correndo contra o tempo. 
Só restava agora a empregada e sua difícil tarefa de desmontar aquela linda mesa de café que a família nem se dava ao trabalho de bagunçar.

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Aborto, um direito ou uma proibição?


Verdadeiramente o mundo mudou bastante, os valores e princípios são provas claras disso. A juventude atual privilegia apenas os prazeres momentâneos, sejam eles proporcionados pelas drogas, bebidas ou sexo, porém, tal atitude pode ser fatal. Uma gravidez requer muitos cuidados financeiros, psicológicos e relacionados à saúde, que devem ser prestados com competência, tanto para com a mãe quanto para com o bebê. Quando a gravidez é indesejada ou os cuidados mínimos não podem ser prestados, surge uma “saída”, o aborto.
A prática, que se torna cada vez mais comum, consiste na interrupção da gestação, o que provoca a morte do feto. Surge então uma questão: “legalizar ou não?”. Alguns dizem que não, pois cometer tal atrocidade a um ser indefeso é extremamente covarde. Outros dizem que sim e que a mulher deve ter domínio pleno sobre seu corpo. No Brasil, o aborto é considerado um crime contra a vida, salvo duas hipóteses: Quando a gestação oferece risco à mãe (no caso quando afeta a vida da gestante), ou quando é fruto de estupro. Na primeira, poupa-se a vida da mãe, visto que o indivíduo ainda não foi formado totalmente; já na segunda, a gravidez é fruto de um crime e esta pode gerar danos maiores à vítima.
O tema é bastante polêmico, porém, deve-se levar em conta a questão do planejamento familiar, que deve ser a base para decidir ou não ter um filho, é preciso também um consenso entre ciência e valores morais, pois o aborto é extremamente perigoso (à saúde da mulher) e deve ser tratado com maturidade e responsabilidade, tanto pelas pessoas quanto pelos Governantes. Uma atitude inconsequente não deve custar o extermínio de uma vida...



Rei famoso



Nível: Médio

Resposta do desafio anterior: O desafio anterior, classificado como fácil, tem como objetivo testar a capacidade de observação do participante. Pois basta observar as letras e localizar sua posição no alfabeto. Pegando o AK como exemplo, temos que A, de cor azul, é a primeira letra do alfabeto então colocamos o número 1, e o K, de cor vermelha, é a décima primeira letra do alfabeto logo colocamos o número 11. Resultando assim AK = 111. Agora basta fazermos isso com os outros e acharemos que PL São as letras que substituirão o ponto de interrogação. Confira abaixo!







Descubra o nome de um rei famoso por meio desta charada:

“Com quinhentos começa.
No meio está o cinco;
O primeiro número, a primeira letra
Ocupam as demais posições.
Junte tudo e o nome do grande rei
Na sua frente surgirá”



Obs: As respostas serão recolhidas pelos representantes de cada turma e serão entregues aos responsáveis da coluna. A resolução do desafio deverá conter uma explicação de como chegaram à resposta, nome completo e a turma. Vocês verão a revelação deste desafio juntamente com o próximo que será divulgado. Ao término do ano letivo aquele participante que obtiver uma pontuação de destaque será premiado. “Jamais desista diante de um obstáculo, acredite em sua capacidade em superá-lo”

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

A alienação da geração

POR AFRÂNIO CARVALHO, 3.2

Os adolescentes de classe média baixa, em geral, estão perdidos e agindo de forma fútil.
Esses jovens que nascem após os anos 1995 estão agindo como se tudo fosse fácil, viesse fácil. Parece que eles crescem, mas continuam agindo de forma imatura, ou seja, não crescem.
Ter acesso à informação, ter facilidade de burlar as regras. Achar tudo pronto e não ter que se responsabilizar por nada, ou quase nada, isso, associado à vida que os pais, que trabalham duro e muitas vezes passam pouco tempo em casa, tentam dar aos filhos, sem regrá-los, está criando monstros. “Monstros da nossa própria criação”, como diria Renato Russo.
A irresponsabilidade e futilidade da geração atual têm criado jovens alienados, facilmente manipuláveis, pois esses não possuem opinião formada sobre nada, e nem sabem argumentar quando questionados sobre algo.
Entretanto, sabe-se que a globalização é uma das grandes culpas pela alienação da geração. A internet desequilibrou a balança, fazendo-os relaxarem, mas não só ela: a vontade dos pais de classe média baixa de dar uma vida melhor aos seus filhos influencia diretamente nisso também.
Enfim, é necessário regrar e delimitar um pouco a liberdade dos jovens, pois esses estão tornando-se adultos despreparados e incapacitados. E em uma sociedade capitalista, só espaço para o melhor, ou seja, aquele que foi rodeado de cobranças a vida toda e se dedicou para superar os demais.

Questão do jovem na sociedade

POR WANDERSON FERNANDES DA SILVA, 3.2

A abordagem sociológica do jovem perante a sociedade produz uma visão distinta da projetada pela mesma.
A sociedade em geral, possui uma visão limitada em relação ao jovem, pois só analisa o meio social, o qual vive descartando o individual. Por conta disto, alguns sociólogos criam teorias que buscam dar ênfase a grupos sociais em determinados causas individuais. 
Estes sociólogos explicam que não se pode julgar o indivíduo apenas pelo meio em que ele se encontra, pois o próprio indivíduo é responsável pelos seus atos, independente do meio social.
Analisando o jovem apenas em um meio social, como na escola, vê-se que o mesmo tende a ser mais correto do que aquele que não tem essa mesmo oportunidade, porém, não quer dizer que ele vai ser!
Colocar a culpa na comunidade por um adolescente ser criminoso ou qualquer outra coisa relacionado a delitos, é parcialmente errada, pois o jovem tem plena consciência para saber o que ele está fazendo.
Conclui-se que analisar um jovem socialmente e individualmente é importante para se ter uma análise bem estruturada. Uma alternativa para formar jovens mais corretos, é dar apoio e condições melhores para as famílias, não condições financeiras, mas escolas de qualidade mais perto de suas comunidades, pois, muitas das vezes, a família não manda seus filhos para a escola por ser distante. Assim, o jovem fica nas ruas ou sem ocupação alguma.

O que levaria...

POR KENIA LORRAYNE DE OLIVEIRA FERREIRA, 3.2

O que levaria uma pessoa a adiantar sua própria morte? Cansaço de todos, críticas recebidas, depressão, perceber que não vale apena viver neste mundo ou apenas vontade de sentir que está vivo, usando drogas vivendo sempre intensamente.
Estamos em uma época em que as pessoas se esquecem de sorrir, estão sempre ocupadas, levando-as sempre ao extremo cansaço, parecendo que estão sozinhas no mundo, entrando em depressão e achando na morte uma escapatória para aquela rotina a que estão acostumados. Existem pessoas que se sentem sozinhas, acham que o mundo as esqueceu, como relata Renato Russo (Legião Urbana) na música “Pais e filhos”, que fala de uma menina possivelmente rica, a qual não tem a atenção de seus pais e acaba tirando sua própria vida. 
Até onde sabemos, só possuíamos uma vida, que não merece ser interrompida de forma bruta. Pense bem antes de fazer qualquer coisa, pois sua decisão acarretará consequências, lembre-se sempre de que a felicidade está nas coisas simples, como num mero “bom dia” ou em um sorriso de uma criança inocente.
Sua vida é o bem mais precioso que você possui, então cuide dela como se fosse um diamante raro.

Qual o preço que se paga por uma vida?

POR LUCIMARA FÁTIMA MOTA DOS SANTOS, 2.5

A vida não é feita só de coisas boas, estamos sujeitos a aprender cada vez mais com os erros e melhorá-los a cada dia que passa.
Atualmente, os jovens estão passando por várias fases junto com a rebeldia. O que influencia essas situações é a forma como elas estão sendo tratadas em seu convívio social, com as dificuldades enfrentadas a cada sol que nasce, as diversidades presentes em toda uma sociedade.
O mundo tem diferenças. Isso é óbvio! Mas isso não impede que possamos viver sempre em harmonia, longe da violência, que vem sendo uma das principais causas de crimes, como: suicídio, roubos, várias mortes.
As pessoas precisam enxergar que a vida tem seu lado bom, mesmo vivendo em mundo tão capitalista, onde poucos estão preocupados com o bem-estar do próximo, em ajudar aqueles que realmente precisam. Então, vamos valorizar a vida, pois ninguém tem direito sobre a vida do outro, pois a pessoa tem o livre arbítrio para escolher o que quer para sua vida, mas ela precisa estar cientes de que é responsável pelas consequências pelo resto de seus dias.

Prazo final para entrega de material

Profª Paula
Fiquem atentos!! Para que seja feita a contagem de material publicado a fim de realizar a entrega dos certificados do jornal em tempo hábil, só receberemos material até o dia 28 de outubro (sexta-feira). Para mais informações, ou em caso de dúvidas, procurem a coordenação do jornal (Professora Paula) ou enviem um e-mail para tribunaestudantil.hd@gmail.com. Agradecemos a todos pela participação em 2016 e pelo apoio de sempre.

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Pizza confusa


Pizza confusa

Nível: Fácil 
Resposta do desafio anterior: Basta você fazer a seguinte afirmação “ Vou morreer na fogueira!”. Essa afirmação não pode ser verdadeira pois, se fosse, você morreria afogado, e não na fogueira. Também não pode ser mentira, pois se você mentisse morreria na fogueira (o que tornaria a afirmação verdadeira).

Esse desafio consiste em você achar qual é a próxima dupla de letras que está faltando no círculo.



Obs: As respostas serão recolhidas pelos representantes de cada turma e serão entregues aos responsáveis da coluna. A resolução do desafio deverá conter uma explicação de como chegaram à resposta, nome completo e a turma. Vocês verão a revelação deste desafio juntamente com o próximo  que será divulgado. Ao término do ano letivo aquele participante que obtiver uma pontuação de destaque será premiado. Nunca desista sem antes tentar pois: “Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação.”

Desemprego




Desemprego

Qualquer um sabe que o Brasil está passando por crise, uns preferem omiti-la, outros preferem jogá-la no ventilador. A situação é bastante crítica e preocupante, com ela diversos problemas aparecem e o caos é instalado, um desses problemas é o desemprego, que assola diversas pessoas e, infelizmente, tem seu número aumentado a cada dia. 
A crise que nos assola é antiga, fruto dos maus governantes, falo desde a época Colonial até os atuais governantes e juntamente o povo, que mergulharam o país num mar de problemas. Seria uma hipocrisia generalizar, dizendo que TODAS as pessoas contribuíram para tal fato. Um dos problemas que ocorrem, como já dito, é o desemprego, que cresce a cada dia no país. Isso gera um colapso, pois com mais pessoas desempregadas, as atividades de comércio não são desenvolvidas, fazendo com que a demanda diminua, com isso a indústria para de produzir e como consequência mais pessoas são demitidas. É um verdadeiro ciclo, que se perpetuará até que a economia seja “sarada”, as metas são distantes, segundo pesquisadores do ramo dizem que a tendência é piorar, pois a economia está se recuperando a lentos passos. As pesquisas revelam também que todos os trabalhadores sofrem com isso, desde os registrados até os informais, até os famosos “bicos” estão se tornando mais difíceis. A situação é delicada e todas as áreas estão sofrendo com a crise. O que nos resta é esperar e, segundo especialistas, controlar a situação financeira pois os juros estão aumentando e dívidas em momentos difíceis como esse são fatais, eles afirmam também que com a População decrescendo, as coisas se tornam mais difíceis. Devido ao descaso dos nossos governantes vários pais e mães que regem uma família estão perdendo suas fontes de renda e vivendo em situação de miséria, social econômica e psicológica. Porém a esperança de que tudo vai melhorar anula o desespero, mesmo que a passos lentos e dificultosos, os problemas estão sendo sanados e com isso a nação vai melhorando. 
Fica aqui um desabafo: “Que o país acorde e perceba que o governo precisa de uma revolução, não algo prejudicial, mas necessário, de representantes que sejam honestos e que prezem pelo direito do povo, mas acima de tudo que tenham consciência da tamanha preciosidade do dinheiro público e da importância da economia para o país. Ainda é tempo de acordar, vamos nos munir de estudo e dedicação e fazer jus a famosa frase que estampa nossa magnífica bandeira Ordem e Progresso!” 

Alma no fim do túnel

POR NÚBYA C. C. DE OLIVEIRA, 3.3

O suicídio apesar de ser um acontecimento que atualmente acontece com frequência, não pode e não deve ser tratado como algo normal.
Questiona-se como algo tão precioso foi feito, pergunta-se onde liga e deliga a alma, que em outra palavra pode-se se resumir em vida. Pra para pensar em como ela nos veste, de tal maneira que você pode andar, respirar, piscar, bocejar, subir, descer, subir, acordar, dormir e etc, etc, etc. Apesar de todos termos uma alma (é óbvio) tenha em mente que ela é rara, apesar dos milhões de espalhados pelo mundo se você ou alguém tirar a sua, já era.
Mas, seres humanos, temos a mania estúpida do julgamento, do achar e deduzir, lógico, que uma pessoas em boas condições financeiras, emocional, espiritual e até mesmo psicológica (não estou dizendo sobre doenças), ia querer se matar, mas as vezes precisa de ajuda. Sou muito de acreditar que a pessoa está doente não de carne, mas novamente de alma, o que é mil vezes pior, pois, por mais que a carne se restaure a alma ainda fica com um vazio ou buraco.
Deixamos nos abalar por coisas pequenas ou pelo desespero da cura e solução. Posso dividir que também já quis me matar, os sentimentos ruins tomam conta e não resta um bom e nem a tal de esperança que é a última que morre como dizem.
Mas quero, talvez, até dar um conselho de que seja qual for o motivo da sua atitude, pare para pensar no quanto isso é apenas um momento, uma fase que você se perdeu, mas que sorrindo verdadeiramente e que ao lado de pessoas especiais pode passar ou que você encontrando forças dentro de si próprio. Saia, comemore, assista a uma vídeo engraçado, dance, a vida é confusa mas pode ser maravilhosa se você se permitir. Comece sorrindo para e espelho ou desconhecido. O sorriso é a porta da alma.

Vá em frente

POR WANDERSON FERNANDES DA SILVA, 3.2

Valorizar a vida e o bem mais precioso que alguém pode fazer. Não desistir diante de barreiras encontradas, mostra a sua determinação. 
Nós não sabemos o porquê existimos e nem qual e o objetivo de nossa existência, porém temos esse privilegio, há muitas pessoas que, por passarem por situação do qual demanda tempo e esforço para superá-la, desisti facilmente e dependendo da pessoa ou situação, a mesma se suicida ou tenta, não dando a vida o seu devido valor.
Suicídio e algo extremista, algo radical demais. Afinal, o que leva uma pessoa a cometer tal ato? Só elas mesmas sabem, o que nós fazemos são levantar hipóteses. Porém, para isso acontecer, vemos que a pessoa não tem amor a si mesma.
O que podemos concluir disso tudo é que, se a pessoa está em um estado mental alterado, por estar passando por dificuldades, ela pensa, sim, em fazer um atentado contra a própria vida. Por isso ame a si mesmo, seja otimista perante as dificuldades e jamais olha para o chão diante de um problema, pois não é nele que você irá encontra a solução, mas sim na sua determinação e capacidade de superá-lo.   

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Liberdade

POR GABRIEL DE ARAÚJO PÓVOAS, 3.1


Hoje superei meus medos,
Hoje eu me libertei
Agora sou uma nova pessoa
Já que a felicidade eu encontrei

A cada dia, novas descobertas
A cada dia, novas emoções
Estou vivendo em novo mundo
Que aponta várias direções

Sinto-me tão livre!
Sinto-me tão vivo!
Do meu peito reflete a felicidade
Agora sei por que existo

Aprendi a me valorizar
Aprendi o que é viver
Meu sorriso reflete a felicidade
Minha meta de vida é vencer

Hoje respiro o mais belo dos ares
Hoje respiro a liberdade
Pois meu corpo se enche de alegria
Já que meus sonhos se tornam realidade

Que viva a liberdade!
Que viva cada amanhecer!
Que todo dia seja uma nova música
Na minha playlist “Viver”

Não faço parte desta sociedade
Não nasci para agradar ninguém
Não vivo para seguir sua ordem
Não me force!
Não sou seu refém.

Meu amigo!

POR SUELEN APARECIDA DA SILVA COSTA, 1.8

Bem, sei realmente porque estou lhe escrevendo. Fiquei sabendo de alguma coisa e, a princípio, isso me incomodou. Depois pensei melhor e, na realidade, por que eu deveria me importar se você deseja conhecer outras pessoas? Você é você e deve fazer o que achar, melhor 
Eu respeito sua decisão. Espero que faça novas amizades, porque a verdadeira amizade é uma das coisas mais preciosas de novas vidas e nunca devemos parar de tentar encontrar o que pode nos trazer felicidade.
Quando você precisar, pode contar sempre com esta amizade sincera, que apenas deseja o melhor para você. 

Arte

Mateus Assunção, 2.6

Arte

Nego

Arte


Marcos Túlio Piva da Silva, 2.5

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Arte

Maria Clara Neves, 6.6


Arte

Luciano Reis Ferreira, 3.3


Quem não está aqui!

POR SUELEN APARECIDA DA SILVA COSTA, 1.8

Tanto tempo já passou, tempo suficiente para esquecer você, mas isso não foi possível. Sei que você conseguiu. Parabéns por isso. Confesso que tentei, conheci muita gente, mas em todas elas eu buscava a sua imagem, eu buscava você. Acabava me enganando e enganando as outras pessoas também. Isso não era certo.
Não julgue que se trata de uma obsessão minha, mas não conheci mais ninguém que fosse tão sensível e tão carinhoso como você foi antes de destroçar meu coração. Talvez eu esteja equivocada imaginando que o que sinto é amor, mas que nome dá a essa vontade de estar ao seu lado, de escutar sua voz? De sentir seu calor e sua proximidade. São momentos estranhos e tristes estes que vivo longe de você. Volte... Volte para mim, meu amor!

Internet: O limite entre o público e o privado

POR MARIA FERNANDA BARBOSA SANTOS, 7.5

A internet mudou radicalmente o meio de comunicação foram criados site de redes sociais em que as pessoas criam perfis e entram em contato com pessoas do mundo inteiro. Mas, muitos se viciam e deixam de sair de casa, de ter contato com as pessoas mais próximas, pois preferem a bate-papo com amigos pela a rede social. Ali eles acabam acessando tudo, como reportagens, vídeos, jogos entre outros. Além de enviar seus vídeos e fotos pessoais, que muitas pessoas elogiam, há críticas que podem virar até assédio, em alguns casos.
Tem muitos usuários da internet que acabam se privando de relacionamentos reais, porque às vezes são tímidos e através do computador se expõe mais, e muitos preferem se comunicar porque acabam conversando com muitas pessoas ao mesmo tempo e de diversos lugares.
Todos os que usam as redes sociais têm que ter consciência do que vão postar, pois na internet não se tem privacidade, Qualquer usuário pode acessar a rede social e há pessoas que podem se tornar populares e denegrir sua imagem.
A internet sendo usada com responsabilidade é muito útil e importante no nosso dia a dia em geral: para trabalhos escolares, entretenimento, melhor nos informarmos, diminuir a distância entre aqueles que se amam.

E agora?


Nível: Médio

Resposta do desafio anterior: Pegando a ultima linha temos 4A = 32, dividindo 32 por 4 temos que A vale 8. Indo agora para primeira linha, de cima para baixo, temos 3D+A= 29, substituindo temos 3D+8= 29. Resolvendo fica 3D=29-8 -> 21/3= 7 -> D= 7. Segunda linha, de cima para baixo, temos 2B+D+A= 31. Substituindo fica 2B+7+8=31, resolvendo fica 2B=31-15 -> 16/2= 8 -> B = 8. Na última coluna temos 2A+D+C= 28, substituindo temos 2.8+7+C= 28, resolvendo fica 16+7+C= 28 -> C = 28 – 23 -> C= 5. Agora é só somar as letras e achar o valor que vai substituir o ponto de interrogação. 

Você está para receber a sua sentença de morte. Porém, para te dá uma chance eles resolvem levar você até uma pessoa que consegue definir tudo como verdade ou mentira. Então, os assassinos o desafiam:
- Faça uma afirmação qualquer. Se o que você falar for mentira, você morrerá na fogueira. Se falar a verdade, será afogado. Se não pudermos definir sua afirmação como verdade ou mentira, você será libertado.
O que você irá dizer?

Obs: As respostas serão recolhidas pelos representantes de cada turma e serão entregues aos responsáveis da coluna. A resolução do desafio deverá conter uma explicação de como chegaram à resposta, nome completo e a turma. Vocês verão a revelação deste desafio juntamente com o próximo que será divulgado. Ao término do ano letivo aquele participante que obtiver uma pontuação de destaque será premiado. Nunca desista sem antes tentar pois: “Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação.”

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

12 curiosidades sobre Os Simpsons


Nessa coluna quero falar pra vocês sobre um dos meus passatempos preferidos, Os Simpsons! Estou sempre assistindo aos episódios!
E como esse meu espaço aqui no jornal é voltado pra curiosidades aleatórias, por que não expor curiosidades sobre esta família amarela tão divertida?
E você que também é fã já deve saber de algum item desta lista. Se não é fã, acompanhe aí!

1. Por que são amarelos?
Primeiro, para simplesmente atrair a atenção do telespectador. E em segundo, há uma teoria que diz que os cidadãos de Springfield sofrem de radiação emitida pela Usina de energia do Sr. Burns. Segundo um dos criadores, o responsável por colorir os desenhos tinha uma certa dificuldade de diferenciar certos tipos de cores e coloriu os personagens de amarelo.

2. O preço de Maggie.
Quando a filha mais nova de Os Simpsons é passada no scanner do supermercado na abertura da série, aparece o preço de 847,63 dólares. Esse valor é uma referência ao custo médio mensal de um bebê americano no ano de 1989.

3. Homer Simpson no GPS.
A voz do Homer é a mais baixada para GPSs no mundo. O sucesso foi tão grande que já disponibilizaram a voz da Marge e do Sr. Burns.

4. O som da Maggie
Mais uma vez aqui na lista, a Maggie é facilmente reconhecida pelo som da sua chupeta. O som é reproduzido oficialmente por ninguém mais, ninguém menos, do que o próprio Matt Groening, o criador da série!

5. As primeiras palavras.
O episódio 10 da 4° temporada nos mostra que as primeiras palavras de Bart foram a sua famosa expressão “Ai, caramba!” E a primeira palavra da Lisa foi o nome do seu irmão Bart.

6. Os nomes dos personagens.
Matt Groening criou toda a estrutura da série baseada em seu relacionamento familiar, tanto é que os nomes dos personagens são homenagem aos membros de sua família. Homer é o nome de seu pai, Margaret é o nome de sua mãe, Lisa e Maggie são suas irmãs e Bart é uma referência a si mesmo, mas ele não quis usar o nome Matt no personagem porque achou que ia ficar sem graça!

7. Dubladores 
Os dubladores dos personagens recebem cerca de 300 mil dólares por episódio dublado.

8. O sofá
Uma das aberturas mais conhecidas da TV não é apenas para entretenimento. A abertura do sofá tem espaço vital nos episódios da série. Quando um episódio é pequeno demais eles fazem uma abertura mais estendida e, quando o episódio é maior, a abertura consequentemente é menor.

9. Bar do Moe
O número de telefone do bar do Moe é 76489377. Ao digitar esse número no telefone temos a palavra Smithers. 

10. Famosos 
Mais de 300 famosos já apareceram no seriado, incluindo bandas como Green Day, que apareceu no longa-metragem dos Simpsons. Vários artistas, cantores, escritores e atletas, jogadores de futebol já tiveram seus rostos “amarelizados”.

11. O filme
O filme foi lançado em 2008 e seu roteiro começou a ser escrito em 2001. Foi escrito mais de 100 vezes antes de ser lançado oficialmente.

12. Episódios 
Os episódios são uma crítica ao modelo de vida americano. Começaram a ser exibidos em 1987 no programa de TV “The Tracey Ullman Show. Hoje, são 574 episódios e 27 temporadas.

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Arte

Nego

Arte

Maria Clara Neves, 6.6


Arte

Luciano Reis Ferreira, 3.3


Amor... crianças

POR SUELEN APARECIDA DA SILVA COSTA, 1.8


Eu era uma criança e jamais havia pensado no amor. Nem sabia que ele existia, mas de repente, algo aconteceu em minha vida, mudando tudo. Eu conheci alguém a quem amo mais que minha própria existência. Eu conheci você! Pensei muito antes de escrever isto! Morria de vergonha, se alguém descobrisse o que sinto, mas isso se tornou tão grande e tão forte, que já não cabe no meu peito. Preciso lhe contar, porque você é, em parte, responsável pelo meu amor.  Eu amo você! Pronto!

Eu Te amo

Desigualdade social: Um desafio para futuras gerações

POR NÍCOLAS PEREIRA MARTINS

A desigualdade social é algo que hoje em dia está muito grande: pessoas com moradia e outras sem lugar nenhum para dormir; pessoas comprando muita comida para depois jogar no lixo, em vez de doar para moradores de rua. A desigualdade social está muito maior do que antigamente, mas será que isso será um problema para as futuras gerações? Não é só no Brasil que acontecem grandes desigualdades, em outros países também.
Talvez no futuro, o país se desenvolva e todos passem a ter direitos a emprego, moradia, saúde, educação, segurança... mas, até lá, ainda haverá bastantes moradores de rua. Se o país não se desenvolver, a desigualdade social será um problema para as gerações futuras, sim. Muitas pessoas irão morar nas ruas e a situação pode ficar bem pior, devido à crise financeira e de valores sociais.

Quadrinha

A gente vive a vida
A vida vive a gente
Quando a gente morre
A vida continua permanente

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Quanto vale cada linha?

Nível: Fácil

Resposta do desafio anterior: O homem chegou na igreja com R$17,50, pois no primeiro santo ele tem seu dinheiro dobrado para R$35,00 paga os R$20,00 para o santo e fica com R$15,00. Depois, no segundo santo, ele tem seu dinheiro dobrado para R$30,00, dá os vinte reais prometido para o santo e fica com dez. E já no último santo, ele tem seu dinheiro dobrado para R$20,00 e, como ele dá esses vinte reais para o santo, ele sai sem nada da igreja. 

Este desafio consiste em achar os valores que devem substituir o ponto de interrogação.



Obs: As respostas serão recolhidas pelos representantes de cada turma e serão entregues aos responsáveis da coluna. A resolução do desafio deverá conter uma explicação de como chegaram à resposta, nome completo e a turma. Vocês verão a revelação deste desafio juntamente com o próximo  que será divulgado. Ao término do ano letivo aquele participante que obtiver uma pontuação de destaque será premiado. Nunca desista sem antes tentar pois: “Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação.”

Ano eleitoral

Para quem ainda não sabe 2016 é ano um ano eleitoral. Nele, os cidadãos vão escolher seus representantes para Prefeito, Vice-prefeito e Vereador, que irão “representar os direitos do povo” nos 5.570 Municípios do Brasil. O primeiro turno das Eleições será no dia 2 de outubro, e o segundo turno no dia 30 de outubro, porém, o segundo turno só é realizado em municípios com mais de 200 mil, em que nenhum candidato obtenha a maioria absoluta dos votos, nele, os dois candidatos mais votados no primeiro turno disputam entre si.
É tudo muito magnífico! A escolha de um representante que irá defender o melhor para a população, que ouvirá a voz do povo em suas decisões, que prezará pelo progresso, pela organização e honestidade! Porém, sabemos que não é bem isso, a realidade difere bastante, o cenário político não é mágico, mas sim tenebroso, alguns dos candidatos abusam da boa fé das pessoas e se elegem visando a apenas status e riqueza. Não é difícil encontrar nos Órgãos Governamentais políticos que não moveram sequer um dedo a não ser ao seu favor, que encerraram seus mandatos sem fazer absolutamente nada a favor dos seus eleitores. De fato, não se deve generalizar, é claro que existem excelentes pessoas na política, que têm a capacidade de revolucionar e cumprir fielmente com suas promessas.
Ainda é cedo mas é preciso começar a conscientizar já, pois a “troca de favores” entre candidato e eleitor, que agora parece boa e rentável, pode ter consequências terríveis no futuro. Exerça e cidadania conscientemente, analise cada pretendente bem como suas propostas e tenha a certeza de que seu voto foi realmente bom.  


Arte

Maria Clara Neves, 6.6

Arte

Maria Clara Neves, 6.6

Arte

Luciano Reis Ferreira, 3,3

Arte


Marcos Túlio Piva da Silva, 2,5

sexta-feira, 8 de julho de 2016

Esperança para o mundo


Esperança é uma palavra que povoa o vocábulo de muitas pessoas, porém, poucas delas têm ciência do seu verdadeiro significado. Esperança nada mais é que o anseio pelo bem, confiança nas realizações futuras... O intuito deste texto não é falarmos desse sentimento, mas sim, refletirmos sobre a realidade que estamos vivendo. É possível ter esperança atualmente?
Bom, não é tão fácil assim, “o pavio já tá no fim, a bomba tá pra estourar”.  Vivemos atualmente num mundo que está em colapso, num país em crise, seja ela social, econômica ou política.  A sociedade está cada vez mais violenta, mesquinha e arrogante, o orgulho e a prepotência reinam absolutos, as pessoas não se importam mais com as outras, os valores estão invertidos, o respeito já não faz parte das relações, as pessoas são como robôs, programadas pra fazer a mesma rotina, as mesmas coisas sempre. Gostaria de fazer um desafio: Que tal você ser a esperança da nação? É isso mesmo: “a esperança para futuro”! O mundo precisa de pessoas revolucionárias, que tenham uma mente aberta e bons ideais para que tudo possa fluir bem.
Seja como um vagalume, que detém uma pequenina luz, mas que se destaca em meio à escuridão. Comece a “plantar” a esperança em sua casa, na escola, no trabalho, enfim, onde quer que esteja! 

PS: A frase entre aspas e em itálico é uma pequena referência à música "Vai explodir - Pregador Luo".   

5 doenças exóticas que você não conhecia


1­ Priapismo: é a doença da ereção interminável (nem tanto). Na verdade, ela dura mais de quatro horas. A doença se associa a Priapo, o Deus da fertilidade na mitologia grega, que tinha seu órgão genital um tanto avantajado e sempre ereto. A doença também causa dor e o órgão não volta ao normal durante longas horas.
2­ Prosopagnosia: é a doença da incapacidade de reconhecimento visual. Ela faz o indivíduo não se lembrar do rosto de ninguém, mas ninguém mesmo! Nem o próprio rosto! Ela atinge uma a cada 50 pessoas.
3­ Epidemodisplacia Verruciforme: É a doença do homem árvore. A doença está associada ao vírus do papiloma, que causa verrugas com consistência dura, que chegam a parecer com uma casca de árvore. Mesmo se forem cortadas, as verrugas nascem novamente.
4­ Síndrome de Huthson Guilford: causa o envelhecimento incrivelmente rápido do indivíduo. Uma a cada quatro mil pessoas tem essa doença. Ainda não existe uma causa definida e muito menos uma cura. Portadores não passam dos 13 anos de idade.
5­ Hipertimisia: Não se deve considerar como uma doença e sim como um super poder! A pessoa que tem essa doença é capaz de se lembra de TUDO que já aconteceu com ela em qualquer parte de sua vida e com todos os detalhes possíveis e sem fazer esforço! No mundo, foram diagnosticadas apenas seis pessoas.

Caso queira ver as imagens das doenças, assista o vídeo do Canal Fatos Desconhecidos, no YouTube, que contém o mesmo título da coluna.

https://youtu.be/YmviA­1iFBs

Valores olímpicos

POR JÚLIO CÉSAR SOARES DA COSTA FILHO, 2.6

Os valores olímpicos são a amizade, a excelência e o respeito.
s esportes individuais são aqueles que a pessoa pratica sozinha. Exemplos: ginástica, surfe e atletismo. Os esportes coletivos são aqueles praticados em grupo, como o futebol e o vôlei.
Cinco exemplos de esportes individuais: golfe, esgrima, natação, boxe e ginástica de trampolim.
Cinco exemplos de esportes coletivos: basquetebol, vôlei, futebol, vela (que também pode ser individual) e handebol.
O esporte individual é o melhor, pois o esportista não depende de mais ninguém para conseguir seu prêmio, não tem em quem o atleta jogar a culpa. 
Como escrito no primeiro parágrafo, os valores olímpicos são a amizade, a excelência e o respeito, que é o mais importante, porque devemos utilizá-lo constantemente para uma boa vivência em sociedade. 

Saltos ornamentais, boxe e levantamento de peso

POR EDILÉCIO MATEUS MENDES COELHO, 2.6

Saltos ornamentais, boxe e levantamento de peso foram os três esportes que escolhemos* e que, se pudéssemos, praticaríamos. 
Saltos ornamentais é um esporte muito difícil, que requer muita concentração, ousadia, coragem e treinamento suficientes para que se alcance o limite da perfeição suportada pelo ser humano.
O boxe necessita, além de ousadia, de flexibilidade, rapidez e coragem para conseguir fazer com que o oponente seja derrotado.

A principal necessidade do levantamento de peso é a força, além de treinos e precisão dos movimentos.
Nós escolhemos esses três esportes porque precisamos das características deles para nos dar bem na vida. Precisamos de ousadia, coragem, precisão, treino, flexibilidade, rapidez e força para sermos considerados bons cidadãos.

*Trabalho realizado em grupo

A importância do trabalho coletivo

POR MARIA EDUARDA SILVA CASTRO, 2.6

O trabalho coletivo tem se tornado muito importante no nosso dia-a-dia e nos esportes. A sua principal importância é no convívio com pessoas diferentes com as quais lidamos diariamente e também na influência em nossa formação social, o que nos obriga aprendermos a respeitar opiniões diferentes, manias e comportamentos.
O melhor sobre trabalho coletivo, tanto nos esportes como no dia a dia, é a importância de ajudarmos uns aos outros nas dificuldades até conseguirmos conquistar nosso objetivo. Podemos juntos superar obstáculos impostos e aprender algo a mais, tanto para a vida ou para o que estamos praticando com o outro, e há o apoio de ter alguém para com quem dividir tarefas e demais coisas. O grupo tem mais fonte de informação e conhecimento. E há satisfação de quando colocamos nossa ideia exposta ao grupo e ela é acatada.
Mas o coletivo não tem só suas vantagens: ele nos obriga a muitas responsabilidades com uma ou mais pessoas. Assim, causando que algum indivíduo do grupo possa se sobrecarregar de tarefas, e o tempo gasto possa ser maior em discussões de opiniões até todos chegarem a um consenso. Ele nos obriga a nos adaptarmos a jeitos diferentes e ao inesperado, pois nunca sabemos o que esperar do nosso parceiro: se ele irá ter responsabilidade, desempenho e esforço esperados ou se irá ter grandes falhas e irresponsabilidades. E, caso não consigamos nos adaptar ao jeito das pessoas com quem temos de conviver diariamente, seja no esporte ou no nosso lar e na nossa comunidade, nunca entraremos em acordo, e isso faz com que nossos objetivos não sejam alcançados ou demoremos a alcançá-los. 
Podemos, então, concluir que o esporte coletivo nos ajuda a entender e compreender o porquê de termos que ter um bom relacionamento com as pessoas com as quais convivemos e a necessidade de, em algumas situações da vida, dependermos de outras pessoas. O trabalho em equipe, tanto o escolar, o imposto pela sociedade e o esportivo incrementam aprendizagem para nós.

Arte

Daniel Henrique Alves Freitas, 7.5

Arte

Luciano Reis Ferreira, 3.3

Arte

Marcos Túlio Piva da Silva, 2.5

Arte

Jhenyffer Luyse Ferrão Silva, 8.2

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Coletivismo esportivo

POR DAVID ANTÔNIO SANTOS DE SOUZA, 2.6

A prática do esporte coletivo, no mundo atual, vem ganhando cada vez mais espaço e, como consequência, vem ganhando também diversas formas, modalidades e finalidades. Hoje em dia, os benefícios do esporte têm ultrapassado o limite do bem-estar físico, pois o atleta, durante toda sua prática do esporte coletivo, vivencia valores sociais como a tolerância, a inclusão e o respeito, que são importantes valores para a integração do indivíduo no meio social.
O dia-a-dia de uma pessoa que decide se tornar um atleta tende a passar por uma grande mudança devido às regras e à hierarquia presentes no esporte, que podem ajudar no combate ao sedentarismo, às doenças e à falta de autoestima, além de ajudar no controle de peso, na busca de objetivos e no estímulo ao coletivismo. O atleta terá que se adequar diariamente a uma vida saudável e a uma vida em que a cooperação é a chave do sucesso, e isso influenciará positivamente no relacionamento com pessoas mais próximas, pois no ato da prática do esporte, o indivíduo estará lidando com outras pessoas de sua equipe e terá de aceitar o erro de pessoas com as quais convive, pois é bem provável que, se ele apontar os erros de um companheiro de equipe, eles terão uma má sinergia. Então, ele aprenderá que mais importante do que apontar erros das pessoas, é planejar uma solução que ajudará não só o companheiro de equipe, ou não só a pessoa com quem ele vive diariamente, mas sim a ele mesmo.
Outro fator importante no esporte coletivo é a inclusão social de pessoas com deficiência, que precisam de um treinamento especializado e carecem de um pouco mais de ajuda. Nessas práticas esportivas, alguns atletas, que até mesmo passam por depressão ou alguma outra doença eu deteriora sua personalidade, tendem a interagir com o meio social, pois podem observar que outras pessoas estão na mesma condição deles e se esforçam para alcançar sues objetivos e não desistem apenas por não terem um corpo ou uma mente perfeita. E isso os motiva a alcançarem seus objetivos e nunca desistirem, pois aquele que já tem seu lugar no pódio passa aos outros deficientes, e até mesmo aos que não o são, uma lição de vida e superação que o esporte e o coletivismo podem proporcionar.
Portanto, pode-se concluir que nos dias de hoje, não se pode negar que o esporte é um fenômeno social, sendo um forte fator de interação, seja no meio educacional, de entretenimento ou competitivo.

sexta-feira, 1 de julho de 2016

O dobro

Nível: Médio

Resolução do desafio anterior: Primeiro, encha a segunda jarra até o final, depois encha a terceira jarra com o suco da segunda. Assim temos por enquanto, 3L na primeira, 2L na segunda e 3L na terceira jarra. Agora, despeje o suco da terceira jarra na primeira, assim a primeira terá 6L e a última 0L. Continuando, utilize o conteúdo da jarra que está com 2L e encha a terceira jarra. Agora temos: 6L na primeira, 0L na segunda e 2L na terceira. Para concluir, despejamos o suco da primeira na segunda jarra para que a mesma possa ficar com 5L e a primeira com 1L. Pronto! o desfio está quase concluído. Para terminar, basta completar a terceira jarra com o conteúdo da segunda assim obtendo 1L na primeira, 4L na segunda e 3L na terceira.    

Um rapaz está passando em frente a uma igreja e resolve entrar. Quando ele entra na igreja, ele avista três santos. Então, ele caminha em direção ao primeiro e fala:
- Se você dobrar o dinheiro que eu tenho no bolso, eu lhe dou 20 reais.
O santo dobra o que ele tem no bolso e o homem lhe dá os 20 reais. Então, ele parte para o segundo santo e fala:
- Se você dobrar o que eu tenho no bolso, lhe dou 20 reais.
O santo então atende ao seu pedido e dobra o que o homem tem em seu bolso. O homem então lhe dá os 20 reais prometidos e vai para o terceiro santo e fala novamente:
- Se você dobrar o que eu tenho no bolso eu lhe dou 20 reais.
O santo atende ao seu pedido, porém ele sai da igreja de cabeça baixa e triste porque ficou sem nada nos bolsos.
Pergunta: Como pode ele dobrar três vezes o que tinha no bolso e acabar duro? Com quanto de dinheiro o rapaz chegou à igreja?

Obs: As respostas serão recolhidas pelos representantes de cada turma e serão entregues aos responsáveis da coluna. A resolução do desafio deverá conter uma explicação de como chegaram à resposta, nome completo e a turma. Vocês verão a revelação deste desafio juntamente com o próximo que será divulgado. Ao término do ano letivo aquele participante que obtiver uma pontuação de destaque será premiado. “Lute pelo seu objetivo”