Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: O dobro

sexta-feira, 1 de julho de 2016

O dobro

Nível: Médio

Resolução do desafio anterior: Primeiro, encha a segunda jarra até o final, depois encha a terceira jarra com o suco da segunda. Assim temos por enquanto, 3L na primeira, 2L na segunda e 3L na terceira jarra. Agora, despeje o suco da terceira jarra na primeira, assim a primeira terá 6L e a última 0L. Continuando, utilize o conteúdo da jarra que está com 2L e encha a terceira jarra. Agora temos: 6L na primeira, 0L na segunda e 2L na terceira. Para concluir, despejamos o suco da primeira na segunda jarra para que a mesma possa ficar com 5L e a primeira com 1L. Pronto! o desfio está quase concluído. Para terminar, basta completar a terceira jarra com o conteúdo da segunda assim obtendo 1L na primeira, 4L na segunda e 3L na terceira.    

Um rapaz está passando em frente a uma igreja e resolve entrar. Quando ele entra na igreja, ele avista três santos. Então, ele caminha em direção ao primeiro e fala:
- Se você dobrar o dinheiro que eu tenho no bolso, eu lhe dou 20 reais.
O santo dobra o que ele tem no bolso e o homem lhe dá os 20 reais. Então, ele parte para o segundo santo e fala:
- Se você dobrar o que eu tenho no bolso, lhe dou 20 reais.
O santo então atende ao seu pedido e dobra o que o homem tem em seu bolso. O homem então lhe dá os 20 reais prometidos e vai para o terceiro santo e fala novamente:
- Se você dobrar o que eu tenho no bolso eu lhe dou 20 reais.
O santo atende ao seu pedido, porém ele sai da igreja de cabeça baixa e triste porque ficou sem nada nos bolsos.
Pergunta: Como pode ele dobrar três vezes o que tinha no bolso e acabar duro? Com quanto de dinheiro o rapaz chegou à igreja?

Obs: As respostas serão recolhidas pelos representantes de cada turma e serão entregues aos responsáveis da coluna. A resolução do desafio deverá conter uma explicação de como chegaram à resposta, nome completo e a turma. Vocês verão a revelação deste desafio juntamente com o próximo que será divulgado. Ao término do ano letivo aquele participante que obtiver uma pontuação de destaque será premiado. “Lute pelo seu objetivo”


Nenhum comentário:

Postar um comentário