Até o dia 17 de julho estão abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que nesta edição conta com inúmeras mudanças de conteúdo, deixando para trás aspectos que faziam do ENEM uma prova dinâmica e humanista, que caracterizava o caminho mais fácil para ingresso em curso superior através do PROUNI (programa governamental que oferece bolsas integrais em instituições particulares).
O INEP, instituição responsável pelos exames, tem tradição em elaborar boas provas. Mas a incerteza que afeta os alunos que pretendem participar do ENEM gira em torno do conteúdo cobrado na prova. Informando-se bem do assunto é possível concluir que a prova será muito conteudista caracterizando a conhecida “decoreba”, apesar de haver uma forte campanha na mídia dizendo exatamente o contrário.
Existe também um aspecto que pode gerar problemas na utilização do ENEM como vestibular integral: como as universidades em suas provas valorizavam aspectos regionais, como na área de literatura, agora pode haver uma injustiça e maior valorização da região de São Paulo, local da elaboração da prova. Mas não há como julgarmos, a prova está chegando e temos que contar com o profissionalismo de todos os envolvidos na mudança. E que seja pra melhor!
Cláudia dos Reis Paiva, 3A/2008