POR WANDERSON FERNANDES DA SILVA, 3.2
A maioria de nós, já sentiu um arrepio quando alguém passa a unha na lousa da escola, ou quando uma faca é passada numa garrafa de vidro e em vários outros lugares. Esse som que é emitido por essa passada de unha gera um tremendo desconforto aos nossos ouvidos.
- E por que isso acontece?
- Bom, isso acontece porque nossos ouvidos são sensíveis a sons de alta frequência.
- O que é esse negócio de frequência de um som?
- Pois bem! Cada tipo de som forma ondas diferentes no ar e o número de ondas que são formadas em um intervalo de tempo representa a sua frequência que, por sua vez, é medida em Hertz. Sim, é a mesma medida que usamos para sintonizar as estações de rádio. E quando um som gera muitas ondas num intervalo de tempo, dizemos que ele tem alta frequência, e quando tem poucas ondas em um mesmo intervalo de tempo, falamos que ele possui baixa frequência. Desse modo, conseguimos distinguir os sons agudos dos graves, já que os que possuem uma frequência alta são os agudos e os que têm uma frequência baixa são denominados graves.
- Entendi! Mas por que esses sons nos incomodam?
- Porque o ouvido humano só consegue escutar frequências de sons que vão de 20hz a 20.000Hz e há várias pesquisas que revelam que nossos ouvidos são extremamente sensíveis a sons que vão de 2.000Hz a 4.000Hz. E os exemplos que falei ficam entre esses valores, por isso o incômodo é gerado.
- Mas qual é a explicação para essa sensibilidade toda?
- A explicação para isso é que o formato do nosso ouvido aumenta esses sons agudos de tal forma que os percebemos como se fossem muito mais altos e, se não tomarmos cuidado esses sons, eles podem até machucar nossos ouvidos. Dessa forma, a maioria dos casos de surdez estão relacionados a sons agudos com frequência entre 2.000Hz a 4.000Hz.
- Okay! Agora eu sei sobre os sons e sua frequência, eu só não entendi ainda o porquê de a gente se arrepiar quando ouve um som desconfortante.
- Ouça bem! Quando a gente ouve um som agudo, que pode, como eu falei, machucar o ouvido, o nosso cérebro ativa algumas áreas que estão ligadas ao estresse, que liberam algumas substâncias, deixando o nosso corpo em estado de alerta, e o arrepio é o principal sintoma. Dessa forma, nós ficamos preparados para nos afastarmos o quanto antes desse som, seja tapando os ouvidos ou indo para longe. É por isso que nos arrepiamos.
- Ahhhh... Agora sim eu entendi completamente!
Agora você sabe o que acontece quando é causado um arrepio por causa de um som emitido por algo.