Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: 04/12/16

terça-feira, 12 de abril de 2016

Um pouco sobre os sons

POR WANDERSON FERNANDES DA SILVA, 3.2


A maioria de nós, já sentiu um arrepio quando alguém passa a unha na lousa da escola, ou quando uma faca é passada numa garrafa de vidro e em vários outros lugares. Esse som que é emitido por essa passada de unha gera um tremendo desconforto aos nossos ouvidos.
 - E por que isso acontece? 
 - Bom, isso acontece porque nossos ouvidos são sensíveis a sons de alta frequência.
 - O que é esse negócio de frequência de um som?
 - Pois bem! Cada tipo de som forma ondas diferentes no ar e o número de ondas que são formadas em um intervalo de tempo representa a sua frequência que, por sua vez, é medida em Hertz. Sim, é a mesma medida que usamos para sintonizar as estações de rádio. E quando um som gera muitas ondas num intervalo de tempo, dizemos que ele tem alta frequência, e quando tem poucas ondas em um mesmo intervalo de tempo, falamos que ele possui baixa frequência. Desse modo, conseguimos distinguir os sons agudos dos graves, já que os que possuem uma frequência alta são os agudos e os que têm uma frequência baixa são denominados graves.
 - Entendi! Mas por que esses sons nos incomodam?
 - Porque o ouvido humano só consegue escutar frequências de sons que vão de 20hz a 20.000Hz e há várias pesquisas que revelam que nossos ouvidos são extremamente sensíveis a sons que vão de 2.000Hz a 4.000Hz. E os exemplos que falei ficam entre esses valores, por isso o incômodo é gerado.
 - Mas qual é a explicação para essa sensibilidade toda?
 - A explicação para isso é que o formato do nosso ouvido aumenta esses sons agudos de tal forma que os percebemos como se fossem muito mais altos e, se não tomarmos cuidado esses sons, eles podem até machucar nossos ouvidos. Dessa forma, a maioria dos casos de surdez estão relacionados a sons agudos com frequência entre 2.000Hz a 4.000Hz.
 - Okay! Agora eu sei sobre os sons e sua frequência, eu só não entendi ainda o porquê de a gente se arrepiar quando ouve um som desconfortante.
 - Ouça bem! Quando a gente ouve um som agudo, que pode, como eu falei, machucar o ouvido, o nosso cérebro ativa algumas áreas que estão ligadas ao estresse, que liberam algumas substâncias, deixando o nosso corpo em estado de alerta, e o arrepio é o principal sintoma. Dessa forma, nós ficamos preparados para nos afastarmos o quanto antes desse som, seja tapando os ouvidos ou indo para longe. É por isso que nos arrepiamos.
 - Ahhhh... Agora sim eu entendi completamente! 
   Agora você sabe o que acontece quando é causado um arrepio por causa de um som emitido por algo.  

Um lugar melhor

POR CAMILA GONÇALVES TEODORO, 2.5


Já era tarde quando a garotinha conseguiu pegar no sono. Antes de dormir, ela simplesmente viajava em suas aventuras, frutos de uma imaginação de criança. Sua mãe amava a forma inocente como ela dormia, de uma maneira leve e serena, tão naturalmente ela dormia! Um dia, ao amanhecer, sua mãe lhe perguntou o que tanto alegrava seu sono. De uma forma mais que singela e com um sorriso no rosto, a garotinha respondeu:
- Se eu te contar, você nem vai acreditar. Todas as noites, antes que eu adormeça, os anjos me levam ao lugar mais lindo desse mundo, lá é tudo perfeito e tão maravilhoso que ainda não compreendo direito e nem preciso entender nada, apenas quero estar lá. Sem falar que lá mora a pessoa mais bondosa e amorosa de todas e sempre me chama de “filha querida”! Eu conto sobre o meu dia, até me sinto à vontade pra falar quando me comporto mal... É incrível, mamãe! E só pra você saber, caso algum dia queira ir lá, lá se chama CÉU.
A mãe da menina, então, viu a pureza nos olhos da filha e percebeu que não era história de criança e, sim, uma verdade que vinha do seu coração!

Composição de vida

POR CARLA CRISTINA DE SOUZA MARQUES, 3.1


Marcelo Teixeira era um compositor de samba anônimo. Porém teve uma grande mudança em sua vida!
Ele foi descoberto pelo pai de um dos produtores do programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo de Produções. No dia em que o viram, Marcelo estava fazendo o que mais gosta: estava cantando.
Um compositor de talento sabe observar tudo que está em sua volta e colocar no papel em forma de música. Usando sua criatividade e talento, Marcelo sempre chamou a atenção dos colegas por rimar sem dificuldades, usando situações cotidianas.
Vendo o talento dele, o pai de Rodrigo Moreira o indicou ao filho, que é dono de um playground de um shopping na Barra da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro. Rodrigo estava à procura de um jingle que pudesse atrair mais clientes para seu estabelecimento.
Foi então que ele procurou Marcelo, que, de imediato, compôs a canção. Ele nem imaginava que, a partir daquele dia, sua vida iria mudar. Rodrigo mostrou o áudio da música Vivendo a vida para o apresentador Luciano Huck, que logo reconheceu a qualidade do trabalho e viu ali uma grande história para contar.
Durante a gravação do programa, Luciano Huck, Rodrigo e os cantores Alexandre Pires, Belo e Luiz Carlos se preparavam para a surpresa que estava por vir para Marcelo. O programa estava normalmente em andamento até que eles foram chamados para encerrar o programa e, justamente, escolheram a música feita por Marcelo para cantar.
Antes de começarem a cantar, eles mencionaram que haviam incluído uma música inédita ao repertório do DVD Gigante do Samba. Sem desconfiar de nada, Marcelo estava acompanhado da mulher e dos filhos no meio da plateia. Quando começaram a cantar a tal música, Marcelo se emocionou e as lágrimas rolaram em seu rosto. Ele foi chamado ao centro do palco, onde acompanhou a apresentação dos cantores que agitaram a plateia com o samba. Luciano Huck disse a Marcelo que a música já havia sido registrada em seu nome e que faria parte do DVD.
Essa história, em que um trabalhador desempregado dá uma lição de vida para as pessoas, não poderia deixar de ser repassada. Um talento em meio a tantos outros que estão escondidos esperando sua chance de brilhar teve seu trabalho reconhecido. Um dia que nunca será esquecido por ele e, com toda certeza, serviu de inspiração para quem busca a realização de seus sonhos.

Arte

Bruno Henrique de Souza Silva, 2.5


Arte

Luciano Reis Ferreira, 3.3


Arte


Matheus Luan da Silva Paiva, 3.2