Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: 10/24/13

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Liberte-se deste mosquito

Conexão Tribuna
Andreza Siqueira
Bruna Adriana
Jacqueline Silva
Laila de Souza
Nathália Vitoretti
Patrícia Carvalho 

A dengue é uma doença grave, que pode atingir qualquer pessoa. Mas, com cuidados simples, podemos evitá-la e preservar a saúde da nossa família. Deste modo, a equipe de reportagem -juntamente com as alunas Liliane, Luana e Amanda do 2°5 - resolveu entrar nas casas de várias pessoas e acabar de vez com o mosquito da dengue.

Esta doença já é uma preocupação para o município de Barbacena, pois os casos de infecção de alguns anos pra cá só aumentaram e, com as chuvas, este índice pode piorar.

Como citado acima, entramos nas casas de várias pessoas e fizemos uma pesquisa de opinião com as mesmas para verificar o conhecimento que a população possui sobre a dengue.

Confira esta pesquisa abaixo:

Qual dessas doenças você acredita ser a mais perigosa, ou seja, se alguma pessoa contrair haverá maior risco de falecimento? 

Você sabe diferenciar os sintomas da dengue com os de uma gripe comum? 

Você sabe diferenciar o mosquito da dengue de um pernilongo?


Concluímos que não está sendo feito nada para aumentar o conhecimento da população sobre a dengue e é preciso se prevenir, por isso não se esqueça dos métodos básicos de evitar o mosquito, como não deixar água parada. A vacina contra a dengue poderá sair daqui a quatro anos, mas, enquanto não sair, cuide-se porque a dengue mata!

As bem aventuranças na modernidade

Bem-aventurados aqueles que podem agradecer! 

Bem-aventurada a instituição a quem se agradece! 
Bem-aventurado aquele que ensina! 
Bem-aventurado aquele que aprende, ama e cultua! 
Existe um poder que unifica tudo: É o Sacrifício. 
Pela ação que é sacrifício vem a vida de amor que é força, e de beleza que é alegria.

SACRIFÍCIO E AÇÃO NORTEIAM A ARTE DO MAGISTÉRIO. 
A missão daquele que educa é assimilar sacrifícios canalizando aos discípulos transformações de ordem ética e profissional, por isto dediquei minha vida a aprender para tentar ensinar. Sou professor! 
Potencialmente rico de conhecimentos, mas cativo pela ambição, estaria o homem de hoje, empobrecido de espírito, em condições de ansiar pelo reino dos céus? A ele, Jesus ensinou: 
Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus. Diante de tanto choro, ranger de dentes, drogas, ignorância e fanatismo, poder-se-ia buscar e encontrar caminhos para os que sofrem? 
O Mestre assim ponderou: Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. Os pseudopacifistas, os intelectuais da dialética do caos, e os mentores de uma era, dita cibernética, herdariam a terra ou qualquer outro planeta? 
O divinizado alertou: Bem-aventurados aqueles que são brandos e pacíficos, porque herdarão a terra. O contraste entre o antigo e o moderno, a guerra e a paz, a luz e as trevas seria capaz de saciar a ganância pelo progresso? 
O Grande Arquiteto aconselhou: Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.Sem ética, carente de amor, cego pelo poder, servil das paixões e ausente na fé, seria possível ao homem moderno pensar em misericórdia? 
O Bom Rabi ordenou: Bem-aventurados aqueles que são misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Buscando o domínio do céu, do mar, da terra e do ar, nos artifícios da moderna tecnologia, justifica o homem de hoje o dom da vida? 
O Pai eterno pontificou: Bem-aventurados aqueles que têm puro o coração, verão a Deus. Massificada pela Mídia globalizada e pela pressa, a natureza humana pode hoje falar de culpa e buscar o perdão? 
O Filho do carpinteiro asseverou: Bem aventurados os que sofrem perseguição pela justiça, porque o reino dos céus é para eles. Vítimas do desrespeito às leis básicas da sobrevivência e presos por elos da ignorância, da hipocrisia, da corrupção e da perfídia podem os justos almejar a luz da salvação eterna? 
Jesus, o salvador, determinou: Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem e vos perseguirem e, mentindo, disserem mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós.  

GERALDO RIBEIRO DA FONSECA 

Como todo artifício usado por meios religiosas, a realização é dada por meio de devoção e sacrifício. Sendo assim, devemos seguir o caminho da fé sem questionar seus meios, esperando um bom fim.

A grande dificuldade de alguns é tornar seus instintos mais famintos e obsoletos aptos para seguir a religião. O problema de muitos é ter medo para questionar o que é dito por um homem dentro de um templo.

Não é novidade que a fé faz bem para o indivíduo, mas do mesmo modo em que ela é esclarecedora e conveniente, a mesma, muitas vezes, usa do medo e da repreensão para alcançar a devoção de seus fiéis.

Contudo, não se pode ignorar o bom papel que instituições religiosas em pregam em alguns pontos. Certo também é que nenhum ser tem conhecimento absoluto para falar das leis de Deus sobre a Terra.

Laila Patrícia de Souza, 3.14

Português

Gosto muito da matéria e da professora também. Português está acima de todas as outras matérias 

O português tem suas funções e características. O português mudou a escrita na ortografia, colocando acentos em seus lugares certos. Os alunos tentam se acostumar com as novas regras ortográficas, embora seja difícil se acostumar com os novos exageros da língua a qual usamos, segundo muitos alunos dizem.

Classes de palavras ortográficas do gênero consecutivo e dissertativo, do imperativo e subjuntivo e conexões de todos os modos do singular, do plural, cartas e preposições usadas em todos os modos e tempos verbais.

Lidiane Machado Dias, 2.7

Governo em Roma

Aprendi que quando Roma era governada por reis, diversas obras urbanas foram feitas.

A sociedade era dividida em ricos, artesãos e agricultores, clientes e escravos.

Os conflitos entre generais acabaram por criar os triunviratos (governo de três pessoas) que levaram a república a uma crise.

Durante o império, Roma diminuiu seu processo de expansão e viveu um período de paz.

Em sua fase final, o Império Romano sofreu invasões de povos bárbaros e foi dividido em dois, o Império Romano do Ocidente e o Império Romano do Oriente.

Milene Aparecida Pereira, 1.4

Modelo econômico de Juscelino Kubitschek

Durante o mandato de Juscelino Kubitschek, notamos que seu governo foi marcado pelo Plano de Metas. Ele prometeu acelerar o Brasil em cinquenta anos de desenvolvimento durante os cinco anos de governo.

O presidente JK investiu em infraestrutura, tecnologias, rodovias, etc. Investiu na produção interna do país, em grande indústrias, em hidrelétricas e na agropecuária. Isso proporcionou vários empregos no Brasil e fez com que as pessoas adquirissem o produto do país sem fazer uso da importação.

Devido a tantos investimentos que proporcionaram um rápido desenvolvimento, o governo de Juscelino Kubitschek sofreu com a crise econômica. Os gastos públicos foram altos.

Então, o Brasil ficou dependente de nações mais desenvolvidas.

Yasmin Baeta do Espírito Santo, 3.14

O Império Napoleônico

O herói escolhido pelos girondinos para liderar é Napoleão Bonaparte, um carismático general das tropas revolucionárias. Ele faz melhorias nas finanças e tem diversos sucessos em batalhas contra as nações absolutistas.

Logo, ele foi coroado imperador e, para acabar com a oposição da Inglaterra, decreta o Bloqueio Continental: proibição de todos os países do continente europeu de comercializarem com a Inglaterra.

Ao declarar guerra contra a Rússia, que se recusa a cumprir o bloqueio, Napoleão é derrotado, pois suas tropas francesas são derrotadas por fome e frio nos ataques.

Napoleão é preso e acaba retornando ao governo por 100 dias. Depois disso, é preso na ilha de Santa Helena e morre doente em 1821.

Natália de Paiva Pio Pereira, 2.7

Brasília

No passado, Brasília se tornou capital devido ao crescimento e ideias de JK. Ela seria a nova capital e foram feitas grandes obras.

Em Brasília houve um crescimento alto já que JK não tinha medo de fazer empréstimos e para isso investia em várias obras importantes que destacavam a cidade. Para aquela época, investimentos em automóveis para a cidade eram importantes.

Hoje, na capital não seria tão boa a ideia de "quanto mais carros melhor", já que ficou mais fácil para a sociedade consegui-los e, com isso, o trânsito transformou-se em congestionamento e estresse.

Fernanda Gomes de Sales, 3.14

Arte

Edvaldo Vitor Renan Ferreira Rocha, 2.8

Arte

Thiago José de Jesus Moreira, 2.8

Arte

Wendel Romendes Gomes Romão Júnior, 2.8

Arte

Gabriel Almeida de Sousa, 3.14

Arte

Ântonny Daniel da Silva Moreira, 2.7