Definia-se como capitanias hereditárias a divisão do Brasil colônia em 15 grandes lotes que passariam para a mão de uma pessoa – alguém de confiança do rei de Portugal – sendo então passados de geração a geração. Seu vínculo com o Pacto Colonial era justamente tentar diminuir os danos a Portugal, uma vez que a Índia não satisfazia completamente o mesmo (aspecto mercantil), então foi criado para ser uma forma “alternativa” para fazer com que Portugal continuasse no ápice.
A França Antártica eram invasões de origem francesa sendo apoiada por índios tupinambás e, como resposta, o Governo Geral do Brasil envia tropas para o Rio de Janeiro para expulsar os inimigos. Não foi algo simples, mas com o auxílio dos índios tupiniquins (que possuíam táticas semelhantes aos tupinambás) o governo consegue ter êxito por meio do sobrinho do Governador Geral (Estácio de Sá) que embora fora morto em combate.
Entende-se como ordens religiosas grupos religiosos com algo específico mas interconectados com a religião católica. De forma clara, as ordens possuíam como ações a catequização dos indígenas, uma vez que os mesmos eram considerados pagãos e acabariam no purgatório se não tivessem uma religião. Muitas vezes, para conseguir essa façanha, era necessária força bruta e, de certo modo, ajudou na criação do Tribunal da Inquisição criado pela Igreja para julgar ou processar hereges.
Parley Lopes Bernini da Silva, 1.5