Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: 09/18/19

quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Saúde Mental


Por Bruna Araújo Brandão Lopes, 3.1

 

Saúde Mental


N
a obra “Os sofrimentos do jovem Werther”, o protagonista encontra no suicídio uma forma de se livrar das dores de um amor não correspondido. Muitas pessoas, assim como o protagonista da obra, encontram no suicídio uma saída para se livrarem dos problemas que enfrentam.
Ao longo dos séculos, as taxas desse ato vêm aumentando cada vez mais. Em uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde em setembro de 2018, foi afirmado o aumento de 2,3% de casos de suicídio em um ano. O Brasil é o oitavo país com maior número de pessoas que tiram a própria vida, o que evidencia a urgência da resolução desse problema. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 75% desses casos ocorrem em países mais pobres, com uma renda mais baixa, o que leva a ser um problema social.
Um dos motivos que levam o indivíduo a praticar o suicídio é a depressão, que muitas vezes não é levada a sério, sendo tratada como frescura. Tirar a própria vida nunca será a solução dos problemas. Procurar ajuda, dialogar com a família e amigos pode fazer com que menos uma vida seja perdida. Quando uma pessoa passa por um grave problema, demonstra atitudes diferentes, cabendo à família se atentar a essas mudanças.
Portanto, para alterar esse cenário, o governo, em parceria com as escolas, deve promover o treinamento de profissionais para identificar atitudes depressivas nos jovens, promover campanhas como a do Setembro Amarelo incentivando a valorização da vida. Além disso, deve haver constante apoio de familiares e amigos.

Um amigo pode ser a solução para uma solidão


Por Preciliana Cândida Moreira Condé, 3.3

 

Um amigo pode ser a solução para uma solidão


D
e acordo com a Organização de Saúde, o suicídio é atualmente um problema de saúde pública mundial complexo. Não existe uma única causa ou uma única razão para que tal ato seja realizado. É complicado explicar porque algumas pessoas decidem cometer suicídio, enquanto outras com problemas considerados piores não chegam a essa linha de pensamento.
Sentimentos como a solidão, o abandono, a tristeza e a rejeição, consequentemente levam à depressão. Alguns dados feitos pela Secretaria de Saúde comprovam que a depressão é a doença que, em sua grande maioria, está ligada ao suicídio.
O suicídio também mata um pouco de quem fica, de quem amou e não conseguiu proteger aquele que preferiu deixar a vida, enxergando a morte como uma luz no fim do túnel. A saudade e o sentimento de incapacidade por não ter conseguido perceber os sinais de que a pessoa está prestes a deixar a vida causa frustração em quem está próximo.
Levando em consideração que o suicídio é a segunda maior causa de morte no mundo, tendo seu maior índice causado por uma depressão profunda e por um vazio enorme, pode-se concluir que o mundo pede socorro, pede ajuda e que o melhor a se fazer é prestar atenção nos comportamentos e nos avisos que a pessoa tenta passar. Dialogar, conversar, tentar ajudar, tentar falar e fazer a pessoa se abrir é mostrar que o suicídio não é a melhor forma de se resolver um problema, é fazer a pessoa enxergar que existe uma solução para cada solidão.