POR MARIA EDUARDA SILVA CASTRO, 2.6
O trabalho coletivo tem se tornado muito importante no nosso dia-a-dia e nos esportes. A sua principal importância é no convívio com pessoas diferentes com as quais lidamos diariamente e também na influência em nossa formação social, o que nos obriga aprendermos a respeitar opiniões diferentes, manias e comportamentos.
O melhor sobre trabalho coletivo, tanto nos esportes como no dia a dia, é a importância de ajudarmos uns aos outros nas dificuldades até conseguirmos conquistar nosso objetivo. Podemos juntos superar obstáculos impostos e aprender algo a mais, tanto para a vida ou para o que estamos praticando com o outro, e há o apoio de ter alguém para com quem dividir tarefas e demais coisas. O grupo tem mais fonte de informação e conhecimento. E há satisfação de quando colocamos nossa ideia exposta ao grupo e ela é acatada.
Mas o coletivo não tem só suas vantagens: ele nos obriga a muitas responsabilidades com uma ou mais pessoas. Assim, causando que algum indivíduo do grupo possa se sobrecarregar de tarefas, e o tempo gasto possa ser maior em discussões de opiniões até todos chegarem a um consenso. Ele nos obriga a nos adaptarmos a jeitos diferentes e ao inesperado, pois nunca sabemos o que esperar do nosso parceiro: se ele irá ter responsabilidade, desempenho e esforço esperados ou se irá ter grandes falhas e irresponsabilidades. E, caso não consigamos nos adaptar ao jeito das pessoas com quem temos de conviver diariamente, seja no esporte ou no nosso lar e na nossa comunidade, nunca entraremos em acordo, e isso faz com que nossos objetivos não sejam alcançados ou demoremos a alcançá-los.
Podemos, então, concluir que o esporte coletivo nos ajuda a entender e compreender o porquê de termos que ter um bom relacionamento com as pessoas com as quais convivemos e a necessidade de, em algumas situações da vida, dependermos de outras pessoas. O trabalho em equipe, tanto o escolar, o imposto pela sociedade e o esportivo incrementam aprendizagem para nós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário