Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: 03/01/16

terça-feira, 1 de março de 2016

O tempo

POR WANDERSON FERNANDES DA SILVA, 3.2

Não há nada mais precioso do que o tempo, por isso devemos aproveitar cada segundo dele. Hoje em dia as pessoas andam muito mal humoradas, sempre estão preocupadas com algo e simplesmente se esquecem de viver momentos que jamais se repetirão: reunião de amigos, o almoço com a família no domingo e, muitos outros que realmente merecem ser prestigiados.
Ter a mesma rotina de sempre é muito cansativo, eu sei, porém você pode mudar isso. Chegue ao seu ambiente de trabalho, converse com as pessoas ali presentes, fale sobre coisas boas, tenho certeza de que isso fará diferença. Você vai acabar esquecendo os problemas, mesmo que seja por algumas horas, e vai acabar se divertindo muito. O tempo é muito curto para ser desperdiçado com coisas fúteis, pois todos os dias o sol nasce o mundo gira e o tempo passa. 
Às vezes queremos voltar no tempo, reviver alguns momentos que, como eu já disse, jamais voltarão. E que tal aproveitarmos esses momentos, nos divertindo pra valer, sem ligar para opinião dos outros? Não se importe com o que as pessoas vão falar, pois, como eu disse, o tempo é muito curto para nos preocuparmos com coisas fúteis. Sorria sempre que possível, pois sorrir faz bem e é o melhor remédio para ser feliz.  
Dizem que a mais lamentável de todas as perdas é o tempo. Quando se vê, já são seis horas, é sexta-feira, é natal, o ano já terminou. Quando se vê, já nos formamos na escola e, pode ter certeza, sentiremos saudades dela. Costumo dizer que a escola é o melhor lugar para estar, é nela que fazemos a maior parte de nossos amigos. É nela que passamos alguns dos melhores momentos de nossas vidas, pois sempre estamos na presença de amigos. Por isso, eu digo novamente, aproveite cada momento de sua vida, pois quando o tempo passa, não tem mais volta.

Arte

Luciano Reis Ferreira, 3.3



Arte

Matheus Luan da Silva Paiva, 3.2



Nosso último dia juntos!

POR SUELEN APARECIDA DA SILVA COSTA, 1.8

S E no nosso último dia juntos, você não sentiu nada e nem aprendeu mil coisas, mas sim uma única frase...
Se você aprendeu apenas uma técnica para amar melhor...
Se somente um beijo não foi o suficiente para capacitar o meu amor...
Se qualquer palavra falada o ajudou a descobrir que para o amor não há limites...
Se uma única música ou nota musical significou muitos momentos de alegria...
Se tudo que nós conseguimos foi um simples beijo e muito sorriso...
Se a vida, com suas surpresas, presenteou-me com você...
Então você é quem eu posso olhar e um dia falar que sou a pessoa mais feliz do mundo.
É dizer que tudo valeu a pena!

Um pássaro diante do universo

POR DENER DOS SANTOS PEREIRA, 3.2


Meus pensamentos...O tempo é uma grande águia que percorre as grandes dimensões dos céus e que passa sobre nós como um vento forte. Nem todos conseguem ficar de pé, pois há muitos que conseguiram passar por grandes tempestades, rasgar os céus sobre fortes choques, ferindo-se sobre as suas asas.
Quando a tempestade passa, todos pousam sobre a terra e são poucos os que conseguem novamente voar. Um corcel percorre uma grande corrida sobre o tempo, seguindo sobre a sombra desta grande águia, a corrida é intensa, uma grande aventura, mas diante do percurso, ele encontra-se sobre a fresta da calamidade, cumprindo o seu percurso, ele retorna ferido, mas se perde. Mas aquela grande sombra, como as asas de uma águia, desaparece, mas ele ainda consegue levantar-se, continuar. O corcel está cansado, o pássaro com suas asas feridas.
É... São poucos os que conseguem prosseguir com medo de novas derrotas sobre esta sombria história da vida. Ao amanhecer, vemos a luz sobre o verde de uma árvore, as suas flores sendo lançadas sobre o solo. Ao olhar para o céu, vemos que o seu azul é como gotas do oceano, que se refletem como um espelho no horizonte distante, avistamos que aquela grande águia se apressa, cortando todos os ventos ,não permitindo que ninguém se despeça, tragando todos os laços, comprimindo todas as suas forças, por mais que a batalha seja árdua, a sabedoria seja prática, deveras seja forte, cada escudo está preparado para um ataque. É por isso que muitos não conseguem se levantar, não por ter o escudo mais forte, mas a veracidade de se levantar sobre as rajadas de fogo....
Quem se mostrar desanimado no momento de aflição, terá seu poder escasso. 

Orquestra na rua

POR CARLA CRISTINA DE SOUZA MARQUES, 3.1


A música está presente em nosso dia a dia, seja ela executada em um rádio ou celular ou no canto dos pássaros. Tudo o que está ao nosso redor vira música.
Tendo essa visão, três amigos (Caio, Leonardo e Matheus) decidiram levá-la para fora das “quatro paredes”. Eles são os idealizadores do projeto “Orquestra na Rua”, o qual reúne vários músicos de diferentes estilos, para formarem uma orquestra ao ar livre, já que são muitos motivos que impossibilitam as pessoas de irem aos teatros para conhecerem de perto essa cultura.
Antes do dia marcado para as apresentações, eles enviam as partituras aos demais, que iniciam sua preparação, e, no dia da apresentação, fazem um belo espetáculo. Quando a orquestra já se encontra montada, eles começam o concerto, que mistura música erudita com outros estilos. O espetáculo é lindo e a cada dia ganha mais adeptos, o que valoriza ainda mais o projeto, que está mudando o ambiente externo das grandes cidades.


Dicas para fazer reportagens

Aos alunos que se interessarem por fazer reportagens para o Tribuna Estudantil, a seguir há algumas dicas que podem ajudá-los. Elas estão expostas de maneira resumida; para aprofundar o assunto, entre nos links sugeridos ao final.

Como Fazer uma Reportagem
A arte de fazer uma reportagem é extremamente excitante para quem gosta. Ir em busca de dados, informações, entrevistas é muito legal. É estar em contínuo convívio com a população e sempre atento às novas informações que poderão surgir e complementar ainda mais a sua reportagem. 
1. Escolha um tema ou um assunto que tenha certa relevância. O primeiro passo para que você comece a criar sua reportagem é escolher um tema que esteja tendo alguma repercussão. Ou você pode pegar qualquer tema e fazer com que ele repercuta muito mais. Mas, para fazer isso, será necessário muito mais empenho e muito mais trabalho, contudo o resultado será muito melhor.
2. Vá atrás de fontes que possam ajudá-lo com essa reportagem. Procure o máximo de pessoas que entendam do assunto que você irá tratar. Ligue, faça entrevistas, colha depoimentos, colete dados e retenha todas as informações que puder. Deixe-as separadas em uma folha de papel ou em algum arquivo do Word para que, quando você for começar a escrever, possa colocá-las no meio do texto, deixando-o ainda mais rico, com informações preciosas.
3. Tenha fotos para complementar a reportagem. Numa reportagem, fotos são mais do que necessárias. Você não precisa nem ter um equipamento profissional, pode até usar a câmera do celular, mas tenha fotos sobre o assunto que você estiver desenvolvendo.
4. Pesquise mais fundo o assunto. Mesmo que você tenha vasto conhecimento sobre este tema, procure sempre mais, porque com certeza existirão informações preciosas e que você provavelmente nãos saberá. Quanto mais informações, melhor.
5. Comece a escrever a sua reportagem. Assim que você tiver coletado todos os dados, comece a escrever. Uma dica para que o texto fique bom é não colocar todas as informações detalhadas logo no começo. Dê suaves dicas do que está por vir. No desenrolar da reportagem, comece a colocar os depoimentos das pessoas que você entrevistou. Se a foto for muito importante, deixe-a bem grande e escreva o texto ao redor dela. Se não, pode colocá-la em um tamanho menor. Tenha consciência de quem será o público que irá ler a sua reportagem, pois isso influenciará na linguagem utilizada no texto.
Fazer uma reportagem é algo muito divertido e que com certeza irá ocupar muito do seu tempo, mas de uma maneira bem interessante. Faça uma reportagem por conta própria, não espere que ninguém peça isso e veja o quanto é prazeroso sair por aí coletando informações e escrevendo uma bela reportagem.

Esse texto foi retirado do site http://www.comofazer.com.br/como-fazer-uma-reportagem/.
Outros links úteis:
http://pt.wikihow.com/Escrever-uma-Reportagem-Especial
http://www.infoescola.com/redacao/textos-jornalisticos/

Profª Paula Campos

Boas-vindas

No dia de hoje, iniciamos o nono ano de publicações de materiais feitos pelos alunos da E. E. Henrique Diniz. Nesses oito anos, descobrimos talentos, despertamos curiosidades, vontades, sonhos... Escrevemos histórias e desenhamos futuros.
A equipe da escola dá as boas-vindas aos escritores, desenhistas e leitores do jornal. Contamos com o apoio e a participação de todos. Alunos, entreguem o material de vocês para a coordenadora, professora Paula, de terça a sexta (turno da manhã) ou a alguém da direção, ou, melhor ainda, enviem-no para o e-mail tribunaestudantil.hd@gmail.com. Não se esqueçam de colocar nome completo e turma. Caso não queiram se identificar ao público, escolham um pseudônimo, um apelido, e coloque-o junto de sua identificação. Assim, o público não saberá quem você é, só a coordenação do jornal.
Professores e funcionários, quando tiverem alguma informação que queiram compartilhar com todos, divulguem-na no jornal.
Sempre deem uma checada no mural, no blog http://tribunaestudantilhd.blogspot.com.br/ e curtam nossa página no Facebook.
O Tribuna Estudantil está de cara nova (mais do que na hora, né?). Esperamos que gostem e aceitamos sugestões.
Sejam bem-vindos!


Profª Paula Campos