Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: 04/07/11

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Arte


Wagner Victor de Paula Oliveira, 1A

Axé


Por Ana Caroline Silva Carvalho – 3.14


O axé surgiu na Bahia (claro, onde mais?) em 1980. O uso do termo axé é usado para todos os ritmos de raízes africanas ou música de qualquer banda da Bahia, mas isso é errado, pois nem todos os ritmos de lá são axé.

Vocês sabiam que a palavra ''axé'' é uma saudação religiosa usada no candomblé e na umbanda? Pois é, e ela significa energia positiva, deve ser por isso que escolheram essa palavra para o ritmo, pois as músicas são muito animadas.

O axé é mais tocado nos carnavais e nas micaretas, que são mais conhecidas como carnaval fora de época. Outros ritmos que também são tocados nessas festas são muito confundidos com o axé, embora não sejam axé, tais como o olodum, o samba-reggae, entre outros.

O axé é sim um ritmo que coloca agente pra cima, que anima. Por esse motivo algumas boates, casas noturnas já estão colocando esse ritmo nas suas noites, para animar mais e chamar mais público jovem.

Gosto do axé. Acho um ritmo muito legal, mas minha preferência, minha paixão mesmo, ainda vou falar para vocês.

Então é isso aí gente, espero que vocês gostem e desculpem ter demorado fazer esse texto. Até o próximo.

Um futuro melhor

Espero que seja um ano bom, cheio de alegrias, saúde e paz. Cheio de amor para dar. Espero também que seja um ano sem violência, um ano calmo e tranqüilo.

Os anos se passam e a vida vai ficando cada vez pior, ligamos a televisão e só vemos tragédias, acidentes, desabamentos de casas, mortes. Que todos os sofrimentos acabem, porque a vida é bela para quem sabe vivê-la. Aprendi um ditado que não sai da minha cabeça: “viva cada minuto de sua vida como se fosse o último”, acho que o mundo está sendo muito injusto com algumas pessoas.

Se todos colaborassem uns com os outros, ajudassem uns ao outros, acho que a partir desse ano tudo ia mudar; se o povo deixasse de ser tão violento... O mundo precisa de pessoas boas, que pratiquem o bem, só que muitas pessoas boas partem dessa para a melhor; os ruins, que só praticam o mal, geralmente ficam aqui no meio de nós sempre fazendo o mal.

Só espero que este ano seja bom, tranqüilo, calmo, seja tudo de bom para todos. Que o amor uma as pessoas e que todos aprendam a viver, pois viver é bom, mas dá trabalho. Espero que todos carreguem um pouquinho de amor e paz no coração.


Erlaine de Fátima do Carmo Coelho, 3.14

Participação das equipes de reportagem (matérias entregues)

Vice-diretor Felipe e Professora Paula