Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: 03/05/13

terça-feira, 5 de março de 2013

Citologia

Por Leandro Marques de Moura – 3.13

Sabemos que um organismo é constituído por células, basicamente. Todos os organismos são constituídos células, o que os diferem é a classificação unicelular ou pluricelular ou ainda multicelular.

Este estudo da célula se dá pela citologia (estudo das células). Há células procariontes e eucariontes.

As partes fundamentais das células

São muitas as partes fundamentais das células, mas destacam-se como principais partes a membrana plasmática, o citoplasma ou hialoplasma e o núcleo. Dentro das células há pequenos órgãos chamados organelas ou organoides. As principais organelas / organoides são: mitocôndria, retículo endoplasmático liso ou não granuloso, retículo endoplasmático rugoso ou granuloso, ribossomos, complexo de Golgi, etc.

Membrana semipermeável

A membrana plasmática possui permeabilidade seletiva, exatamente por deixar passar algumas substâncias e bloquear outras, num processo denominado bioquímica celular!

Choque de culturas

O Brasil desde sempre teve influência de outros povos, tais como os portugueses e espanhóis, que foram os primeiros imigrantes do nosso país, entre outros. Essa vinda de pessoas de outros países trouxe culturas novas à nossa nação. O jeito de se vestir, a língua falada, como agir, tudo isso aprendemos também com eles.

Com o passar dos anos, fomos esquecendo aquela cultura indígena e começamos a adaptar outros hábitos em nosso país. Por isso o Brasil é um país de grandes contrastes e diversidades sociais, porque somos um mesclado de culturas e uma miscigenação de povos. Somos seres de mudanças e são elas que nos fazem evoluir cada vez mais.

Portanto, sem esse choque de culturas, talvez vivêssemos com os mesmos hábitos e costumes do passado e não tivéssemos esse povo brasileiro tão diversificado que temos hoje.

Andreza Cristina Siqueira Coelho, 2.5

Queremos um país mais justo

Eu sempre me pergunto por que o Brasil, um país em que há democracia e a população tem o direito ao voto, continua havendo diferenças sociais, falta de respeito para com a população de baixa renda, violência, tráfico de drogas, prostituição e várias outras coisas que prejudicam a imagem de nosso país. Assim, como o nosso país vai se tornar um país mais justo.

Uma das coisas com que eu não concordo é o carnaval brasileiro, porque ele é um dos maiores vilões da violência, do uso de bebidas alcoólicas, do vandalismo e do roubo. Eu acho que o carnaval deveria ser uma época de alegria e comemoração, só que muitos confundem e acabam fazendo com que o país não seja tão legal.

No nosso país há tantas coisas que deveriam ser melhoradas e repensadas, um exemplo é o desmatamento, algo em que muitas pessoas não pensam a respeito e acabam desmatando essa coisa tão bonita e tão preciosa que é a nossa floresta amazônica. A queima é outro vilão, que não só acaba com as florestas como prejudica o efeito estufa.

Se eu for pensar em coisas ruins que o povo brasileiro comete, faria uma lista enorme, mas eu sei que o Brasil também tem coisas boas a oferecer, uma é a educação. A educação escolar brasileira está mudando. Estão colocando computadores nas escolas criando bibliotecas, aumentando a verba para as merendas criando espaços de lazer para as crianças (parquinhos), distribuindo livros nas escolas, entre várias outras coisas.

Eu espero que daqui a alguns anos o Brasil se torne um país mais justo, onde não haja violência nem desmatamento, onde o ensino escolar se torne cada vez melhor, e que haja igualdade entre todos. Só assim o país vai crescer e se tornar um país justo.

Liliane Maria Affonso Nunes, 2.5

Brasil e suas consequências

O Brasil é um país de grandes contrastes e diferenças sociais, onde negros são explorados por brancos, pobres humilhados por ricos e assim por diante. No Brasil ainda são vistos marcos da escravidão e a maioria dos pobres são negros.

A política dentro do Brasil é uma “pouca vergonha”, é um desrespeito à sociedade. Os políticos não sabem conduzir suas atividades, o que faz muito mal à sociedade. Isso tudo além dos roubos que eles fazem, a grande quantidade de dinheiro que eles tiram de onde era preciso para a melhora do Brasil.

O Brasil também tem sua beleza, mas que às vezes se tornam sujas e, assim, esquecidas pela falta de cuidado, já que o dinheiro usado para a melhoria do Brasil é simplesmente roubado.

A desigualdade social no Brasil está cada vez maior. Ela cresce dentro da sociedade, das escolas, do trabalho e etc. Isso faz com que, muitas vezes o crescimento de nossas crianças, dentro de suas escolas seja atrapalhado por esses preconceitos de alunos, professor e até mesmo a direção.

O Brasil não merece ser visto não como um país sujo, um país cheio de desigualdades, um país sem a educação adequada também para os pobres e negros. O Brasil merece ser visto de uma outra forma!

Alice Regina Silva Assis, 2.6

Copa do Mundo no Brasil

A Copa do Mundo é a segunda maior competição esportiva do mundo, atrás apenas das Olimpíadas. Ela acontece a cada quatro anos e conta com trinta e duas seleções. Terá sua edição 2014 no Brasil.

O Brasil será palco da maior competição de futebol e passa por grandes investimentos. Novos estádios, ampliações, estacionamentos, fazem parte do projeto para ter uma grande copa. A Copa do Mundo promete grandes receitas e uma grande evolução para o turismo. Hotéis se preparam para receber estrangeiros. Para isso é preciso comprometimento do governo para aumentar segurança em aeroportos e nas estradas. Até chegar a data, seleções se enfrentam em eliminatórias para decidir quais serão os classificados. Terá ainda a Copa das Confederações, mostrando se o país está preparado para receber o evento.

A Copa do Mundo é promessa de desenvolvimento e popularização do país.

José Jorge da Silva Júnior, 2.8

O mundo sem internet

No mundo em que vivemos hoje, a internet funciona como um mecanismo para o homem. Ela é uma forma que o homem encontrou de se comunicar com tudo e com todos, sem precisar se locomover.

O homem buscou trazer com a internet uma forma de ajuda e busca para atender a todo tipo de idade. Ela foi criada para facilitar a vida de hoje. Sabe por quê? Simples. Basta imaginar como era a vida antes que ela fosse criada.

Não havia comunicação à distância como há hoje. Antes, as pessoas para se comunicar escreviam cartas que eram entregues a seus destinatários, e quando eram, levavam dias e até meses para serem respondidas.

Se olharmos hoje, com o acesso à internet através de sites e email, as pessoas conseguem se comunicar em questão de segundos, independentemente do lugar ou da distância em que elas se encontram. E de uns tempos para cá, a internet se tornou tão acessível que na vida de muitos, ela virou necessidade. Há os que arriscam dizer que hoje não existe vida sem internet. Você concorda? O que pensa a respeito? É um dos assuntos mais discutidos nos dias de hoje.

Leandro Lopes da Costa, 2.6

O mundo sem internet

O mundo sem internet?

Quem viveria assim?

Que empresa ficaria no topo sem internet?

Quantas empresas iriam à falência?

Se isso acontecesse, a maioria das pessoas entraria em depressão porque não agüentariam ficar sem “net”.

Quando uma criança, ou até um jovem, faz alguma coisa de muito grave e seus pais falam “sem internet por um mês!”, ele quase morre. Agora, imagina ficar sem para o resto da vida! Todos iriam “querer morrer”.

Mas ainda não aconteceu isso. Imagina se isso acontecesse, seria a maior catástrofe que aconteceria no planeta, pois eu não iria aguentar ficar sem “net”.

Se isso acontecesse, as pessoas teriam que arrumar outra coisa para se comunicarem ou fazerem anúncios, pois a internet é usada para isso.

O que seria dos populares sem “net”?

Então, isso não pode acontecer até que o mundo acabe.

Matheus Müller de Araújo Portes, 2.6

O mundo sem internet

O que seria de nós, uma geração que está sempre conectada, sem a internet? Será que haveria mais crianças na escola? Ou seria a mesma coisa? Como faríamos para saber de tudo que ocorre no mundo? Nós continuaríamos a nos comunicar apenas por carta?

De fato, já nos acostumamos com as facilidades que a internet nos proporciona: facilidade de acesso a informações sobre todos os assuntos, rápida comunicação com quem está longe...

A internet pode ser muito útil, mas ela também pode atrapalhar. Pode-se achar muita informação errada, atrapalhar na aprendizagem, já que os adolescentes passam horas na frente do computador e depois não conseguem se concentrar. Sem contar que ela é caminho para crimes como roubo, pedofilia, além de vários golpes.

Precisamos ter cuidado ao adentrar nessa gigantesca rede!

O lado bom de um mundo sem internet seria que as crianças estariam brincando nos quintais de casa e aprendendo tudo no tempo certo e, assim, evitar-se-iam muitos crimes. Mas o lado ruim seria que não poderíamos nos comunicar com aquele parente que mora longe, não ficaríamos a par de tudo o que acontece no mundo...

Enfim, uma coisa é certa: não dá mais para viver sem internet!

Bridne Ávila, 2.6

O mundo sem internet

Nos tempos de antigamente, não existia internet nem computadores, só existia aparelhos telefônicos e televisores. Com a tecnologia de antigamente, os brasileiros só assistiam televisão ou faziam ligações para parentes mais próximos ou distantes.

O tempo foi passando e veio surgindo mais tecnologias como geladeiras, fogões elétricos, máquinas fotográficas avançadas e daí por diante. A tecnologia foi crescendo mais e mais no mundo. Hoje em dia temos aquilo que chamamos de “internet”.

A internet foi ficando cada vez mais avançada também. Foram surgindo novos sites, novos programas para baixar e muito mais. Há mais tempo existia o “Orkut” e o “MSN”, hoje em dia temos o “Facebook” e o “Space”.

Nos tempos mais antigos só podiam navegar na internet aqueles que tinham computadores. Como a tecnologia foi ficando maior. Agora podemos navegar na internet pelos celulares, tablets, notebooks, netbooks e computadores mais modernos.

O mundo agora está se conectando à internet, muitos estou realmente “viciados” na internet, por isso não conseguimos ficar sem internet. O que seria de nós sem internet? Bem todos nós morreríamos no modo de dizer. Porque através da internet conseguimos tudo aquilo de que precisamos num piscar de olhos.

Então, essa é a nossa reação ao sabermos que não podemos ficar sem a tal internet.

Laís Mara Geraldina de Oliveira Silva, 2.5

O mundo sem internet

As pessoas hoje em dia não sabem viver sem internet. Algumas pessoas ficam mais ou menos cinco ou mais horas no computador.

Eu sei que as pessoas precisam da internet como meio de comunicação, para comprar, procurar emprego e, o mais importante, muito conhecimento, como um grande meio de estudo.

Mas os computadores são usados muitas vezes para o mal. Há muita roubalheira, pornografia. Muitas pessoas usam o computador se passando por outras. Hoje em dia não se tem controle da internet.

Eu não sou uma pessoa que usa a internet com freqüência só para pesquisas. A internet já virou um vício na vida dos jovens. Eles deixam de ler um livro, de ir à biblioteca e ficam na frente do computador o dia todo.

Os pais devem sempre estar por perto dos filhos. Devem ficar de olho no que os filhos estão fazendo porque a internet não é confiável. Devem ver com quem estão falando para que não ocorra algo ruim.

As crianças mal saíram das fraldas e já sabem usar o computador. Perguntam-se qual presente querem ganhar: um computador. Não só o computador virou um vício. Celulares também. O melhor jeito é acompanhar seus filhos e ver o que estão fazendo no computador, porque todo tipo de tecnologia tem seus perigos.

Luana Maria Affonso Nunes, 2.5