Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: 08/19/14

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Discurso do nosso dia

Por Andreza Cristina Siqueira Coelho – 3.2


"Filosoficamente ela anotava quando as datas se passavam na virada do ano; seu próprio aniversário, e outros dias marcados por incidentes dos quais tinha participado. De repente pensou, uma tarde, enquanto se olhava no espelho em sua formosura, que havia ainda outra data, mas importante do que aquelas para ela..."¹

Elsa abriu outra vez o seu notebook  e deu de cara com aquele arquivo que retratava muito bem um período de sua vida. Ela e sua amiga de infância, Vitória, sempre imaginavam como iria ser o dia do casamento delas e então, certo dia sua amiga deu a ideia de cada uma fazer um discurso para ser lido no grande dia da outra e mesmo se acontecesse alguma coisa ao longo dos anos, elas iriam jurar que leriam o discurso de qualquer forma.

Neste dia, sentada à frente de seu computador Elsa pensava se aquela promessa não era somente uma brincadeira de criança. O tempo passou e muita coisa aconteceu. Ela acreditava que a única amizade que teve era falsa, pois foi só aparecer a primeira dificuldade que Vitória logo lhe deu as costas. Dali a quinze dias Vitória iria se casar, justamente com o homem que Elsa desde sempre amou; aliás, motivo principal para selar de vez a relação entre as duas.

Durante a tarde, o telefone tocou, e aquela voz reconhecível soou do aparelho. Vitória estava ligando para saber se Elsa iria cumprir sua promessa e ler o famoso discurso para ela, a garota que havia passado todo o dia pensando no assunto, respondeu afirmativamente.

No outro dia, a mãe de Elsa, durante o jantar disse que tinha ouvido falar de um boato que o noivo de Vitória, provavelmente estava traindo-a com uma de suas colegas de trabalho. A menina que não acreditava nisso, não deu ouvidos a mãe; mas, mesmo assim, uma pequena dúvida surgiu na sua mente. Duas horas depois, Elsa resolveu sair para espairecer e comprovou que aquele boato era realmente verdade, ela viu o noivo de Vitória aos beijos com uma mulher na frente de uma boate e Elsa pensou seriamente no que fazer; contar a sua amiga ou defendê-la? E, no mesmo instante ela atravessou a rua para tirar satisfações com o cara, que fez de tudo para negar o ocorrido.

O grande dia de Vitória havia chegado e tudo estava lindo, as flores, a decoração, todos estavam felizes inclusive Elsa que dava de tudo para voltar no tempo, reconstruir sua amizade e estar ao lado de sua amiga no altar. E assim, as horas foram passando e estava nítido que algo de errado estava acontecendo e era verdade, o noivo de Vitória ainda não havia chegado e provavelmente não iria chegar. Ao sair da Igreja, Elsa viu várias pessoas em volta do carro da noiva e também se aproximou de lá, Vitória vendo Elsa saiu do automóvel e deu um longo abraço nela, ela estava linda, porém o choro desfazia a sua maquiagem.
Dali pra frente, Elsa e Vitória nunca mais deixaram abalar a amizade que existia entre elas, pois elas tinham o apoio uma da outra e nenhuma pessoa podia afetar esse sentimento.

¹ HARDY, Thomas. Tess of the d'Urbevilles.

Anjo morto

Falas são curtas
Para um anjo das trevas...
Um ser tão confuso
Com asas secretas.

Na tempestade incessante
Mais um ser se esvanece,
Num pesadelo constante,
De sua alma se esquece.

Nas artérias ardentes
Um frio sangue percorre.
Nos olhares dementes
Mais uma lágrima escorre...

Os caminhos se fundem
Em sua visão.
Ele não pode voltar
Em minha direção.

Distantes agora
Estamos a prantear.
Um anjo morre na aurora
E eu faleço ao luar!

Jéssica Santos Rosa, 1.8

O museu do sofrimento

O museu da loucura é um local muito triste e possui uma enorme história sobre o local. Antes, no local do museu existia um sanatório onde ficavam as pessoas que tinham algum problema mental ou que não eram aceitas pelas famílias e pela sociedade. Eram trazidos para o sanatório através de um trem, que os trazia de diversas partes do Brasil.

Eles eram tratados como animais e dormiam num monte de capim. Alguns dormiam em cima de outras pessoas para poderem se aquecer durante a noite.

Para que os pacientes não atrapalhassem os guardas e até mesmo outros pacientes, os que atrapalhavam eram levados até a sala de cirurgia, onde abriam a cabeça do paciente, tiravam partes do cérebro e a fechavam. Com isso, os pacientes não atrapalhavam mais.

Quando os pacientes morriam por causa de alguma doença ou mesmo frio, seus corpos eram vendidos a faculdades de medicina para que fossem feitos estudos.

Vitor de Paiva Vieira, 1.8

Ensino profissionalizante

O ensino profissionalizante no Ensino Médio está tendo boa aceitação. Os alunos estão com empolgação, pois quando formam o segundo grau também possuem um item a mais no currículo.

O futuro de um jovem depende dos esforços que são feitos durante a fase escolar e ter um curso disponível enquanto se cursa o Ensino Médio é proveitoso.

Os jovens muitas vezes se formam com oportunidades de emprego e aproveitam, pois assim adquirem experiência e ingressam no mundo do trabalho. O ingresso dos jovens o quanto mais cedo no universo do emprego é favorável, pois este os tira dos riscos e os incentivam a querer sempre mais.

Portanto, a oportunidade está aí para todos os jovens que quiserem aproveitar, pensar no futuro e se dedicar com perseverança no presente.

Maria Helena Areas Marcelino, 1.8

A Copa no Brasil

Em 2014, a Copa será no Brasil. O país está sediando a Copa pela segunda vez, desde de muitos anos atrás. Ela será realizada entre o dia 12 de junho e o dia 13 de julho. Serão 32 países que participarão da Copa e algumas cidade do Brasil irão sediar os seus jogos por vários dias.

O Brasil irá parar durante um mês todo e o preço das coisas aumentarão bastante. Diversas casas, hotéis e pousadas serão ocupados pelos turistas e padarias, lojas, supermercados venderão muito mais do que o normal.

Será uma disputa muito difícil entre os times participantes e o Brasil dessa vez disputará com toda sua garra, sua força para conquistar o hexa, vencendo quem for o melhor.

Myllena Carolina Costa, 1.8

Copa de 2014

Este ano irá acontecer a Copa do Mundo de 2014. Todos estão torcendo para que o Brasil seja hexacampeão.

O Brasil investiu todo o dinheiro na Copa do Mundo. É o que está trazendo muitos problemas, ou seja, pessoas estão protestando até hoje, porque o dinheiro que investiu na Copa de 2014 poderia ser investido em hospitais públicos, escolar, ruas, etc.

Todos torcem para o Brasil ganhar e voltar tudo ao normal, ou seja, os preços abaixarem, mais médicos nos hospitais públicos, etc.

Bom, Seja o que Deus quiser. Que o Brasil jogue com a consciência de ganhar para que tudo volte ao normal.
Rafaela Fabiana Maria Mendes, 1.8

Copa do Mundo e seleção brasileira

A Copa do Mundo está prestes a acontecer e os brasileiros estão esperando para assistir o primeiro jogo do Brasil, que é contra a Croácia.

A seleção brasileira está muito forte este ano porque o técnico contratou jogadores novos que estão dispostos a vencer s jogos. Neste ano, os brasileiros estão muito confiantes porque a Copa do Mundo será no Brasil. Se a seleção brasileira perder os jogos, os brasileiros irão ficar muito tristes e podem acontecer até protestos, pois todos querem que a seleção vença os jogos.

A imprensa este ano está voltada para a seleção brasileira. Tomara que a seleção não perca igual aconteceu na última Copa.

Pelo jeito, este ano a seleção brasileira vai vencer, porque os jogadores estão bem dispostos a vencer a Croácia no jogo de estreia.

Lucas dos Santos, 1.8

A Copa do Mundo

A Copa do Mundo é um assunto que vem sendo questionado por milhões de brasileiros há bastante tempo. Coloca-se em questão que existem vários problemas que necessitam de maior atenção e estão passando despercebidos.

O que preocupa o brasileiro é saber que esta Copa é um investimento que poderia ser usado em diversas outras coisas para melhorar o país, as escolas, os hospitais, os meios públicos e outras coisas que estão sendo desprezadas e que precisam de suporte.

Ariane Izabel Ferreira, 1.8