Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: 10/21/08

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Arte


Marcelo Henrique de Almeida Silva, 3B

Dia do professor


Vocês fizeram o mundo renascer, e tornar a crescer. Vocês são a base do ensinamento essencial ao nosso conhecimento.

Não está nos livros, nem na internet, mas é o corpo a corpo com muito amor.

Hoje vimos que vocês são tudo que deixamos para trás. Só que vimos que sem vocês não chegaremos a lugar nenhum.

Nós retornaremos para recuperar o tempo perdido e enxergar o que o tempo tapou em nossas vistas.

Com muita dificuldade caminhamos lado a lado, por isso somos o EJA, a turma da peleja, que não desiste jamais. Mas com certeza porque temos grandes instrutores.

A partida é difícil, a caminhada é longa. Mas chegaremos ao final como grandes vencedores.

Devemos isto aos nossos mestres, pois são guardiões do conhecimento e mestres da paciência.

Parabéns pelo seu dia!


Marisete Auxiliadora Vidal Viveiros, EJAI

O que fazer?


Eu me pergunto sempre o que fazer quando acontece algo que pode abalar sua vida para sempre, destruindo todos os caminhos que poderia seguir em paz, afastando os ombros que deixavam a lágrima rolar e davam uma palavra de consolo. O que fazer quando se sabe que é você que afasta seus amigos, aqueles que são considerados como irmãos e que você tanto ama?

Uma “burrada” na minha vida fez eu perder minha amiga irmã e uma amiga companheira. Sei que o que fiz foi errado. Se éramos tão amigas, não poderia ter escondido nada dela, mas não posso voltar no tempo. Se eu pudesse seria tudo tão diferente; acho que voltaria até o dia em que nasci e não nasceria.

Sei que, mesmo fazendo esta carta, não sou digna de uma amizade tão pura. Sei que confiar em mim de novo é impossível, mas, mesmo assim, peço que me perdoem, pois é muito triste ter mágoa no coração. Vou sempre sentir falta de vocês, porque as amo. De sua sempre irmã: Marcele Discacciati Rodrigues Ramos.

Marcele Discacciati Rodrigues Ramos, 2C

O Iluminismo: origem e influências


Por Diego Teruo Mendes de Souza – 2A

A palavra Iluminismo nos dá a entender que tem algo a ver com “iluminação”. O Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu na Europa e começou a questionar os direitos divinos dos monarcas absolutistas. Foi na França que o movimento atingiu seu auge, o que culminou na “Grande Revolução Francesa” e na queda do absolutismo.

Um dos primeiros pensadores iluministas foi o inglês John Locke. Ele acreditava que a mente humana era como uma folha de papel em branco, assim que o homem nascia essa ia sendo preenchida à medida que ele vivesse. Uma das maiores publicações iluministas foi a chamada “Enciclopédia”, obra que buscou reunir todo o conhecimento humano adquirido até o momento. A obra contou com vários colaboradores, entre eles Diderot, que resumiu todo o caráter anticlerical e anti-absolutista do iluminismo em sua célebre frase: “Só haverá liberdade e igualdade entre os homens quando o último rei foi enforcado nas tripas do último padre”.

Os pensadores iluministas mais importantes foram: Rousseau, Voltaire e Monstesquieu. Contudo, esses pensadores divergiam em algumas idéias, por exemplo, Voltaire e Monstesquieu eram liberais, mas desprezavam as massas populares, ao passo que Rousseau as defendia. Voltaire defendia a liberdade de expressão, fato percebido em sua conhecida frase. “Posso não concordar com uma palavra do que disser, mas defenderei até a morte seu direito de falar”; Montesquieu elaborou a teoria dos três poderes: executivo, legislativo e judiciário, que até hoje são utilizados em muitos países democráticos; e Rousseau atribuía à propriedade privada a causa de toda a infelicidade humana, criticando também o exagero racional do Iluminismo.

Os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade do Iluminismo impulsionaram uma série de movimentos. O primeiro deles foi a Independência dos Estados Unidos, que influenciou todas as emancipações americanas, e a Revolução Francesa, que causou mudanças profundas no quadro europeu da época. Os ideais iluministas marcaram profundamente o direito e a filosofia, entretanto parece que seus atuais seguidores estão esquecendo os ideais originais e o significado real da palavra iluminismo.