Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: 07/08/16

sexta-feira, 8 de julho de 2016

Esperança para o mundo


Esperança é uma palavra que povoa o vocábulo de muitas pessoas, porém, poucas delas têm ciência do seu verdadeiro significado. Esperança nada mais é que o anseio pelo bem, confiança nas realizações futuras... O intuito deste texto não é falarmos desse sentimento, mas sim, refletirmos sobre a realidade que estamos vivendo. É possível ter esperança atualmente?
Bom, não é tão fácil assim, “o pavio já tá no fim, a bomba tá pra estourar”.  Vivemos atualmente num mundo que está em colapso, num país em crise, seja ela social, econômica ou política.  A sociedade está cada vez mais violenta, mesquinha e arrogante, o orgulho e a prepotência reinam absolutos, as pessoas não se importam mais com as outras, os valores estão invertidos, o respeito já não faz parte das relações, as pessoas são como robôs, programadas pra fazer a mesma rotina, as mesmas coisas sempre. Gostaria de fazer um desafio: Que tal você ser a esperança da nação? É isso mesmo: “a esperança para futuro”! O mundo precisa de pessoas revolucionárias, que tenham uma mente aberta e bons ideais para que tudo possa fluir bem.
Seja como um vagalume, que detém uma pequenina luz, mas que se destaca em meio à escuridão. Comece a “plantar” a esperança em sua casa, na escola, no trabalho, enfim, onde quer que esteja! 

PS: A frase entre aspas e em itálico é uma pequena referência à música "Vai explodir - Pregador Luo".   

5 doenças exóticas que você não conhecia


1­ Priapismo: é a doença da ereção interminável (nem tanto). Na verdade, ela dura mais de quatro horas. A doença se associa a Priapo, o Deus da fertilidade na mitologia grega, que tinha seu órgão genital um tanto avantajado e sempre ereto. A doença também causa dor e o órgão não volta ao normal durante longas horas.
2­ Prosopagnosia: é a doença da incapacidade de reconhecimento visual. Ela faz o indivíduo não se lembrar do rosto de ninguém, mas ninguém mesmo! Nem o próprio rosto! Ela atinge uma a cada 50 pessoas.
3­ Epidemodisplacia Verruciforme: É a doença do homem árvore. A doença está associada ao vírus do papiloma, que causa verrugas com consistência dura, que chegam a parecer com uma casca de árvore. Mesmo se forem cortadas, as verrugas nascem novamente.
4­ Síndrome de Huthson Guilford: causa o envelhecimento incrivelmente rápido do indivíduo. Uma a cada quatro mil pessoas tem essa doença. Ainda não existe uma causa definida e muito menos uma cura. Portadores não passam dos 13 anos de idade.
5­ Hipertimisia: Não se deve considerar como uma doença e sim como um super poder! A pessoa que tem essa doença é capaz de se lembra de TUDO que já aconteceu com ela em qualquer parte de sua vida e com todos os detalhes possíveis e sem fazer esforço! No mundo, foram diagnosticadas apenas seis pessoas.

Caso queira ver as imagens das doenças, assista o vídeo do Canal Fatos Desconhecidos, no YouTube, que contém o mesmo título da coluna.

https://youtu.be/YmviA­1iFBs

Valores olímpicos

POR JÚLIO CÉSAR SOARES DA COSTA FILHO, 2.6

Os valores olímpicos são a amizade, a excelência e o respeito.
s esportes individuais são aqueles que a pessoa pratica sozinha. Exemplos: ginástica, surfe e atletismo. Os esportes coletivos são aqueles praticados em grupo, como o futebol e o vôlei.
Cinco exemplos de esportes individuais: golfe, esgrima, natação, boxe e ginástica de trampolim.
Cinco exemplos de esportes coletivos: basquetebol, vôlei, futebol, vela (que também pode ser individual) e handebol.
O esporte individual é o melhor, pois o esportista não depende de mais ninguém para conseguir seu prêmio, não tem em quem o atleta jogar a culpa. 
Como escrito no primeiro parágrafo, os valores olímpicos são a amizade, a excelência e o respeito, que é o mais importante, porque devemos utilizá-lo constantemente para uma boa vivência em sociedade. 

Saltos ornamentais, boxe e levantamento de peso

POR EDILÉCIO MATEUS MENDES COELHO, 2.6

Saltos ornamentais, boxe e levantamento de peso foram os três esportes que escolhemos* e que, se pudéssemos, praticaríamos. 
Saltos ornamentais é um esporte muito difícil, que requer muita concentração, ousadia, coragem e treinamento suficientes para que se alcance o limite da perfeição suportada pelo ser humano.
O boxe necessita, além de ousadia, de flexibilidade, rapidez e coragem para conseguir fazer com que o oponente seja derrotado.

A principal necessidade do levantamento de peso é a força, além de treinos e precisão dos movimentos.
Nós escolhemos esses três esportes porque precisamos das características deles para nos dar bem na vida. Precisamos de ousadia, coragem, precisão, treino, flexibilidade, rapidez e força para sermos considerados bons cidadãos.

*Trabalho realizado em grupo

A importância do trabalho coletivo

POR MARIA EDUARDA SILVA CASTRO, 2.6

O trabalho coletivo tem se tornado muito importante no nosso dia-a-dia e nos esportes. A sua principal importância é no convívio com pessoas diferentes com as quais lidamos diariamente e também na influência em nossa formação social, o que nos obriga aprendermos a respeitar opiniões diferentes, manias e comportamentos.
O melhor sobre trabalho coletivo, tanto nos esportes como no dia a dia, é a importância de ajudarmos uns aos outros nas dificuldades até conseguirmos conquistar nosso objetivo. Podemos juntos superar obstáculos impostos e aprender algo a mais, tanto para a vida ou para o que estamos praticando com o outro, e há o apoio de ter alguém para com quem dividir tarefas e demais coisas. O grupo tem mais fonte de informação e conhecimento. E há satisfação de quando colocamos nossa ideia exposta ao grupo e ela é acatada.
Mas o coletivo não tem só suas vantagens: ele nos obriga a muitas responsabilidades com uma ou mais pessoas. Assim, causando que algum indivíduo do grupo possa se sobrecarregar de tarefas, e o tempo gasto possa ser maior em discussões de opiniões até todos chegarem a um consenso. Ele nos obriga a nos adaptarmos a jeitos diferentes e ao inesperado, pois nunca sabemos o que esperar do nosso parceiro: se ele irá ter responsabilidade, desempenho e esforço esperados ou se irá ter grandes falhas e irresponsabilidades. E, caso não consigamos nos adaptar ao jeito das pessoas com quem temos de conviver diariamente, seja no esporte ou no nosso lar e na nossa comunidade, nunca entraremos em acordo, e isso faz com que nossos objetivos não sejam alcançados ou demoremos a alcançá-los. 
Podemos, então, concluir que o esporte coletivo nos ajuda a entender e compreender o porquê de termos que ter um bom relacionamento com as pessoas com as quais convivemos e a necessidade de, em algumas situações da vida, dependermos de outras pessoas. O trabalho em equipe, tanto o escolar, o imposto pela sociedade e o esportivo incrementam aprendizagem para nós.

Arte

Daniel Henrique Alves Freitas, 7.5

Arte

Luciano Reis Ferreira, 3.3

Arte

Marcos Túlio Piva da Silva, 2.5

Arte

Jhenyffer Luyse Ferrão Silva, 8.2