POR DAVID ANTÔNIO SANTOS DE SOUZA, 2.6
A prática do esporte coletivo, no mundo atual, vem ganhando cada vez mais espaço e, como consequência, vem ganhando também diversas formas, modalidades e finalidades. Hoje em dia, os benefícios do esporte têm ultrapassado o limite do bem-estar físico, pois o atleta, durante toda sua prática do esporte coletivo, vivencia valores sociais como a tolerância, a inclusão e o respeito, que são importantes valores para a integração do indivíduo no meio social.
O dia-a-dia de uma pessoa que decide se tornar um atleta tende a passar por uma grande mudança devido às regras e à hierarquia presentes no esporte, que podem ajudar no combate ao sedentarismo, às doenças e à falta de autoestima, além de ajudar no controle de peso, na busca de objetivos e no estímulo ao coletivismo. O atleta terá que se adequar diariamente a uma vida saudável e a uma vida em que a cooperação é a chave do sucesso, e isso influenciará positivamente no relacionamento com pessoas mais próximas, pois no ato da prática do esporte, o indivíduo estará lidando com outras pessoas de sua equipe e terá de aceitar o erro de pessoas com as quais convive, pois é bem provável que, se ele apontar os erros de um companheiro de equipe, eles terão uma má sinergia. Então, ele aprenderá que mais importante do que apontar erros das pessoas, é planejar uma solução que ajudará não só o companheiro de equipe, ou não só a pessoa com quem ele vive diariamente, mas sim a ele mesmo.
Outro fator importante no esporte coletivo é a inclusão social de pessoas com deficiência, que precisam de um treinamento especializado e carecem de um pouco mais de ajuda. Nessas práticas esportivas, alguns atletas, que até mesmo passam por depressão ou alguma outra doença eu deteriora sua personalidade, tendem a interagir com o meio social, pois podem observar que outras pessoas estão na mesma condição deles e se esforçam para alcançar sues objetivos e não desistem apenas por não terem um corpo ou uma mente perfeita. E isso os motiva a alcançarem seus objetivos e nunca desistirem, pois aquele que já tem seu lugar no pódio passa aos outros deficientes, e até mesmo aos que não o são, uma lição de vida e superação que o esporte e o coletivismo podem proporcionar.
Portanto, pode-se concluir que nos dias de hoje, não se pode negar que o esporte é um fenômeno social, sendo um forte fator de interação, seja no meio educacional, de entretenimento ou competitivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário