Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: 06/30/11

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Arte


Leonardo Franco Resende, 1.3

Arte


Tailysson Williyam Moreira, EJA1.4

Arte


Criis Rosas

Projeto Caixeiro da Leitura

Aconteceu na nossa Escola a Implantação do Projeto Caixeiro da Leitura, com apresentação de um teatro de Fantoches pela turma do 5º ano da Prof. Valderes e a entrega dos Kits do projeto para os primeiros alunos sorteados de cada turma.

Visando aperfeiçoar e valorizar o cidadão através das linguagens artística, literária e histórica, a partir da compreensão do seu papel enquanto sujeito histórico, o projeto enfoca o ato de ler como ponto de partida para a construção do pensamento lógico, com isso, possibilitando a capacitação do aluno em construir suas relações diante do mundo.

Trata-se de um projeto de prática de leitura onde os alunos levarão para casa uma sacola contendo alguns livros de estórias infantis e um caderno de registro, onde terão que registrar e recontar a estória lida; usando escrita, colagem, desenhos e tudo que a imaginação mandar.

Depois, cada aluno apresentará sua criação aos colegas.

CONTEÚDO DOS TRABALHOS: 
  • Português – literatura através da leitura e do registro que ele terá que fazer.
  • Produção textual – o aluno poderá produzir outros textos usando o que foi lido, em forma de poesia, narrativa e teatro.

OBS: a madrinha do projeto é a Secretária Rosângela (Rosa), que muito contribuiu para que o projeto pudesse acontecer. Nossos agradecimentos à Rosa e professoras pelo apoio.
           



Orientadora Terezinha

Projeto Correio da Escola

O carteiro chegou na turma do 3º ano do Ensino Fundamental...

Acontecendo no 3º turno o Projeto Correio da Amizade, com o objetivo de trabalhar as diferentes formas de produções textuais e preparar os alunos para a Provinha do PROALFA.

O presente projeto visa:
  • Privilegiar o fazer como forma de aprendizagem, colocando as crianças em contato com situações semelhantes àquelas com as quais convivem ou irão conviver no dia a dia;
  • Desenvolver o auto-respeito e a cooperatividade.


O Projeto foi criado com a finalidade de aprimorar a escrita bem como a leitura, compreensão e interpretação de texto, mensagens e afins.

Trata-se de uma troca de correspondências entre os alunos da sala e posteriormente entre os alunos de salas diferentes, para que isso, além de um possível avanço correlacionado à disciplina de Língua Portuguesa, os alunos possam criar entre si um vínculo positivo de amizade e harmonia, além de aumentar a compreensão da importância da comunicação em nossa vida.
      


Orientadora Terezinha

Minha parcela de culpa com as perturbações motoras

Para essas coisas, sim.
Todas essas coisas.
Meu súbito amor se atira
No vácuo social.
É preciso sorrir, sim.
Sorrir logo quero real.
Não é como imaginamos.
Uma coisa é certa,
O real construímos cada dia,
Neologismo pelas vielas da vida,
Sempre conosco, a todos os lugares.
Saudade não é querer desfrutar
Do consolo da ilustre presença.
Mas banhar-te apenas do conhecimento
Do qual se anseia estar unido.
Mas sabedoria impulsionante, sim.

Minha parcela de culpa se cria
E erro estupidamente. Por chorar sem luta.
Erramos quando abaixamos a cabeça,
Erramos se não houver humildade.
Nossa fala sócio-filo-econômico-educacio-midi-governa-talento-mental.
Oito metas e mais nada, nada!
Estranho o mundo continuar.
O Brasil paralisa e não é para todos.
Seu papinho virtual e vídeos vazios,
Alimentam alienações.
Daí o homem responsável de terno ou de farda.
Vai oprimir tua liberdade, massacrando seus direitos
E gozando de vossa existência ridícula, insigne,
Acompanham-te da moda e dos fúteis blá blá blás.
Eu me interesso apenas pelos sonhos,
Sonhar construímos, pois,
Sonhar sem luta é vegetar (...)
Se não sonharmos estamos mortos..

Renan Gustavo Almeida Braz Viveiros, 2.7

Normas do aluno

Contra ou a favor, copiar ou não copiar, ser punido ou não ser, cumprir com suas obrigações ou não cumprir?

Ir até a secretaria, exigir seus direitos, parabéns. Mas para ter direitos, é preciso estar em dia com seus deveres, caso o contrário, mude seus hábitos, sua postura, e passe a se colocar em seu lugar. Terá maior direito a exigir algo o qual você cumpre.

A forma de punição para os alunos, de copiar as “normas do aluno”, tem total aprovação em minha opinião. Quando quebra uma regra ditada pelo colégio, o aluno, por sua vez, tem como obrigação cumpri-la com exatidão. Caso não faça sua parte, cumprindo as normas, é preciso que aprenda, que grave as demais regras e reflita sobre sua importância. Assim mesmo, copiando as normas, o aluno estará lendo-as e podendo refletir para mudar seu ato.

Mas é preciso que a escola atualize as regras e passe a exigir todas, para que as demais passem a ser cumpridas com maior vigor.

A escola faz a sua parte, o aluno a sua e deveres e direitos estarão unidos; assim não haverá mais problema.


Alicia Rizzi

Não sei

Paro e me vejo pensando em você, pensando no seu jeito, no seu olhar, no seu modo de ver a vida e as coisas. Pensando em como te conheci, a primeira vez em que te vi, a primeira vez em que você me olhou. Como nós fomos apresentados um ao outro, quando conversei com você na fila do bebedouro e pedi seu MSN.

Fui embora e você ficou. Você mora longe de mim, talvez até mude para mais longe. E agora?

Conversei com você pelo MSN e você pediu o meu número, mas por que não me ligou?

Recados no Orkut? Trocamos muitos, mas isso se faz com qualquer pessoa. Interessado ou não?

Passou um mês e você me ligou. Nossa, que alegria senti. Você lembrou-se de mim, quis me ligar. Interessado ou não?

O que eu sinto eu não sei direito. Será amor? Paixão? Ilusão? Com certeza está acontecendo uma confusão de vários sentimentos dentro de mim. E muita saudade, afinal, não o vejo já faz três meses.

Que bom que você continuou me ligando, conversando no MSN e mandando scraps e depoimentos no Orkut, mas estou confusa. Interessado ou não?

Eu quero você e queria muito que você me quisesse, mas será que essa é a vontade de Deus? Não sei..


Fernanda Aparecida da Silva Santos, 3.13