Por Beatriz Cristina Cassemiro Teodoro – 3A
Os verbos regulares, diferentemente dos irregulares, seguem regras para conjugação no passado e no particípio passado. Eles recebem o sufixo ed no passado e no particípio passado.
Regra geral: todo verbo regular recebe o acréscimo de ed. Ex: to miss + ed = missed.
Quando o verbo termina em e, ele perde este e para não ficar assim: to live + ed = liveed (forma errada). Para ficar correto, retira-se então o e do verbo e acrescenta-se ed. Ex: to live + ed = lived (forma correta).
Se o verbo terminar em y precedido de consoante, você substitui o y por i + ed. Ex: to try + ed = tried. Quando ele for terminado em y acompanhado de vogal não se troca o y pelo i; apenas acrescentamos o ed. Ex: to play + ed = played.
Naqueles verbos de só uma sílaba que são terminados em consoante-vogal-consoante, dobramos a última consoante e acrescentamos ed. Ex: to drop + ed = dropped.
E se o verbo tiver a última sílaba tônica terminada em consoante-vogal-consoante, dobramos a última letra e acrescentamos ed. Ex: to prefer + ed = preferred.
Quando o verbo tem a última sílaba tônica e não termina em consoante-vogal-consoante, não se dobra a última letra. Apenas acrescenta-se ed.