Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: 04/22/14

terça-feira, 22 de abril de 2014

Oficinas do PIBID


Atenção alunos!

As Oficinas do PIBID já iniciaram suas atividades!

Aqueles que ainda têm interesse em participar, compareçam nos dias das oficinas. Ainda há vagas!

Temas:
Análise de Canções - segundas-feiras, das 17h30min às 18h30min
Libras (Língua Brasileira de Sinais) - quartas-feiras, das 17h às 18h

Local: sala 14 da E. E. Henrique Diniz



Professor Felipe

Tema livre

Falaram-me que era para fazer um texto sobre tema livre. Fiquei sem saber o que escrever ou o que escolher para tema.

Afinal, são tantas experiências, tantas histórias e tantos temas para escolher que nem sabia o que escrever.

Às vezes me vinha a ideia de fazer sobre romance, às vezes sobre cotidiano, às vezes sobre temas polêmicos. E decidi escrever sobre o tema livre que é sobre tudo e sobre todos os temas.

Kássia Ingrid Nascimento Silva, 3.3

Viva o teu sonho

Toda pessoa tem um sonho desde criança. Aquele sonho em que ela fingia ser alguém nas brincadeiras, que ela sempre fala com a mãe e com o pai e que acredita alcançar.

O tempo vai passando e esse sonho vai ficando cada vez mais distante, porque a criança vai crescendo, vai conhecendo cada vez mais a realidade. O sonho vai ficando guardado, vai sendo deixado para depois. O tempo continua passando, às vezes vem aquela lembrança de quando era criança, de quando o sonho esteve tão perto, e então vem a vontade, mas não vem a coragem para lutar e conseguir.

Eu, particularmente, corro atrás do meu sonho cada dia mais, sem me preocupar com as consequências. Afinal, se você quer chegar em algum lugar, tem que passar por dificuldades na vida, porque nada que é fácil demais vale a pena. E se alguém tentar me desanimar, falar que estou no caminho errado, eu simplesmente vou responder "estou feliz e não há nada de errado".

Então, corra atrás dos seus sonhos, por mais distante que eles possam estar. Você sempre vai ser capaz de alcançar.

Douglas Moreira Tavares Condé, 3.3

A vida é um espelho

Tudo que você transmite volta para você.
Não espere a vida toda para perceber,
Que tudo dependia de você.

Transmita paz, amor, alegria
E espere que a vida lhe sorria.
Ela sorrirá.
E então você verá
Que a vida é um espelho e ela
Lhe dará tudo que você a ela dá.
Bianca Monteiro de Almeida, 3.3


O cérebro humano

O cérebro do corpo humano é um órgão incrível, que é responsável por quase todas as funções que o nosso corpo exerce.

Ele armazena todas as nossas lembranças, tudo o que já houve em nossas vidas e, com o passar do tempo, essa capacidade de armazenamento se expande cada vez mais. Ele também nos dá capacidade de exercer funções, fazer cálculos, agir, pensar, e várias outras coisas. Sem esse órgão esplendoroso, nós não iríamos andar, não iríamos fazer praticamente nada, iríamos ser praticamente como um computador sem seu processador.

Portanto, conclui-se que o cérebro humano é um dos órgãos mais importantes do corpo e que, sem ele, não somos praticamente nada.

Gabriel de Barros Pereira, 3.3

A história de um pescador

Todo pescador sonha em ser reconhecido por pegar um grande peixinho, mas não foi o que tinha acontecido.

Tudo aconteceu numa cidade nada popular que se localizava no pior lugar, bem distante, onde não se dava para avistar.

Um pescador de lá resolveu ir pescar.

Num laguinho nada fundo, onde os pés lá fundo podiam tocar.

A história foi contada do seu jeitinho: que um peixinho tinha tentado afogá-lo.

Mas um peixinho tão pequenininho! Mas, como já foi dito, os pés no fundo dava para tocar.

Luana Maria Affonso Nunes, 3.3

Skate

Um esporte ou lazer é talvez uma brincadeira praticada praticamente pelo mundo inteiro por crianças, adultos e até mesmo pessoas mais velhas. Este esporte reúne amigos e grupos de vários tipos.

O skate no Brasil não é levado muito a sério, como também outros esportes, pois as pessoas acham que nesse país só existe futebol. O skate é praticado em vários lugares como ruas, praças e pistas de skate street. No Brasil, nós temos algumas pistas ruins e boas que são fechadas ou particulares.

Eu sou um praticante desse esporte que me traz muita paz, alegria e um bem estar para o meu corpo. Mas o skate na minha cidade é muito difícil de ser praticado, pois a única pista que existe só abre nos finais de semana. Então, eu e alguns amigos temos que procurar um bom lugar para andar, onde talvez pessoas nos xingam ou até batem. Somos proibidos de andar em vários lugares, mas não ligamos, pois não queremos o mal, não queremos quebrar lugares, só queremos nossa evolução no esporte, pois, quando uma cidade não tem um espaço para nos oferecer, temos que procurar mesmo.

Skate é um esporte praticado por vários e discriminado por alguns, mas, fazer o que? Se tudo nessa vida tem que ter um certo problema, gostando ou não, continuamos andando.

Sheep

Amor de fã

Bom, hoje vou falar de um amor diferente: o amor de um(a) fã! É um amor diferente de qualquer outro, pois é um amor verdadeiro, sem medidas. É único! Sinceramente, nunca vi um amor tão puro e bonito como o amor de fã. Ele quebra barreiras, junta uma multidão de pessoas e forma um grupo que começa a se tornar uma família e é incrível o tamanho que essa família toma no mundo inteiro.

Mas esse amor passa por fases boas e ruins, pois nós fãs somos obrigados a escutar todos os dias: "Ele nem sabe que você existe!", "Você não vai conseguir. Desista!", "Esse sonho é inútil!". Somos criticados todos os dias por amar incondicionalmente uma pessoa que talvez nem saiba da nossa existência. Mas esse é o nosso Brasil! E criticar fã é fácil, não é? Mas passar horas na frente do computador votando naquela pessoa, ir a um show, ficar horas e horas na fila passando fome, frio, sede só para ver o sorriso de seu ídolo, perder quase tudo para conseguir o tão esperado abraço.

Enfim, amor de fã é um amor que é recebido por críticas, mas que, apesar de tudo, não desistimos. Amor de fã é único e só os verdadeiros entenderão.

Bárbara Stéfany de Souza Hespanhol, 3.3

Revolta de Canudos

Uma sociedade revoltada e, em sua maioria, vivendo em péssimas condições - este era o cenário durante a República Oligárquica. Com maiores vantagens para Minas Gerais e São Paulo, pela Política do Café com Leite, havia situação de negligência em diversas regiões, entre elas, o sertão da Bahia.

Havia pobreza e carência religiosa. Não havia padres no interior. Pessoas não queriam esperar padres para as ações religiosas como casamentos e batismos, fazendo surgir pregadores, pessoas que, sem estudo, andavam e criavam igrejas. Um desses, Antônio Conselheiro, fixou-se em um lugar. O lugar foi ficando povoado. Padres começam a ficar irritados, pois consideram que as pessoas estavam vivendo em pecado.

Antônio criticava a República. Coronéis estavam perdendo trabalhadores. O governador envia policiais para tirar as pessoas do lugar. Os policiais perdem. Expedições foram feitas para tirar Antônio Conselheiro, todas perdidas. Na quarta vez, uma tropa reunindo policiais da Bahia, São Paulo e Minas Gerais é chamada e destrói o lugar. Antônio Conselheiro já havia morrido de ataque cardíaco.

A revolta ficou conhecida por Canudos e as várias derrotas dos militares, não só no Brasil. Diversos jornais falaram sobre ela. A popularidade se sustenta até hoje.

José Jorge da Silva Júnior, 3.3

Arte


Higor Gonçalves de Andrade, 2.1

Arte


Pablo Henrique de Lima Alencar, 3.3

Arte


Katryn de Barros Bernini, 3.4

Arte


Lucas José da Silva Paiva, 3.2

Arte


Keyllor Adriel Batista Lemos, 2.1