Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: 03/10/09

terça-feira, 10 de março de 2009

Arte


Diego Teruo Mendes de Souza, 3B

O jovem e o mundo


Jovens estão despertando para a sexualidade muito cedo, por isso cada vez mais cedo mulheres, ou melhor, crianças engravidam sem ao menos terem condições de criar outra criança.

Isso acontece devido ao mundo em que estamos vivendo, onde em todos os lugares vemos o sexo. Na TV não passa outra coisa, propagandas mostram mulheres seminuas e às vezes vemos até mesmo casais nas ruas de um modo que não víamos há alguns anos.

Mas também não podemos colocar toda a culpa no mundo. É correto afirmar que a maior parte da culpa está nele, porém cada um tem sua cabeça, seu modo de pensar, podendo ou não fazer o certo e deixar o errado.

A solução desse enorme problema está na conscientização do ser humano. É preciso que cada um pense muito bem em suas atitudes, pois suas consequências podem ser irreversíveis.


Gabriela de Paula Rosa, 2A

Movimento ondulatório


Frequentemente ouvimos falar que existem dois tipos de ondas, as ondas mecânicas (que se propagam em um meio material) e as ondas eletromagnéticas (que também se propagam no vácuo). As ondas mecânicas são geradas por corpos materiais em oscilação, mas o que provoca uma onda eletromagnética?

Durante um longo período de estudo, diversos cientistas têm constatado que duas forças predominam nas cargas elétricas: a força elétrica e a força eletromagnética, que são provocadas respectivamente por um campo elétrico e um campo magnético. A força elétrica pode atuar tanto em cargas móveis quanto em cargas em repouso, ao passo que a força magnética atua somente em cargas móveis.

O grande físico escocês Maxwell descobriu um “campo magnético variável” no espaço em torno deles e que este campo magnético cria um “campo elétrico variável” no espaço em torno dos elétrons. Esses campos elétricos e magnéticos propagam-se no espaço com todas as propriedades de um movimento ondulatório, eis o que os cientistas convencionaram chamar de “ondas eletromagnéticas”.

Baseando-se em seus estudos, Maxwell deduziu complicadas equações que lhe permitiram medir a velocidade de uma onda eletromagnética, encontrando o valor de 3.10⁵ Km/s, ou seja, a velocidade da luz. Esse resultado provou a teoria corpuscular de Newton. As ondas eletromagnéticas são muito utilizadas atualmente, desde a tecnologia (TV, rádio, etc.) até a culinária (microondas, etc.).


Diego Teruo Mendes de Souza, 3B

Barbacena, sutil beleza morena


Por Vinícius José Resende de Souza – 3A

Olá caros amigos de Barbacena. Com grande orgulho venho falar de minha Terra. Terra onde nasci e cresci. Onde minha vida construí, onde sempre quis estar, onde sempre estive a amar. “Barbacena, Barbacena, sutil beleza morena por entre as Serras alterosas”. Esta frase já diz o que é Barbacena. A cidade das rosas, a cidade da vida, da harmonia, compaixão e principalmente solidariedade. Onde se encontra um clima agradabilíssimo de inverno, ou apenas as quatro estações do ano em um dia. Basta apenas se aproximar dessa maravilhosa cidade que já se sente o frescor da brisa fria que nos leva para além das montanhas e das serras. Experimente sentir delicioso aroma da Cabana da Mantiqueira, observar os arcos do PONTILHÃO ou dar aquela passada sobre a PRAÇA DA ESTAÇÃO. Ver o nascer do sol sobre o MONTE MÁRIO, participar da história ao passar pela PRAÇA DO GLOBO.  Vivenciar cenas extraordinárias ao passar sobre a Antiga cadeia. Passear vagarosamente sobre o Plaza Shopping ou assistir aquele filme no Cine Teatro Plaza. Agradecer a Deus e conhecer nossa história na Igreja da Piedade, ou na Igreja do Rosário, onde se encontra o braço de Tiradentes. Provar o sabor das massas e não se esquecer de comer as empadas mais caprichadas de toda região.  Dar um passeio pela Rua XV de Novembro e perceber que o tempo voa quando estamos nos divertindo. Conhecer um pouco sobre as primeiras instalações dos Hospitais psiquiátricos no museu da loucura. Ou desfrutar ao máximo dançando na diária vida noturna da Baden.

Bem por hoje é só, para aqueles que estão se instalando aqui, aí vai uma dica, dê um grande passeio na cidade e veja as grandes oportunidades que ela o oferecerá, até mais galera. Fui.