Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: 06/04/13

terça-feira, 4 de junho de 2013

O Tribuna Estudantil está mudando de casa!

Caros alunos, professores e demais leitores do Tribuna Estudantil,

Recentemente recebemos um aviso de que o serviço de hospedagem gratuita HDfree, que atende o Tribuna Estudantil, será desativado até o dia 01/07. Saímos rapidamente em busca de outro serviço gratuito que pudesse atender o jornal para mantê-lo funcionando sem interrupções na versão online.

No entanto, serviços de hospedagem gratuita de sites estão em queda atualmente. Os poucos serviços disponíveis possuem recursos muito limitados ou não aceitam importação da estrutura HTML utilizada pelo Tribuna desde sua fundação.

Nós, da coordenação do jornal, resolvemos então adotar um plano arriscado: migrar todo o jornal desde sua fundação em 2008 (mais de 1600 materiais entre textos livres, artes, colunas, reportagens e informes) para um sistema mais moderno e dinâmico, que permitisse maior interação e participação, além de melhor ligação com as redes sociais como o Facebook. A nova hospedagem ou casa escolhida foi o Blogspot, serviço de blogs do Google, que o Tribuna já utiliza para divulgar as atualizações da página principal do jornal.

Apesar do enorme trabalho extra a que nos submetemos (em duas semanas conseguimos converter cerca de 72,5% de todo o conteúdo), esperamos que o novo sistema ajude o Tribuna a melhorar ainda mais. Esperem em breve um Tribuna Estudantil completamente remodelado, com novos recursos e informações. Estamos trabalhando muito para garantir o padrão de qualidade que se tornou a marca do jornal da E. E. Henrique Diniz.

Anotem o novo endereço do Tribuna Estudantil (que será transformado até 01/07 de simples blog no próprio jornal) e não perca contato com nossa escola:


Continuem entregando seus textos, artes, colunas e reportagens! Grande abraço!

Professores Felipe e Paula

Dicas

Por Bianca Eliziane Barra e Maria Eduarda Moura – 1.4

Dessa vez vamos falar daquele que vem ganhando as unhas de garotas de várias idades! O esmalte! E aqui estão algumas dicas para deixar suas unhas ainda mais lindas.

Ombré nails: é uma tendência que mistura as cores. Vale usar tom sobre tom e também gliter para deixar mais charmosas. Para fazer é fácil: é só misturar um pouco dos esmaltes de sua preferência, molhar uma esponja nessa mistura e usar como carimbo.

Dica: se quiser, pode finalizar com extra brilho. Sua unha vai ficar linda!

Para brilhar: esmaltes com gliter seguem na moda. E pode ser gliter grande, pequeno, na unha toda ou apenas em detalhes.

Dica: para tirar o esmalte de gliter sem sofrer com a sujeira é só envolver a unha em um algodão com removedor de esmaltes e, por cima, colocar um pedaço de papel alumínio. Depois de cinco minutos, retire tudo. ;)

Black: o esmalte preto é elegante e combina com as estações frias, que pedem cores mais escuras.

Dica: pinte a unha com um esmalte nude e com um pincel faça um risco preto bem no meio. Fica incrível!

Matte: a moda do esmalte com brilho opaco sempre volta no outono-inverno.

Dica: se você não quiser deixar o brilho de lado, faça a francesinha e deixe apenas a ponta sem o efeito fosco.

As cores do momento

Escuros: vale investir no cinza, azul, marrom e preto.

Neutros: o que vem com tudo são os tons pêssego e bege.

Coloridos: aposte em vermelho, vinho, verde-esmeralda, laranja e rosa.

Maioridade penal

Por Bridne Ávila – 2.6

No dia três de junho, o Senado vai se reunir para discutir a redução da maioridade penal. Afinal, é justo deixar que menores infratores fiquem impunes?

No Brasil, só se vai para a cadeia com 18 anos. E é por isso que muitos menores aproveitam para cometer os mais variados tipos de crime, desde um simples roubo a até mesmo um assassinato. Eles aproveitam que o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) os protege. Porém, isso pode chegar ao fim com a implantação de uma lei que reduz de 18 para 16 anos a maioridade penal.

Esse tema tem sido bastante discutido entre a população brasileira, sendo que a maioria é a favor dessa redução. Isso porque muitos jovens infratores têm entre 16 e 17 anos e, com essa lei em vigor, a criminalidade poderá ser reduzida.

Em outros países, como os Estados Unidos, os menores infratores cumprem a pena numa fundação própria para menores e, quando completam a maioridade, vão para um tribunal para serem julgados devidamente. Esse sistema adotado em outros países seria perfeito para ser implantado no Brasil por ser rígido. Diminuiria ainda mais a criminalidade entre menores.

Por enquanto, basta aguardar a decisão do Senado para aprovar essa lei, fazendo com que o país avance, mesmo que lentamente, nas questões de segurança pública.

Escolher uma profissão

Escolher uma profissão não é nada fácil. É uma decisão tão importante que deveria ser feita apenas por um adulto. No entanto, cabe a nós adolescentes escolher um rumo a tomar na vida.

Muitos adolescentes não gostam muito de ouvir pai e mãe. Eu, por exemplo: meu pai quer que eu seja advogada. É o sonho dele, mas não é muito a minha praia. E aí eu penso: como escolher? É melhor seguir o conselho do pai? Dar preferência à profissão em que se ganha mais? E esquecer meus sonhos de quando criança de ser médica, enfermeira, qualquer coisa que ajude as pessoas?

Nessa hora, acho que devemos não só pensar no lado financeiro e no gosto de nossos pais. Tem que se a profissão que combine com a gente, pois não irá adiantar nada ficar noites sem dormir para algo que no fim não vai compensar em nada. Por isso devemos antes de tudo nos preparar e refletir sobre a escolha de nossa profissão.

Grace Ellen Paula Reis, 2.8