Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: 05/19/15

terça-feira, 19 de maio de 2015

Transtornos sociais

Atualmente, o Brasil está vivendo inúmeras crises que abalam constantemente o cotidiano dos brasileiros. A água, energia elétrica e economia são os fatores que mais se destacam entre os transtornos.
O Brasil se encontra em uma forte crise, que se estende em todo o território do país. Esses problemas sempre foram comuns no território, fazendo com que o dia a dia de seus habitantes se torne precários.
Os brasileiros tendem a conviver com essas crises diariamente. Os resultados podem ser vistos na sociedade, pois afetam diretamente a agricultura, a pecuária e setores que sustentam a economia.
Falta de água, falta de energia elétrica, falta de educação. "Falta" se tornou uma palavra muito popular no Brasil. Transtornos que se expandem cada vez mais e, com eles, também se expandem medo, dor e preocupação.
Cabe aos governantes tomarem providências sérias sobre o governo federal, reformas políticas e investimentos verdadeiros na sociedade são fundamentais. Mas os próprios cidadãos exercem papéis importantes nos ocorridos e podem também contribuir com melhorias, através do papel ético e o voto certo.

Gabriel de Araújo Póvoas, 2.3

As escolhas

Durante algum tempo, percebi que nós somos sempre cercados por escolhas. Cada escolha certa nos tira desse cerco e nos coloca em outro, mas, em caso de escolha errada, o cerco se fecha ainda mais.
Hoje em dia, é tão notável a presença de informações a respeito de escolhas, existem tantos livros de autoajuda com alguns nomes tão na cara, como "A escolha certa", cuja capa vem a imagem de um alvo com um dardo no meio, uma criatividade que me indigna! São meios tão fáceis e julgados por esses escritores como fórmulas para sair daquele coma ou daquela depressão sentimental. Com isso, a pessoa acaba de ler o livro e se torna insuportável, porque é assim: ela lê o livro inteiro chorando e termina sorrindo, achando que seus problemas foram todos resolvidos. E não sei por qual motivo, ela acha que virou psicóloga e sai recitando frases de grandes filósofos que esses autores de autoajuda adoram colocar.
O remédio que essas pessoas sempre receitam são esses livros que, no máximo, nos deixam pensando em como poderia ser diferentes as nossas vidas se os tivéssemos lido antes.
A conclusão que podemos tirar de tudo isso é que a melhor escolha que podemos fazer é aquela de que nos beneficiados por mais tempo, é a que faz mais pessoas saírem ganhando. Isso é como uma bactéria mutualista, ou como uma partida de futebol, em que o gol mais bonito é aquele que teve mais dribles, mais passes de bola, em que a bola quase bate na trave antes de entrar. Todos veem a cena em câmera lenta, achando q não vai ser gol, mas aquela barra de ferro, que naquele momento fica até gigante, que julgamos nos atrapalhar, vira nossa melhor aliada.


Gustavo de Paula Silva, 2.5

A criança e seu ambiente

As crianças, desde seus primeiros passos, querem se sentir seguras no ambiente em que vivem e em escolas. Apoio da família é essencial para que cresçam fortes e confiantes.
Muitas crianças crescem em ambientes inadequados e são vítimas, por muitas vezes, de violências, tanto morais quanto espirituais, guardando sempre na mente a desconfiança e a insegurança. Com o passar do tempo, sempre irão levar consigo a certeza de que a vida não é segura.
Por isso, a infância deve ser bem observada e aconselhada, para que o futuro dessas crianças não seja de culpa.
Hoje em dia, um dos assuntos mais falados em TVs, rádios e jornais, é de crianças em espaços não apropriados, que certamente trarão prejuízos a suas vidas.

Milena de Fátima da Costa Moreira, 2.5

Julgamento social

A caminho de casa, depois de sair do curso, passei a em frente a uma loja de calçados. Resolvi entrar para ver um par de tênis que me chamou à atenção.
Depois de uma rotina de estudo cansativa, esperava voltar para casa com tranquilidade, sem ter muito o que pensar. Mas não foi o que aconteceu.
Depois que adentrei a loja, chegou um homem, cujas roupas estavam sujas, cabelo e barba grandes, tênis bastante gastos. Aparentava procurar por um calçado que atendesse as suas necessidades. Quase que junto com esse homem, entrou um indivíduo de boa aparência, parecia ser um advogado.
CI um atendente andar em direção aos homens e pensei que ela iria atender o homem que chegou primeiro e que não estava apresentável. Eis que a atendente passou direto por ele para dar preferência àquele que mais bem vestido estava. Observei aquele fato atentamente e me perguntei "Por que aquele jovem atendente não atendeu aquele homem humilde que chegou primeiro?" e continuei a observar o que acontecia naquele ambiente.
Depois de atender o rapaz, o outro homem finalmente foi atendido. Quando o mesmo escolheu o calçado de seu agrado, causou espanto em todos os que ali trabalhavam, pois o homem escolheu um calçado caro, na visão dos outros, até que percebi um certo receio do vendedor para com o homem. Fiquei pensando no que o vendedor estaria imaginando, só pela sua reação em ver o calçado que o rapaz escolheu.
Com certo receio, o rapaz levou até o caixa para efetuar o pagamento. Ele pagou à vista e em dinheiro, o que causou uma perplexidade enorme, pois o par de tênis era caro e nem o moço que aparentava ser advogado teve coragem de gastar essa quantia.
Sempre procuramos julgar as pessoas pela aparência. Se estão bem ou mal vestidas, se têm um bom emprego, etc. Como relatado na história, no final, aquele que foi julgado como, digamos, pobre foi o que mais deu lucro para a loja. Aí vêm as perguntas: Será que devemos julgar as pessoas pelo seu vestuário? Será que aquele que aparenta ser mais bem colocado na sociedade é o que vai dar o melhor lucro? De onde surgiu esse modo hipócrita de agir? Pensem e reflitam sobre o modo que vocês julgam as pessoas.

Wanderson Fernandes da Silva, 2.5

Deus na minha vida

Será que Deus é tão importante na minha vida? Boa pergunta. Vocês não acham? Sabe o que eu acho? Eu acho que Deus é muito importante não só na minha vida, mas na vida de todos. Várias pessoas esqueceram o que realmente Deus fez para nos salvar. Se há pessoas que não sabem, eu vou contar. 
Lá no início, Deus criou o paraíso, mas como Adão e Eva pecaram, eles não puderam mais viver lá e nisso todos nós viramos pecadores. Então Deus nos enviou seu filho, o Salvador, para nos salvar. Ele se chama Jesus, carregou a cruz pesada com todos os nossos pecados para nos salvar, foi chicoteado e soldados o mataram. Várias pessoas esqueceram e fazem várias coisas erradas, mas, ainda assim, Deus sabe que cada um de nós o amou porque ele é misericordioso e maravilhoso. Sem Deus na minha vida, eu não sou nada.
Amo Jesus e eu necessito da presença dele na minha vida.


Ana Carolina dos Santos de Freitas, 7.3

Amor versus paixão

Amor e paixão, sentimentos tão parecidos, porém com características tão diferentes. O amor, tão sereno e calmo que te faz relaxar e pensar naquela pessoa amada por todo dia; e a paixão, sentimento avassalador, que por um simples ato de decepção pode ser destruidor.
Sentimentos verdadeiros que fazem feliz, mas também machucam muito. Uma dor simplesmente horrorosa, que faz muita gente sofrer, mas às vezes por pessoas que valem a pena. O amor é o sentimento mais bonito que pode existir, pois ele chega de mansinho e vai conquistando cada detalhe em você; já paixão chega de repente e é um sentimento mais avulso, uma coisa de momento, que logo passa, ao contrário do amor, que dure por toda a vida. E mesmo que tentemos esquecer, nunca conseguimos. O amor e a paixão são como o sol: tem sua luz e seu calor.


Ana Júlia Siqueira, 1.7

Brasil

Poderíamos dizer que nosso país é um país democrático? Brasil mais democracia é igual a nem todos têm direito a tudo. Isso não seria algo que pode se chamar de democracia, pois em nosso país nem todos têm direito a tudo. Esse direito só é dado aos privilegiados.
Pode-se dizer que isso é democracia ou deve-se dizer que vemos a democracia de uma forma totalmente errada e desigual?
Será que realmente sabemos o que é democracia? Ela baseia-se em que todos temos direito a tudo, sendo da mesma classe social ou não. Em nosso país, pode -se dizer que isso é feito. Essa resposta que todos devemos saber, não há dúvida, o Brasil é um país onde nem todos temos direito a tudo. Esse direito só é dado aos da elite, enquanto muitos têm tudo e a maioria não tem praticamente nada. Quando se diz nada, quer dizer que muitos não têm nem o básico a que todos temos direito.
Podemos dizer que essa desigualdade tem a ver com a corrupção e a lavagem de dinheiro?
Sim, pois enquanto eles desviam o dinheiro do povo para o próprio benefício, muitos inocentes morrem em macas de hospitais esperando um atendimento digno.


Brenda Natália do Nascimento, 1.7

Promessas políticas

Eles prometem, prometem, mas não cumprem. Quem são eles? Políticos? Corruptos? Mentirosos? Eu te respondo em uma palavra: corrupção. O descaso dos políticos com a população, com as cidades, com nosso país. Os políticos, para se elegerem, prometem milhões de coisas, mas, quando ganham, não fazem nada, nos iludem com promessas e nós, iludidos, pensamos que nosso país vai melhorar e só piora cada vez mais.
O nosso país está à mercê dos políticos. As verbas, impostos, onde estão? No bolso dos políticos, que não passam necessidades, tem uma casa enorme, empregados, um carrão na garagem e dinheiro sobrando. Dinheiro tal que vem do nosso bolso, dos impostos que pagamos. Políticos, para se elegerem prometem e, depois que ganham esquecem.


Lorena Fernandes Santana, 1.7