Hoje existem vários preconceitos no Brasil. A palavra preconceito significa pré-julgamento antecipado sobre uma pessoa e seus valores.
Preconceito físico: o preconceito físico é um dos mais comuns, onde a pessoa é excluída da sociedade por ser gorda ou magra, alta ou baixa, ou ter qualquer característica física que a sociedade desaprova.
Preconceito religioso: é comum que a religião predominante de um país imponha seus costumes religiosos, e não são os grupos religiosos apenas que sofrem, os ateus sofrem preconceito da maioria das religiões, e também por amigos e familiares.
Racismo: é quando uma pessoa é excluída da sociedade por ser negra, japonesa ou apresenta aparência de outra raça, diferente da de seu país de origem.
Homofobia: desde sempre ser heterossexual é ser considerado superior ao homossexual. Em cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, os meios de comunicação noticiam, com certa frequência, agressões físicas a gays e lésbicas, simplesmente por serem o que são.
Preconceito por deficiência: outro tipo de pessoa que é excluída da sociedade é a deficiente física. Os passeios públicos e os transportes coletivos de um modo geral, não têm rampas de acesso.
Júlia Costa dos Santos, 6.3