Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: 11/04/15

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Encerramento das atividades

Com a publicação de hoje, encerramos nossas atividades do ano letivo de 2015. Alguns textos e artes foram entregues à coordenação, mas não foram publicados. Isso se deve à grande participação dos alunos neste ano, o que gerou uma fila de publicação maior ainda. Espero que entendam.
Encerramos as atividades nesta data para que possa haver tempo para a contagem de material e elaboração de certificados.
Devo um agradecimento enorme pela confiança e pela participação. O Tribuna Estudantil é de vocês! Muito obrigada.
Até 2016!


Professora Paula

Arte

Paola Letícia Fernandes Neves, 7.4


Arte

Izabele de Paula Oliveira, 7.4


Arte

Andreza Karen da Silva, 7.4


Arte

Jennefer de Oliveira Carvalhães do Carmo, 7.4


Arte

Pedro Lucas Nascimento, 6.5




Arte

Daniel Henrique Alves Freitas,7.4


Arte

Washington José dos Reis, 8.2


Arte

Vitória Luiza Vianna da Silva, 8.2


Arte

Rodrigo Sávio Modesto Silva, 2.4


Arte


Nayara Gonçalves da Costa, 3.2


Valores que vêm da infância

Desde pequenos, vamos adquirindo em nossa bagagem valores.
A princípio, nossos pais nos ensinam, desde os primeiros momentos de vida, nos dão carinho, amor, afeto e educação. Aprendemos o “sim”, o “não”, o que podemos ou não fazer, a discernir o certo do errado.
Depois, o convívio com familiares, vizinhos... e aí começamos a frequentar a escola. Tem quem pense que essa formação de personalidade, valores e educação é obrigação da escola, mas esse processo tem que ser feito em parceria: família, amigos e escola caminham juntos.
Quando crescemos e começamos a conhecer a vida como ela é, dá uma certa insegurança, um medo de sair daquela proteção, mas é aí que deve se pegar aquela bagagem cheia de ensinamentos e colocar em prática.
Pois o que importa não é nosso tamanho ou nossa idade, mas os valores que aprendemos em nossa infância, em nossa formação pessoal, que devem ser usados para o resto da vida, pois isso é o que nós somos.


Leidiane Cristina Pereira, 3.2

Sem você

Mundo imperfeito
Que me deixa aqui
Esperando, sem tua presença
Sem seus suspiros de inquietações
Ó, vida! A qual não suporto viver

Pesadelos vêm atormentar meu sono
Vejo o seu rosto,
Juro que posso sentir sua respiração,
Mas acordo
E vejo que eram apenas alucinações
Que vêm lembrar-me que um dia estive com você

Mundo imperfeito,
Que me tirou a pessoa mais importante de minha vida
Que me tirou a felicidade
Que me tirou a razão de viver.

Agora, estou aqui infeliz,
Angustiada, sozinha, sem você
Tentando achar um razão para sorrir
Sorrir para quê? Meu sorriso não tem sentido sem você
Só estou sentindo sua falta.

Kênia Lorrayne de Oliveira Ferreira, 2.3

Um pouco sobre mim

Eu sou um cara com uma personalidade bem forte. Decido sempre uma etapa que eu quero e vou conseguir, tipo ser um jogador ou algo de que as pessoas vão se orgulhar.
Tenho que batalhar muito, mas muito já estou fazendo agora, me empenhando nos estudos para poder conseguir algo na vida.
Eu adoro muito festas. Em quase todas as festas eu estava presente. E eu não consumo bebida alcoólica. 
Penso muito. Minhas amizades, para mim, são uma coisa sagrada. Eu faço o máximo possível, evito brigar com qualquer pessoa. Respeito muito minha família e todos que me respeitam.


Gabriel Richard Moreira, 1.7

Jovens - Adolescência

Uns dizem ser rebeldes, outros dizem ser bagunceiros, outros dizem ser quietos, outros... meio termo. Eu diria ser assim pois estão atrás de algo, precisam descobrir, precisam saber, precisam se encontrar. Quem somos nós? Qual é a nossa personalidade? Como saber isso? São tantas perguntas, indecisões, parece que quando chega a uma certa idade, necessitamos nos encontrar. Paramos no tempo só para nos encontrar.
A boneca para de ser importante e começamos a observar os meninos. Ler um livro pode ser bem mais interessante do que eu pensei, mas qual faculdade vou fazer? Popularidade é importante? Acho que estou comendo o dobro de ontem e menos que amanhã...
Entender os adolescentes não é fácil, porque nem a gente entende a nós mesmos. Fazemos coisas de que depois nos arrependemos ou às vezes deixamos de fazer algo por medo de nos arrependermos. Quem vai nos entender? Queremos carinho, atenção, mas queremos liberdade! Quem vai nos entender? Queremos sair, curtir, mas queremos ficar em casa vendo filme e comendo pipoca. Quem vai nos entender? Somos bipolares, queremos tudo, mas, ao mesmo tempo, não queremos nada. Quem vai nos entender?
Talvez tudo isso seja apenas porque queremos saber quem somos nós.


Thaiuny Isabella da Conceição Frazão, 1.8

Violência, vandalismo e drogas nas escolas brasileira

Professores não são mais respeitados e não recebem seu devido valor. Não é só nas escolas públicas, mas também nas particulares. Os mestres do ensino são vítimas de violência e desrespeitos.
Vandalismo é muito comum nas escolas brasileiras. Cadeiras e mesas são quebradas, rabiscadas e arremessadas contra as paredes, as quais são pichadas e danificadas. Alunos causam grande estrago ao patrimônio público.
Colegas agridem professores e nenhuma providência definitiva é tomada, porque não há muito o que fazer. Serem expulsos não está adiantando, pois esse ato vira motivo de revolta e rebeldia entre aluno e diretor.
As drogas passam despercebidas para dentro da escola, a patrulha escolar não causa medo nos alunos e não tem autoridade.
O certo seria orientação dos pais e um reforço da escola para aqueles que entraram nessa vida de horror.

Adriana Aparecida Magierek de Abreu, 1.6

Fome no mundo

Era uma vez um homem que morava na Itália. Às vezes, ele não tinha nada para comer, ele não aguentava porque seu maior sofrimento não era ficar na rua, não era não poder ter amigos, mas sim não poder comprar alimentos.
Às vezes fico pensando que as pessoas ficam jogando alimento fora, a decadência do mundo é muito grande. Lá em casa, às vezes, desperdiçamos muita água e comida à toa. As coisas inúteis fazem diferença porque tem gente que fica o dia inteiro sem comer porque não tem nada.
Há tanto desperdício que as pessoas fazem e pensam que aquilo nunca vai fazer falta, mas faz futuramente. Pessoas choram por falta de comida, choram por causa de água, passando fome e sede, e as outras pessoas não têm consciência disso.

Rosa Levi Moreira, 1.7

A vida

Sabe qual o maior desafio que todo mundo enfrenta todos os dias? Viver. Por mais simples que pareça, não é tão fácil assim porque a vida é imprevisível, totalmente imprevisível e não há uma preparação para que tudo seja como planejado, afinal, qual seria a graça se tudo fosse perfeito? "É vivendo que se aprende a viver", é caindo que se rende a levantar e, com o tempo, se aprende também que não é possível conquistar tudo aquilo que se batalha para conseguir.
É verdade, a vida não é fácil para todos e nem por isso perde seu brilho, pois "pra quem sonha colorido, não existem dias cinzentos". Qual seria o sentido de viver se não houvesse as experiências adquiridas ao longo da vida? A prática leva à perfeição.
Enfim, a vida é a mais bela das composições de música, a mais linda poesia e o filme mais incrível que pode existir: não é possível voltar, avançar ou pausar, tudo acontece em tempo único e num piscar de olhos já se foi a cena principal. O melhor é que todos imaginam, porém ninguém sabe como esse filme termina. Independentemente do gênero (drama, comédia, romance ou ficção), a vida sempre será uma aventura da qual tem-se a certeza: ninguém sairá vivo!


Camila Gonçalves Teodoro, 1.8

A família

A família é um tesouro, são as pessoas em quem você pode confiar, que te amam, que gostam de você. 
Família é o que ajuda a cuidar de você, te dá amor, se diverte com você.
Como não gostar da família? Família é algo engraçado, sempre te faz rir. Sempre tem um primo, um tio, uma tia de que você gosta mais; e a sua avó sempre te ajuda.
Mas não tem algo mais especial do que o amor de mãe e pai. Eles cuidam, dão amor, te ensinam, brincam contigo, te enchem de carinho, às vezes te dão uns tapinhas, mas sempre querem o seu melhor, querem que você tenha um bom futuro, seja um médico ou advogado, não um marmanjo "safado".
Família é eterna, todos se ajudam e se cuidam, todos se amam, sempre estão prontos para quando você precisar, pois a família foi e sempre será a melhor coisa que Deus nos deu.
Ame sua família. Ela vale mais do que um tesouro.


Lorrany da Silva Lopes, 1.7