Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: 10/22/08

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Arte


Rafael Júnior de Carvalho, 3B

Águia


A águia é a maior e mais robusta ave de rapina. Ela vive em torno de 70 anos e se alimenta de ratos, cobras e até mesmo de pequenas aves, entre outras presas.

Com o passar dos anos, como tudo na vida, a águia também envelhece. Suas asas ficam muito pesadas pelo tamanho das penas, o que dificulta seu vôo, suas unhas também crescem se curvando e dificultando a captura de suas presas. Com o seu bico não é diferente: ele também cresce e se curva e já não fica mais forte como antes e, como conseqüência desses fatos, a águia não consegue se alimentar direito, ficando fraca.

As asas, as unhas e o bico são essenciais para a sobrevivência dessa admirável ave que corta o céu atrás de alimento derramando beleza por onde voa, porém tudo o que é bom um dia tem de acabar. Quando a águia chega aos 40 anos de pura experiência, ela já não é forte como antes, já não consegue voar; suas unhas e seu bico começam a atrapalhar e essa magnífica ave tem dois caminhos entre os quais terá de escolher o melhor para si.

Uma águia quando chega a esse ponto de não conseguir voar e nem se alimentar devido às condições de seu corpo ou se entrega à morte se jogando em um rochedo, ou enfrenta uma dolorosa renovação que só se completa com 150 dias de puro sofrimento e coragem, para que possa viver mais 30 anos.

A águia mais fraca que não conseguirá passar pela renovação acaba se deixando levar pela morte, mas a águia mais resistente e com muita determinação aceita encarar essa dolorosa transformação. Antes de tudo, ela segue para uma área de rochas que seja baixa, não necessitando de seu vôo e em que existam pequenas presas fáceis para seu alimento. Com muita coragem, a águia vai batendo seu bico nas rochas até conseguir arrancá-lo. Após ele cair, ela aguarda um novo bico, o que certamente levará algum tempo. Com o nascimento de seu novo bico, ela arranca suas penas velhas, arranca sem dó, e assim aguarda se recuperar da dor e as penas nascerem novamente. Após ter completado essa fase, a águia disposta a sair da transformação, pronta para viver mais, arranca suas unhas uma a uma, aguardando, então, com muita paciência o crescimento das novas.

Ao passar exatamente cinco meses de puro sofrimento, a águia voa festejando essa vitória, mostra-se feliz por poder seguir mais 30 anos com sua beleza renovada. Esse, sem dúvida, é um fato digno de admiração!

E você? Tem problemas como todos no mundo, mas qual o caminho a ser seguido? Vai se deixar levar pela derrota ou vai se mostrar forte e determinado assim como uma ave disposta a lutar pela sobrevivência?

Não deixe que um problema, por maior que seja, estrague sua vida. Mostre-se disposto a resolvê-lo. Não importa o tamanho do problema, o que importa é o tamanho da determinação que você tem para resolvê-lo.

Um problema é um obstáculo que temos para nos fortalecer para o futuro. Siga seus objetivos, enfrente todos os obstáculos e assim usufrua de suas conquistas. Mostre-se vencedor e merecedor delas. Não desista antes de tentar!

Pense nisso.

Joseane Priscila de Sousa, 2C