Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: 04/11/13

quinta-feira, 11 de abril de 2013

ENEM: Verdade ou Consequência?

Conexão Tribuna
Andreza Siqueira
Bruna Adriana
Jacqueline Silva
Laila de Souza
Nathália Vitoretti
Patrícia Carvalho



Devido aos acontecimentos ocorridos no ano passado em relação às redações do Enem, com o tema "Movimento imigratório para o Brasil a partir do século XXI", em que alguns candidatos colocaram uma receita de miojo e o hino do Palmeiras nas redações, este ano a correção das mesmas será mais rígida e os candidatos que cometerem esse deboche receberão nota 0 (zero) em sua redação.

"O Enem é o Exame Nacional do Ensino Médio, cuja finalidade é avaliar o aprendizado geral dos estudantes que concluíram o ensino médio, a fim de alcançarem uma vaga nas universidades brasileiras.", relata Nalu T. Martin.

O Conexão tribuna também entrevistou a pedagoga da escola Henrique Diniz.

1)    Andreia, como o Enem contribui para a

aprendizagem dos alunos?

Através das provas do Enem, os alunos conseguem detectar quais conteúdos precisam estudar mais, ou aqueles que ainda restam dúvidas. É o momento de certificar-se do que foi aprendido e necessita-se uma atenção especial. Desta forma, contribui  para os alunos no sentido de direcionar-lhes para um futuro melhor.

2)    Como será feita a correção das redações este ano?

A correção poderá ser corrigida por até três professores, sendo que algumas mudanças ocorrem: a proibição de deboche, a exigência do domínio da norma culta da língua portuguesa. Além do fato de que se houver uma redação com discrepância máxima nas notas, de dois corretores, será preciso a mesma passar pela mão de um terceiro corretor.

3)    Quais os benefícios do Enem para os alunos concluintes do ensino médio?

São muitos os benefícios do Enem para os jovens do ensino médio. Dentre eles, podemos citar o ingresso nas universidades, isto porque muitas delas estão substituindo o vestibular pelo resultado do Enem. O Prouni (Programa Universidade para Todos) que é concedido a alunos que fazem as provas do Exame Nacional, e o Fies (Programa de Financiamento Estudantil), são alguns exemplos de benefícios que os alunos têm ao seu alcance, quando se propõem a fazer as provas do Enem.

Os que se interessarem em participar do Enem 2013, estejam com carteira de identidade em mãos e inscrevam-se. Boa Sorte aos candidatos!

Uma nova oportunidade

Por Conexão Tribuna
Andreza Siqueira
Bruna Adriana
Jacqueline Silva
Laila de Souza
Nathália Vitoretti
Patrícia Carvalho

Vários alunos da escola estadual Henrique Diniz ganharam uma nova oportunidade de se qualificarem ainda mais para o mercado de trabalho. Essa oportunidade se chama Pronatec.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) se originou através de uma lei da presidente Dilma Rousseff, que objetiva expandir o ensino técnico a alunos de escolas públicas do nosso país. As bolsas de estudo oferecidas à escola foram dos cursos técnicos em Eventos e Informática. Para sabermos mais deste assunto, conversamos com a coordenadora adjunta do Pronatec, Maria Aparecida Garcia Pinheiro Goulart.

1. Maria Aparecida, quando o Pronatec foi implantado em Barbacena?

O Pronatec é um programa do governo federal, que foi implantado em Barbacena no ano de 2012 e no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Barbacena, no segundo semestre do mesmo ano.

2. Quais os cursos técnicos que são oferecidos pelo programa?

Os cursos técnicos oferecidos são: Curso técnico em Agropecuária, Informática, Eventos, Recursos Humanos e curso técnico em Química. Os cursos técnicos em Eventos e Recursos Humanos são inéditos na região.

3. Haverá a abertura de novos cursos do Pronatec?

Sim, os candidatos deverão procurar a secretaria municipal de coordenação de programas sociais e levar documentos pessoais e comprovante de residência para fazer sua matrícula. As inscrições vão até o dia 06 de maio de 2013.

O Conexão Tribuna também entrevistou uma das professoras do curso técnico em Eventos, Bianca Alvin, que nos falará um pouco do desenvolvimento dos alunos no mesmo.

1. Bianca, para você, o que é dar aula para uma turma do Pronatec?

Atuar como professora no Pronatec é uma experiência ótima, pois só dava aulas para alunos do curso superior. E dar aulas para alunos do ensino médio está sendo um momento único, pois é outra forma de ensino e aprendizagem. Nossos laços são próximos.

2. O que você espera dos seus alunos após se formarem?

Espero que o curso possa fazer a diferença na vida profissional deles e que saibam aplicá-lo bem no mercado de trabalho.

3. Você acompanhou a chegada desses alunos aqui, certo? Você notou algum desenvolvimento profissional e pessoal deles em relação a sua disciplina e o meio em que convivem?

Nos alunos que trabalham nos eventos organizados no próprio instituto, pude perceber que eles têm se mostrado e expressado muito bem. Também notei uma diferença de motivação nos dias de hoje, que é bem maior do que no início do curso.

O Pronatec está sendo bom para todos seus integrantes. Segundo a aluna Kássia do 2°8, o Pronatec é muito bom, pois é uma oportunidade única em que conseguimos ter um futuro melhor. O curso de informática, além de ter o lado teórico, possui momentos de praticar nossos conhecimentos.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) reforça a ideia de cursos técnicos em diversas áreas do país, para que tenha mão de obra necessária, uma vez que esse receberá eventos de grande porte. Tendo em vista este ponto, eu, aluno do Pronatec, percebo de forma clara o quanto é importante para o aperfeiçoamento técnico no país, mas sei que este curso é apenas um “um pano de fundo” para que cada um de nós possa ter uma base e crescer na área de eventos, diz o aluno Parley, do 2°8.

Agradecemos por todos os envolvidos neste projeto e queremos que ele permaneça beneficiando alunos de escolas públicas por vários anos daqui para frente.