Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: 11/11/19

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Sim à escola


Por Anahi

 

Sim à escola


T
odos sabem que, em nosso país, há tempos, observa-se como vem aumentando o número de pessoas com problemas de saúde, não aquela saúde com a qual todos geralmente de preocupam, e sim aquela com a qual não se preocupam, mas é tão importante quanto a saúde física: a saúde mental.
São inúmeros motivos que levam uma pessoa a ter depressão, crise de ansiedade, transtorno bipolar e até mesmo o estresse, e não podemos negar que a escola é um das razões de muitos jovens nos dias atuais terem problemas com a sua saúde mental. Sim, a escola! Aquele lugar que nos devia acolher, pois passamos uma grande parte da vida lá.
Professores, entendam que muitos de nós alunos não tiramos notas baixas por preguiça. Muitos só estão tristes, não querendo lidar com a vida, tendo crises existenciais; já estão tão desmotivados que não conseguem levantar da cama. Não é falta de vergonha na cara quando não tiramos notas boas. Vocês só precisam ter mais empatia com a gente, saber entender que temos crises de ansiedade antes das provas, crises de choro quando a sala se torna muito tóxica. E saibam que, quando somos desmotivados por vocês, nos sentimos tão inúteis que, de tanto ouvir que não somos capazes, que nos falta vergonha na cara, chegamos ao ponto de estudarmos e não aprendermos.
Por isso tudo, eu peço um pouco mais de compreensão, empatia e amor ao próximo. Tenham respeito com os alunos, entendam que temos dificuldades. Honrem a profissão de vocês; ensinar é muito bonito, mas entendam que ensinamento e ignorância não combinam.

Um poema vivo

Por Vitória Maria Gava Ferreira, 2.14

 

Um poema vivo

Era pra eu ser pequeno
Minha dona custa a me fazer
Mas como qualquer coisa que ganha consciência
Eu não sei bem o que vou ser

Sou parte de uma folha e posso voar
Posso ser esquecido em qualquer lugar
Se eu gritar! Não escutam a revolta
Sou dependente de tudo a minha volta

A sociedade me faz
Me julga esteticamente
Não tenho liberdade nem paz
Não quero ser indiferente
Então preciso me encaixar
Preferencialmente rimar
Tentar ou mostrar estar contente

É noite e ninguém me ama
Queria deitar, mas nem tenho cama
Vou ser exposto assim, de pijama
Numa intimidade insana
Torcendo para ao menos ter fama.