POR CAMILA GONÇALVES TEODORO, 2.5
O suicídio é uma questão que vem preocupando a cada dia mais os governos de todas as nações e já é considerado a segunda principal causa de morte do mundo e mata mais jovens que o HIV.
O Brasil é o oitavo país em casos de suicídios e os dados são mais assustadores ainda se consideradas as idades de 15 a 29 anos. A evolução do número de suicídios na adolescência é um problema gravíssimo, são 800 mil casos por ano, sem contar as tentativas fracassadas. Os motivos para tal ato podem ser variados, mas entre os principais estão: dificuldades para lidar com frustrações, abusos e maus tratos; uso de drogas e bebida alcoólica; problemas de ordem financeira; ou até mesmo distúrbios psíquicos.
Os governos buscam soluções diante da gravidade do problema, mas é necessário que invistam em maneiras mais eficazes.
No Brasil, existe o Centro de Valorização da Vida que trabalha na prevenção do suicídio, no entanto é importante que se intensifiquem as campanhas e movimentos a favor da vida, com a criação de novos projetos para que o alto índice de suicídio diminua, projetos de incentivo e apoio aos jovens. O uso das redes sociais é também uma maneira prática de divulgar movimentos como Setembro Amarelo que é mundial e leva ao conhecimento de todos um assunto sério: o suicídio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário