Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: 04/15/09

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Curso de informática – Profª Juliana

Alunos escolhidos para formar a primeira turma do curso Impress 2009.
    Tamara Shirley        1° B
    Romário Mariano       1° B
    Dayelle Fernandes     1º C
    Átila Joviano         1º C
    Thaís Aparecida       2º A
    Jéssika Carolina      2º B
    Leandro Augusto       2º C
    Cristiane Maria       2º C
    Crislaine             3º A
    Ana Paula             3º A

As aulas terão início dia 15/04/2009 às 16h30min na escola. Os alunos que não comparecerem a primeira aula serão imediatamente substituídos.
Obrigada,
Professora Juliana

Relatório da reunião do PEAS (01/04/09)

"Quinto encontro": como todos já sabem, nos reunimos para colocar em prática o PEAS e nesse encontro não foi diferente. Como os patrocinadores responsáveis pelo PEAS já sabem as carreiras que os alunos querem seguir, foi feito o encontro da seguinte forma:

Primeiro, cada um dos alunos recebeu uma folha em que teriam de escrever como acham que seria a rotina, o salário quando conseguissem exercer sua profissão, etc. Após isso, os professores deixaram em uma mesa papéis que falavam sobre vários assuntos de interesse para os alunos e cada aluno pegou o que falava sobre sua área. Em cada profissão havia escrito como se faz para conseguir entrar, explica como é lá dentro, ou seja, a rotina e fala do salário inicial; enfim, falava da carreira, do mercado e do curso.

Após cada um ter lido o seu, todos tiveram de responder algumas questões que se baseavam em se o que lemos nos deu mais informações, se nos fez ficar em dúvida, se mudamos de idéia, etc. E cada um apresentou aos demais o que se passou em sua mente, respondendo as questões de forma objetiva e muitas das vezes despertando interesses nos outros alunos. Alguns alunos quase desistiram da profissão que escolheram, foram supreendidos por algumas coisas, outros, por já saberem de muitas informações antes do encontro, continuaram determinados em seguir em frente, o que aconteceu foi só uma confirmação das informações que tinham. Para aqueles que ficaram em dúvida, terão vários encontros para ajudá-los a decidir.
Joseane Priscila de Sousa, 3A – PEAS

Hoje foi a reunião que teve mais professores. Foram o Felipe, o Maicon, a Lúcia, a Patrícia e a Paula. Nós tivemos que pegar um papel em que tivesse escrito a profissão com que nos identificávamos.

Depois, tivemos de responder seis perguntas sobre a profissão que nós escolhemos e falar sobre as respostas que colocamos. Todo mundo que estava na reunião falou sobre facilidades e dificuldades da carreira, inclusive os professores deram sua opinião sobre quando eles decidiram o que fazer.

Depois todos os alunos que continuaram na reunião fizeram perguntas para a professora Patrícia de matemática: o que ela acha da escola e o que ela acha dos alunos, etc. Foi assim que acabou a reunião do PEAS no dia primeiro de abril de 2009, o dia da mentira.
Gustavo Silva de Andrade, 3A– PEAS

Projetos não aceitos e EPCAR


Por Vinícius José Resende de Souza – 3A

Olá! Vamos falar hoje sobre alguns projetos não aceitos e sobre a EPCAR.

Pelo que sei, Barbacena teve durante anos muitas oportunidades para receber indústrias de grande e médio portes. Ao decorrer do tempo, a famosa guerra “Andradas X Bias” proporcionou a Barbacena péssimas situações, tal como a perda da “fábrica de carros Peugeot“, uma fábrica de biscoitos, e uma fábrica de Pneus, da qual só resta mato em grande altura. A rivalidade entre Andradas e Bias fez com que tudo isso fosse para o “beleléu”. O ano passado foi uma prova disso, muitos dizem que são os Andradas que não deixam vir nada para cá. Fato, pois ano passado uma fábrica chinesa de carros elétricos viria para Barbacena, o que se confirma, pois eu mesmo mandei um e-mail para o Vereador Amarílio Andrade, o qual afirmou que esteve no Rio de Janeiro resolvendo isso. Os empresários chineses estiveram aqui em Barbacena olhando o local de instalação, mas o prefeito nem sequer mandou o projeto para o papel para ser divulgado na câmara de vereadores, coisa que deveria ter prioridade. A fábrica deixou nossa cidade e foi para a cidade de Rolante-RS. Perdemos a Fábrica São José e também estamos perdendo a Ferreira Gomes, pelo que parece. Isso já é antigo, a “guerra Andradas X Bias” fez com que essas grandes empresas saíssem da cidade. A guerra de “um traz, outro tira” fez com que a EPCAr ficasse na cidade, de uma maneira ignorante, mas fez.

EPCAR

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAr) é uma escola de ensino da Força Aérea Brasileira (FAB), sediada em Barbacena (MG). Sua missão é preparar jovens para ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAv) da Academia da Força Aérea (AFA) por meio do CPCAR (Curso Preparatório de Cadetes do Ar), e ao mesmo tempo proporcioná-los o complemento do Ensino Médio. A EPCAr abria anualmente 220 vagas. 185 para o primeiro ano, e 35 para o terceiro ano, mas no CPCAR 2009 foram apenas abertas vagas para o primeiro ano, e pode ser que termine o concurso de admissão para o terceiro ano. Lembrando que são aproximadamente 13000 candidatos para o 1º ano e 4000 para o 3º ano. Na Escola também se dá o alistamento militar, através do qual jovens podem entrar na carreira militar, começando como recrutas, o que não é moleza, mas com o tempo ajuda a se acostumar ao regimento e se adaptar melhor. Para mais informações acesse http://www.net-rosas.com.br/~epcar/. Até mais.

O que é carreira militar?


Por Tamires dos Santos de Assis – 3A

Carreira militar é uma carreira que pede muito esforço do indivíduo. As pessoas que querem realmente seguir esta carreira vão passar por todos os obstáculos, pois essa é a profissão que querem seguir.

O salário nessa carreira é muito bom, mas as cobranças também são muito grandes porque o Estado paga bem, mas exige um bom rendimento e principalmente um bom aproveitamento no dia-a-dia.

O que devemos fazer é deixar pensamentos ruins de lado e pegar firme no estudo para entrar, porque vão ter muitas coisas no caminho, mas batalhe, pois você é superior a tudo isso. Seu sonho é esse e ninguém deve tirá-lo de você.

Para entrar nessa carreira devemos ter uma boa resistência porque os testes físicos exigem muito. São a parte que reprova muitas pessoas porque muita gente acha que é uma coisa e, na hora em que você chega lá é outra. O dever deles é cobrar e por causa disso exigem o máximo.

Existem muitas profissões militares. Umas são “mais pesadas”, como polícia militar, bombeiro, etc. e outras são “mais leves” como polícia ambiental. Mas mesmo nessas carreiras “mais pesadas” existem vários setores. Alguns são muito perigosos, mas são também muito satisfatórios para quem gosta.

Siga a carreira militar feliz, pois a maior diversão da vida é praticar o que quer sabendo das dificuldades e facilidades que ela pode nos trazer.