Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: 08/24/10

terça-feira, 24 de agosto de 2010

O mundo infantil


O mundo não é tão justo. Não como deveria ser. Ainda hoje, existem milhões de crianças e adolescentes que, ao invés de estarem na escola, adquirindo conhecimento, estão nas ruas, trabalhando.

Pessoalmente acho que lugar de criança é na escola. É indiscutível essa afirmação, porém, por necessidade, há uma grande evasão escolar, uma vez que ela precisa abandonar a escola para ajudar sua família.

Além disso, as condições de trabalho são perigosas, agridem a saúde das crianças e as expõem a perigos incalculáveis.

Enfim, criança tem que brincar, se educar e esperar a fase adulta para trabalhar. Quando tudo isso acontecer, poderemos dizer que as coisas estão começando a se ajustar.

Vanessa do Carmo Almeida, 3B

O uso de drogas


O tema que será desenvolvido é a questão do uso de drogas.

Em minha opinião, concordo que isso seja crime, pois assim como o usuário é prejudicado, ele pode prejudicar as pessoas que convivem com ele.

Sem dúvida, a pessoa que faz uso de drogas está acabando consigo mesma, porque o caminho das drogas pode ser um caminho mais fácil, com o qual vendendo pode-se lucrar muito, mas esse caminho muitas vezes só tem passagem de ida e não de volta.

Além disso, as drogas acabam com sua saúde, tanto mental como física. Entretanto o que leva a pessoa, no caso da maioria dos jovens, a seguir esse caminho?

Muitas vezes por acharem que a solução dos seus problemas está ali ou pelo fato da influência dos amigos, pois nas escolas, principalmente nas escolas de cidades grandes, alguns alunos são amedrontados por outros.

Assim, o problema do uso de drogas é um assunto a ser discutido e que merece atenção, pois se todos os jovens seguirem esse caminho, o que será do futuro do país?

Tamara Shirley Natanaele dos Santos, 2A

Apenas leia e reflita


Os dias passam, os anos passam e a cada minuto, segundo que passa, aprendemos algo novo, coisas boas ou ruins.

Com o decorrer da minha vida aprendi muito; aprendi que para sofrer basta se iludir; aprendi que para chorar basta se machucar; aprendi que para amar basta deixar sentir; aprendi que para ser eu mesma basta ser original, não ser igual nem diferente, apenas original; aprendi que um verdadeiro soldado não recua e por esse motivo é nomeado herói; aprendi que para ser lembrado não precisa ter sucesso, apenas ser uma pessoa de valor; aprendi que uma imagem vale por mil palavras, mas nem sempre é verdadeira; aprendi que para saber a verdade não é necessário se precipitar, apenas espere e ela virá; aprendi que a vida, muitas vezes, é injusta; aprendi que a justiça tarda, mas não falha; aprendi que fidelidade e caráter são qualidades e não dons.

Aprendi que não sou minha roupa, que não sou meu cabelo, que não sou minha maquiagem, que a personalidade e o caráter de uma pessoa são valorizados. Aprendi que não é necessário ser louca, apenas ser eu mesma e que posso e sou capaz de fazer a diferença, assim como você. Aprendi que a sinceridade é a ponte para o idealismo, que mudar não é deixar de ser quem você é e sim acrescentar o que falta, que é nos fracassos que temos grandes lições. Aprendi que demonstrar o que sentimos não é vergonhoso e sim um bem para nosso interior; então, quando tiver vontade de gritar, grite; quando tiver vontade de chorar, chore; se tiver vontade de xingar, então xingue; você não estará sendo louco ou louca, apenas estará purificando seu interior.

Não seja diferente ou igual, seja original. Não diga que está com ódio, pois ódio é uma palavra muito forte, se fosse bom de sentir, ele seria vermelho tal como o coração, então não diga que sente ódio, apague de sua vida aquilo que te faça pensar que você sente esse ódio. Viva por você, lute por você, mas lute com honra, e assim terá glória.

Enfim, "na vida temos vários obstáculos a serem superados, um deles é que nos leva a amar, então quando for superá-lo, lembre: amar é fundamental!"¹

¹ Autor desconhecido.

Jéssica Geyse Dias Damasceno, 2B

Reforma na escola


Desde o dia primeiro de junho, está havendo um reforma na Escola Estadual "Henrique Diniz". Com certeza ela vai melhorar muito o estado da escola. Esta reforma já teria de ter sido feita há muito tempo. E, com o perdão das palavras, a escola estava e está um "lixo". Mas provavelmente, e espero que sim, isso vai mudar.

Porém, desde que começou a reforma, os alunos têm reclamado muito, principalmente os das salas 12, 13, 14. O barulho feito é insuportável, não dá para se concentrar nas aulas e nos estudos. Além disso, os serventes e pedreiros não têm um pingo de respeito para com os alunos. Aqueles homens da obra ficam olhando para as meninas, invadindo nosso espaço de liberdade. Fumam e nós somos obrigados a fumar com eles (fumantes passivos). Além disso, conversam muito alto, e nós alunos prestamos mais atenção na conversa deles do que na explicação do professor. No mês de julho houve apenas provas, então aí é que os barulhos duplicaram. Como nos concentramos numa prova, com tanto barulho? Não sei. Quem sabe nosso diretor nos explique.

Fernanda Aparecida da Silva Santos, 2B

Inscrições UFMG e UFV

Já estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2011 da UFMG. As inscrições podem ser feitas até dia 10 de setembro pelo site http://www.ufmg.br/copeve/site/index.php#-1 
Só poderão fazer o vestibular aqueles que se inscreveram no ENEM, já que o mesmo será usado como a 1ª fase deste vestibular.

Também já estão abertas as inscrições para o vestibular da UFV (Universidade Federal de Viçosa). Façam suas inscrições pelo site http://www.copeve.ufv.br/ até dia 24 de setembro.
Aproveitem! Façam suas inscrições e arregacem as mangas!

Grande abraço.
Professora Paula

Pedido de isenção da taxa de inscrição da UFSJ

Atenção, 3º ano!! De 1º a 24 de setembro, estará aberto o prazo para o pedido de isenção da taxa de inscrição para o Processo Seletivo 2011 da UFSJ (Universidade Federal de São João del Rei).
Aproveitem esta oportunidade.
Abraço a todos.
Professora Paula