Por Ana Caroline Silva Carvalho – 3B
Depois de 25 anos são realizadas as eleições e quem ganha é Fernando Collor, ou seja, ele é o primeiro presidente eleito diretamente após a ditadura.
Collor em suas campanhas dizia que iria acabar com os “marajás da corrupção” e regularizar a economia. Seu marketing era muito bem feito e, por esses motivos, ele foi eleito.
Collor não se sai muito bem com a economia, pois as medidas que ele toma não dão certo. Suas medidas foram: mudar a moeda, congelar preços e contas bancárias, demissões e incentivo às importações.
Foram dois anos de denúncias e corrupções em seu governo, sendo que ele havia prometido acabar com a corrupção. Seu governo foi o campeão das CPIs.
Em 1992, seu irmão, Pedro Collor, deu uma entrevista à revista Veja falando que Collor estava sim envolvido na corrupção. Collor vai para a TV e marca uma data para que todos saíssem nas ruas de verde e amarelo para mostrar que apesar de tudo, todos estão do lado dele, mas, nessa data marcada, todos saem às ruas de preto, pedindo para que Collor saísse. O movimento ficou conhecido como “caras pintadas”.
Collor renuncia para escapar do Impeachment, mas mesmo renunciando, foi punido com dez anos sem poder se eleger novamente. Com isso, seu vice-presidente, Itamar Franco, assumiu.