Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: 09/05/13

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Venha prestigiar!


Uma cidade das rosas e frutas

Conexão Tribuna
Andreza Siqueira
Bruna Adriana
Jacqueline Silva
Laila de Souza
Nathália Vitoretti
Patrícia Carvalho 

Esta matéria conta com a participação especial dos alunos: Carla Cristina, Gabriela Vitória, Leidiane Pereira, Tamyres da Silva, Vanessa Rodrigues e Vitor Vidigal da turma 1.1.

A agricultura em Barbacena ainda é uma importante atividade econômica para o município, além de ser um trabalho simples e honesto. Quem conhece de perto o trabalho dos agricultores percebe que eles não trabalham somente pela renda, mas também pelo gosto ao trabalho exercido.

Nos últimos anos a região obteve o índice de 75% de suas áreas utilizadas para plantio, principalmente do morango, que teve 66% de produtividade, um número que foi considerado excelente e que deixou os produtores satisfeitos e contribuiu para o desenvolvimento econômico da região.

Os alunos entrevistaram os agricultores; Vander Bageto e José Augusto Ribeiro.

Na escolha do local ideal para se plantar os produtos, quais são os quesitos necessários para que se obtenha uma boa produção?
Há vários quesitos importantes na hora de escolher o lugar que melhor contribua para o desenvolvimento da produção. O clima é o fundamental, pois na produção de certos frutos o clima influencia e muito. Há frutos que necessitam do clima frio e outros do clima quente.

Qual é a prática de agricultura que vocês usam para as frutas e rosas?
Nós agricultores, tanto faz de rosas ou morangos, preparamos a terra e depois o solo, se estes estiverem bons, plantamos as mudas do que queremos.

Por que Barbacena é considerado a melhor região para o plantio de frutas e hortaliças?
A região possui o clima favorável para que se possam plantar os frutos sem que estraguem. O clima da região varia de uma época para a outra, por isso podemos plantar diferentes frutos sem receio de perda ou prejuízo.

Qual a importância do campo que você e seus empregados vão levar sempre?
O crescimento e o conhecimento que os agricultores tiveram e sempre vão ter. E que antes de vender rosas e morangos, nosso município era muito esquecido, e agora estamos sendo reconhecidos não só aqui em Barbacena, mas em outras cidades da região.

Obrigado aos alunos por esta reportagem. E podemos perceber que ser agricultor também é um trabalho digno e que traz realização pessoal e profissional, além disso, esta profissão sempre esteve presente em nossa cidade e não podemos desvalorizar as nossas origens.

Revolução Industrial

Por Ramon Henrique Mendes de Matos – 2.8

As alterações políticas-econômicas geradas pela revolução inglesa criam uma situação favorável para o início da industrialização. Com a criação dos “meios de cercamentos”, ou seja, novas demarcações de terras impostas pelos burgueses causaram expulsões de camponeses de suas terras, obrigando eles a se refugiarem nos centros das cidades, tornando em mão de obra barata a ser explorada pelos burgueses, que eram os donos das indústrias.

Diversas indústrias iniciaram suas produções, uma das mais que destacaram foi à manufatura têxtil. Vendo que o trabalho era muito braçal e rendia pouco, por exemplo, na confecção de um tapete, vendo isso os donos resolvem inovar e cria às primeiras máquinas, a primeira foi à máquina de “tear” que exigia força nos braços, mas rendia mais, querendo melhor produção eles criam a “máquina a vapor” que só exigia a água e manejamento dos trabalhadores, que colocavam carvão para aquecer a água, depois com a invenção dos “relógios mecânicos”, as situações deploráveis de exploração tornam-se comuns, pois eles faziam longas jornadas de trabalho. Muitos trabalhadores, insatisfeitos, incentivam a destruição das máquinas, esse movimento ficou marcado pelo nome “ludismo”.

Amores

Amores são fenômenos da natureza e podem ser como:
  • Vento: se sente como intensidade;
  • Brisa: toca-te levemente (delicadamente);
  • Tornado: destrói tudo o que tem pela frente;
  • Relâmpago: um flash sem deixar muitas marcas;
  • Raio: um flash que deixa muitas marcas;
  • Chuva: você sabe como ocorre, mas não vê se realizando. Acaba vendo os resultados, ou seja, você sabe toda a teoria, não vê a prática, porém tem contato com o resultado.

São tantos fenômenos que acho que não há tanto fenômeno para tanta forma de amor.

Amores são representados principalmente pelas músicas. Quem nunca se identificou ou se emocionou ao ouvir uma música?

As equivalências dos efeitos dos amores na música são muito relativas, pois cada um interpreta, sente e entende cada música e cada ritmo de um jeito.

Bom, não sou a pessoa mais indicada para ficar falando de amores não, afinal, sou uma pessoa solteira e com várias desilusões amorosas na bagagem.

Elendria

Capitalismo

Atualmente, em vários lugares do mundo há uma grande quantidade de pessoas desempregadas que procuram um sustento. Procuram um jeito para sustentar a família.

O emprego gera oportunidades muito boas e com melhores condições de vida. Trabalhadores produzem algo em uma fábrica, fazem seu trabalho corretamente, porém não sabem como será utilizado, pois o salário é bem inferior ao quanto trabalham e por isso às vezes não podem comprar o que eles próprios estão produzindo.

Hoje no Brasil foi criado um programa que dá oportunidade para os médicos de fora, de outros lugares do mundo, porque os médicos do Brasil não querem trabalhar no interior. Neste caso há oportunidades, mas não há quem as busque. Por isso o programa foi criado para pessoas de fora trabalhares no Brasil. Então é buscar e correr atrás daquilo que é necessário.

Ana Paula Pereira Ribeiro, 2.7

O trabalho ontem e hoje

Antigamente, o trabalho das pessoas era muito explorador. As pessoas trabalhavam muito e recebiam muito pouco, mas não podiam reclamar porque mesmo com a exploração, se um pedia demissão, apareciam muitos para preencher a vaga dele.

Atualmente, isso ainda ocorre, só que com menor frequência. Existem pessoas que trabalham sem carteira assinada, não recebem nem o salário mínimo e ainda têm de sustentar a família. A maioria dos trabalhos exploradores são trabalhos braçais e de longa duração. Pode-se dizer que os trabalhadores são quase escravos.

Isso ocorre muitas vezes por falta de estudo, porque a lógica é basicamente assim: quanto menos estudo, mais trabalho, ou seja, deve-se investir muito nos estudos para encher o currículo e se alguém que tenha um emprego digno.

Então, estude muito para que não fique trabalhando em coleta de lixo ou coisa pior, porque uma coisa é fato: a caneta é mais leve do que a pá.

Patrick de César da Silva Jacob, 2.7

Trabalho vs. capital

O trabalho não é bem recompensado na maioria das vezes. Às vezes as pessoas não recebem um salário adequado pelo tanto trabalhado. No mercado de trabalho as pessoas recebem o mínimo e se dão por satisfeitos.

O salário mínimo é literalmente mínimo e não dá para pagar a maioria das contas. As pessoas têm muitas dívidas e pouco dinheiro, por isso é tão importante uma formação em alguma área. Quando uma pessoa se especializa em alguma profissão, tem mais chance de receber um pouco mais.

O governo tem em mãos o dinheiro dos trabalhadores mas não o entrega assim tão facilmente.

As pessoas que mais trabalham são as que menos recebem, por exemplo: um pedreiro e um desenhista, não desmerecendo a profissão, mas um desenhista não coloca a mão na massa, não faz um trabalho pesado como o de um pedreiro, mas muitas vezes recebe o dobro do valor.

Adrielle Ketlen Marta Martins Navarro, 2.7

A sociedade de hoje

A sociedade já passou por várias fases até chegas no que é hoje. Ela se apresenta de várias formas, sejam elas negativas ou positivas. As positivas são os vários tipos de trabalhos que temos nos dias de hoje, já as negativas são o tanto de desemprego que está sendo gerado nos últimos tempos.

Por ela ser capitalista, a desigualdade social é muito grande. Isso acontece pelo fato dos poderosos tirarem proveito dos mais pobres. Eles são capazes de destruir famílias, acabar com comunidades pelo simples fato de quererem aumentar suas rendas.

Os trabalhos de hoje são um pouco diferentes dos que eram executados no passado. Isso aconteceu pelo fato da sociedade ter se desenvolvido mais ao longo dos anos. Mas esse desenvolvimento pode ter gerado um lado negativo para os trabalhadores, pois foram surgindo as máquinas, e em vários setores de vários trabalhos, a mão de obra foi substituída por máquinas e isso foi gerando um grande número de desempregados na sociedade.

Enfim, com essas várias mudanças que a sociedade sofreu, foram gerados lucros altos para alguns e desemprego para muitos. Com isso a sociedade deveria ver essa situação e resolvê-la, antes que não possa ter volta.

Camila Botelli Costa, 2.5


Capitalismo

É bem simples explicar porque o mundo está do jeito em que está (assassinatos, roubos e até mesmo suicídios). Não só no Brasil, mas em vários outros países a fome e o desemprego estão presentes. É bem simples: se você não tem dinheiro, não sobrevive.

O trabalho é uma parte importante para se viver nos tempos de hoje. Hoje em dia, ter o seu terreno para plantar e colher, para sobreviver, não significa mais nada. Você tem que trabalhar para ganhar uma mixaria que mal dá para sobreviver. Enquanto os poderosos ficam cada vez mais ricos com seu esforço.

O que mais me irrita é o fato de um jogador de futebol ganhar um milhão em quanto um enfermeiro ganha apenas oitocentos por mês. Se você não quer trabalhar por pouco, passa fome, e outra pessoa trabalha até por menos que você.

Resumindo tudo, se você não trabalha, não terá dinheiro. Sem dinheiro não pode pagar água, luz ou comida. Sem essas coisas, você vai viver na miséria e também não vai sobreviver neste mundo moderno.

Felipe Rodrigues Astionaque, 2.5