Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: 06/19/13

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Educação

Por Bridne Ávila – 2.6

Atualmente, o MEC “sugere” que as escolas façam de tudo para não reprovar os alunos, não se preocupando com a qualidade do ensino.

Passar de série nas escolas está ficando cada vez mais fácil. Isso porque o Ministério da Educação sugere que as escolas não reprovem os alunos facilmente e deem todas as chances para que eles possam conseguir a aprovação.

Como se sabe, a educação brasileira ainda precisa melhorar muito e, com esse novo sistema, é bem provável que ela alcance apenas números e estatísticas, deixando para trás a aprendizagem e o conhecimento. Com o passar dos anos, os alunos estarão aprendendo cada vez menos, preocupados apenas em serem aprovados.

O governo deveria investir mais na educação, em métodos de aprendizagem, ao invés de aprovar todos os alunos, incluindo aqueles que não aprenderam nada, pois, no futuro, eles serão profissionais totalmente sem capacitação.

Amor

Amor...
Uma palavra com cinco letras...
Uma palavra dita em poucos segundos...
Uma palavra fácil de dizer...
Uma palavra tão difícil de ser provada...

Amor...
Um sentimento para muitos abstrato,
Para outros uma palavra simples,
Um sentimento pouco explicado, mas...
Um sentimento muito sentido.

Amor...
Palavra que machuca...
Palavra que cura...
Palavra que separa...
Palavra que une.

Amor...
Às vezes entendemos...
Às vezes não.
Às vezes ficamos cegos...
Às vezes vemos coisas que não tem...

Amor...
Tão pequeno e tão grande.

Elendria

Lei do desapego

Hoje comecei a valorizar minhas amizades, os momentos felizes e meus sonhos. Então percebi que você ficou para trás, que a grande importância que você tinha acabou ficando em último plano e, se lá no meu último plano for tão importante que você nem var se encaixar lá... Desculpe, mas agora você não faz mais parte do meu futuro!

Como dizia o Chorão: “O melhor presente que Deus me deu, a vida me ensinou a lutar pelo que é meu”, e ela me mostrou pelo que vale a pena lutar e vi que o que realmente vale são as coisas que me fizeram bem até hoje e as coisas que continuarão fazendo. Não vou julgar um amor futuro por um que deu errado no passado, portanto, nem tente ficar feliz pensando que atrapalhou a minha vida porque eu não deixei isso acontecer. Enquanto o que os outros vão dizer... Bem, isso nunca me importou, se fosse realmente certo eles mesmos já teriam feito.

Nunca pensei em seguir a minha vida sem você, mas agora que eu acordei, vou fazer melhor. Vou ser feliz com o que eu tenho de melhor. Sem você!

Marília Samara Santos Guimarães, 3.14


Civilização hebraica

A civilização hebraica foi desenvolvida na atual Palestina, próxima ao Mar Mediterrâneo. Os hebreus dedicavam-se ao pastoreio.

Eram monoteístas (foram os primeiros a acreditar em um Deus só) e acreditavam que eram o povo eleito. Tinham Moisés como patriarca que os levou à terra prometida, fugindo do Egito. Moisés recebeu o Decálogo no Monte Sinai segundo a tradição.

Os hebreus foram também escravos dos mesopotâmios, mas tiveram um rei muito rico, Salomão, de cujas muralhas do palácio sobram vestígios com o nome de “muro das lamentações”, lugar onde religiosos fazem seus pedidos de fé.

Ana Carolina Albino, 1.3

Capitalismo ou socialismo?

Se você é estudante do ensino médio, certamente já ouviu falar os termos capitalista ou socialista e posso afirmar também que você consegue defini-los com suas próprias palavras, mas é muito difícil dizer qual deles é o mais eficiente. Afinal, qual sistema deveria ser utilizado no Brasil?

A resposta desta pergunta causa muito conflito de opiniões, porque não dá para apontar o mais eficiente. Ambos apresentam falhas e sempre que este assunto entra em debate, os mesmos argumentos acabam aparecendo: “o capitalismo causa muita desigualdade”, “o socialismo tira a autonomia das pessoas”, entre outros. Argumentos que você certamente já ouviu. E, contudo, ninguém consegue provar a superioridade de um ou de outro.

Eu não acredito que separadamente um é melhor di que outro, mas se eles trabalharem juntos, em função de um novo método de trabalho, seria possível obter um ótimo resultado.

Se as pessoas tivessem autonomia para escolher abrir seu próprio negócio, sem interferência do Estado, enfim, não precisar consultar o governo para tomar suas próprias decisões e, em contra partida, todos tivesses chances iguais em educação e saúde, teríamos um país melhor. Com chances iguais para todos, o Brasil seria mais justo, haveria um estímulo de competição e progresso.

O debate para descobrir se o socialismo é melhor que o capitalismo sempre vai existir, mas eu não vejo superioridade em um ou em outro. Juntos eles se tornam um: completo e eficiente.

Eduardo Tonussi Ferreira, 3.14

A Copa do Mundo no Brasil

No Brasil, a Copa do Mundo está gerando emprego, mas está deixando para trás a saúde e a educação, e a saúde é mais importante que o futebol. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) está construindo um estádio no Amazonas. Lá, nem time que disputa campeonato estadual tem. Esse dinheiro poderia ser investido na saúde e na educação brasileira. Os hospitais de cidades do interior não têm médicos de plantão e isso faz com que a mortalidade cresça.

Se o Brasil conseguir ganhar a Copa do Mundo, o que acho meio impossível (a seleção brasileira está muito ruim), vai continuar a mesma coisa, pois os políticos se preocupam em roubar, cobrar altos impostos. Com isso, o Brasil fica marcado pela péssima saúde e a educação só está melhorando aos poucos, mas ainda está muito ruim.

Se o Brasil investisse em saúde e educação e não em estádios, se tornaria uma potência mundial.

Ramon Henrique Mendes de Matos, 2.8

A poluição no mundo

O mundo está sofrendo com um problema grave que está e vai prejudicar ainda mais os seres viventes: a poluição. Há vários tipos de poluição que afetam o mundo no ar, na natureza, entre outros lugares. Esses problemas prejudicam a qualidade de vida de todos os seres, além de destruir a beleza e a riqueza da natureza.

Um problema grave desses só pode ser resolvido se o homem tomar uma atitude e parar de poluir. Toneladas de lixo são jogadas na natureza por dia. A mesma coisa acontece com a fumaça jogada no ar diariamente por fábricas.

O mundo é o lugar onde vivemos. Se ele for destruído, seremos também. Então, o ser humano precisa parar, pensar e tomar atitudes sobre isso.

Leandro José Moreira, 2.8