Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: 03/14/14

sexta-feira, 14 de março de 2014

PIBID - UEMG - Ciências Sociais

Atenção alunos!

Nossa escola foi escolhida este ano para receber novamente o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)!

Com este programa, que já foi executado em 2013, teremos a oportunidade de desenvolver diversas oficinas com alunos bolsistas da UEMG. É a chance de fazer cursos gratuitos de alta qualidade em nossa própria escola com certificação de uma universidade pública. As oficinas serão realizadas no período da tarde. É a possibilidade de, ainda no Ensino Médio, entrar em contato com uma instituição de Ensino Superior.

Maiores informações sobre as oficinas e períodos de inscrição em breve!


Professor Felipe

Saúde pública

A saúde pública em nosso país é uma vergonha. Pessoas que saem de suas casas de madrugada vão para filas enormes e esperam por horas passando mal e às vezes nem são atendidas. Hospitais lotados que não têm vagas para os pacientes, que não têm médicos capacitados e materiais necessários.

Passou da hora de começarem a realmente investir na saúde e a se preocupar de verdade com a população. Pessoas precisam de medicamentos e cuidados e os postos de saúde e hospitais não podem oferecer.
Pessoas que morrem esperando, crianças que desmaiam no colo de suas mães, idosos dormindo nas filas. Essa realidade precisa ser mudada. Pessoas nos corredores de hospitais nas macas, com frio, com dor e ninguém faz nada. Poucos médicos para muitos pacientes.

É uma falta de respeito, de amor ao ser humano. Sinceramente espero que em um dia mudem essa vergonha que é a saúde pública em nosso país.

Rafaela Vitória Fernandes Neves, 3.4

Brasil e a Copa do Mundo

Hoje em dia no Brasil estão gastando muito dinheiro por conta da Copa do Mundo e isso está afetando muitas áreas, no caso, escolas e hospitais principalmente. Com isso, depois da Copa, o Brasil irá sofrer bastante por causa das quantias gastas em estádios, aeroportos e hotéis.

A realidade brasileira é que não estão nem aí para escolas e hospitais. Muitas pessoas morrem por falta de hospitais e preocupam-se com estádios de futebol.

Com o acontecimento dessa Copa, o Brasil irá se bagunçar bastante, ainda mais com os acontecimentos de alguns protestos. Acho que o Brasil não deveria ter aceitado sediar essa Copa, pois o país não está pronto para um evento desse nível e não tem verba suficiente para a Copa. Depois que tudo isso acabar, quem vai sofrer mais será o povo.

Hosanan Frederico de Almeida Moreira, 3.4

Lágrimas de um amor perdido

Era uma manhã fria e calma. Da janela do meu quarto, eu observava os pássaros que voavam de galho em galho. Apesar de entoarem uma canção alegre, meu coração carregava uma profunda tristeza, não me permitindo sorrir. Tudo o que eu mais queria era desabar em lágrimas.

O vento gelado invadiu o quarto quando abri a janela e os fracos raios de sol da manhã iluminaram meu rosto. Eu não queria acreditar que tudo havia acabado, não queria aceitar o fato de estar pagando por um erro que eu não havia cometido.

Como ela estaria naquele momento? Será que estava sentindo minha falta? Não... Ela estava com outra pessoa, disposta a me esquecer, fazer com que, de fato, eu sumisse de sua vida, como havia me pedido na última vez em que nos falamos.

Ah! Como aquelas palavras me torturavam todos os dias!

Quando percebi, as lágrimas estavam rolando lentamente pelo meu rosto. Eu só queria provar que não havia feito nada, só queria provar que a amava mais do que tudo e todos! Deitei-me na cama, abraçando a blusa dela que estava comigo e chorei; chorei como uma criança que se machuca. Eu não queria acreditar que havia perdido a minha pequena para sempre.

De tanto chorar, acabei dormindo. Sonhei com ela, seu sorriso, sua voz mansa que sempre me acalmava... Eu voltaria a tê-la em meus braços algum dia? Nosso amor - o que eu sentia e o que ela dizia sentir por mim - resistiria?

Bridne Ávila, 3.4

C1896 - A Copa do Mundo no Brasil

Em breve teremos no Brasil o maior evento do esporte do planeta. Com isso, o Brasil e o mundo estarão ligados e reunidos para festejar e torcer para suas seleções. Teoricamente, tudo isso é muito bom e importante para o Brasil. O turismo aumentará e o país ficará em evidência para o mundo inteiro.

Infelizmente, nem tudo são mil maravilhas. Parte da população é contra a Copa no Brasil. Não por causa do esporte, mas sim pelos gastos e a decadência econômica que está acontecendo por causa dos custos altos, pelos estádios super caros que foram feitos.

A população brasileira cobra saúde e educação mais adequados. É muito dinheiro investido em estádios e nenhuma para melhorar a condição de vida dos brasileiros. Isso tudo é muito ruim. O governo perde ainda mais a moral e o povo fica ainda mais insatisfeito e revoltado.

Leandro José Moreira, 3.4

Ipanema

Chamo-me Gabriel Lopes de Andrade. Sou estudante da Escola Estadual Henrique Diniz e curso o 3º ano do Ensino Médio. Moro em Barbacena, no bairro Ipanema e venho através deste texto pedir melhores condições de urbanização em meu bairro.

O Sr. Toninho Andrada, prefeito desta cidade, diz que está sendo feita a operação Tapa Buracos no bairro citado. Sim está sendo feita, mas sem nenhuma camada de asfalto; apenas com pedras e terra. Vergonha.

O cidadão barbacenense paga seu IPTU, seu IPVA, entre outros tributos em dia para serem feitas sim melhorias devidas dignas, de qualidade e respeito para acontecer a famosa roubalheira e nada ser feito.

Essa é a hora do povo ir para as ruas, mas sem quebra-quebra ou algum tipo de violência, sim com respeito e dignidade.

Barbacena, mostre sua cara!

Gabriel Lopes de Andrade, 3.4

A transformação

Toda transformação requer dedicação. Cada pessoa tem em seu coração algo em que acreditar. No momento em que Deus deseja transformar sua vida de uma maneira diferente, a ação Dele é completa.

O Espírito Santo fala com cada um de uma forma diferente. Ao ler a Bíblia e conversar com Deus, a pessoa adquire conhecimento da verdade e aprende um pouco mais também.

Ultimamente, as pessoas têm andado ansiosas com o que comer, o que vestir e andam procurando as coisas em vão, porque a felicidade está em Deus e na Sua palavra. Ele diz "não andeis ansiosos com o que haveis de comer, beber ou vestir, pois tudo Deus proverá em sua vida".

O agir de Deus é lindo a quem O serve fielmente. Você poderá ter dificuldades, muitos irão te julgar, mas, no final, Deus te fará um vencedor!

Busque, ore, louve, no final, Deus irá te abençoar grandemente. Quer conhecer mais da palavra?! Igreja Batista Livre de Barbacena, atrás da maternidade.

Ana Paula Pereira Ribeiro, 3.4

Por que é tão difícil escrever?

A maior parte da sociedade já fez essa pergunta quando deparadas com um papel em branco.

Sabemos que não há uma maneira milagrosa para escrever bem. Grandes escritores são resultado de anos de aperfeiçoamento. Escrever cartas, requerimentos, relatórios de maneira organizada é muito importante para a compreensão do assunto.

Quando queremos nos expressar bem através da escrita, leitura e prática são conselhos que recebemos. Dica que vale a pena ser levada em consideração quando é parte de nós colocada nas linhas de nossos textos.

Katryn de Barros Bernini, 3.4

S.O.S Mata Atlântica

A S.O.S Mata Atlântica é uma organização não governamental. Esta associação não possui qualquer tipo de ligação com partidos ou religiões e também não visa ter fins lucrativos.

A associação foi construída para que preservasse o que está restando da Mata Atlântica, o que não é muito. Também quer aprimorar o patrimônio material e cultural. Eles estão lutando para conseguir recuperar um pouco da mata. A intenção da ONG não é só preservar o meio ambiente, pois ela também visa formar profissionais capacitados que realmente dominem o conhecimento de cada um dos grandes meios do planeta, como oceanos, florestas, conjuntos de água doce entre outras coisas.

Este projeto visa amadurecer a militância ambiental no Brasil. Entre os planos propostos pela S.O.S Mata Atlântica estão o clickárvore, a estrada Parque de Itu, a floresta do futuro, Mata Atlântica vai à escola, núcleo União Pró-Tietê, Programa Observando a Ribeira e o programa Lagamar.

As pessoas começaram a entender que o desmatamento ilegal pode prejudicar e muito as gerações futuras, pois, se o desmatamento continuasse no ritmo em que estava, o que ainda restava de florestas iria acabar rapidamente. O desmatamento ilegal é crime, mas muitos não se preocupam com as consequências e continuam a fazer o que não é certo.

Wesley José da Silva, 3.4