Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: 06/12/15

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Arte

Jackson Jorge de Campos, 3.2


Arte

Marcos Túlio Piva da Silva, 1.8


Arte

Alysson Matos, 6.14


Arte

Kiev Damasceno Coelho da Silva, 2.4

Arte

Anderson José Oliveira Silva, 2.5

Arte

Gabriel Carlos Freitas da Costa, 6.14

Arte

Cristian Renan Gonçalves Pereira, 6.14


Arte

Matheus Luan da Silva Paiva, 2.4

Arte

Kelly Cristina de Barros Bernini, 2.5

Arte

Keyllor Adriel Batista Lemos, 3.2

O Barão Vermelho

12/06/15 - Por Rodrigo Sávio Modesto da Silva

Amantes de História e de aviação conhecem esta lenda que é, nada mais, nada menos, que Manfred Von Richtophen, o ás alemão da Primeira Guerra Mundial.
Antes Manfred era um piloto de caça habilidoso, mas sem muito reconhecimento. Porém, logo que  suas habilidades foram virando notícia no Império Alemão, foi condecorado e promovido a líder dos combatentes. Mas, logo após a morte de um de seus amigos, ele ordena que seu avião, que era um Albatroz, seja pintado de vermelho. Com isso, os franceses o apelidaram de Le Diablo Rouge e, pelos ingleses, Red Baron (Barão Vermelho).
Depois disso, todos os aviões de sua esquadrilha são pintados de cores diferentes e a mesma passa a ser chamada de Circo Voador.
Manfred, já em seu circo voador, é ferido pelo seu arquirrival britânico Roy Brawn e fica um tempo sem voar. Quando volta, já retorna em seu avião característico, um triplano Fokker Dr I vermelho. 
Mas, em 21 de abril de 1918, o mundo perde essa lenda por três hipóteses diferentes. A primeira, por Roy Brawn, enquanto Manfred atacava outro avião inglês; a segunda, por uma metralhadora canadense; e a terceira, por um atirador com um rifle.
Mas até hoje esse ícone da aviação é lembrado na Alemanha e no mundo.

A importância dos estudos

Os estudos são muito importantes para nós jovens, porque é com os estudos que nós podemos ter um futuro melhor. Para nós conseguirmos um emprego, primeiramente, temos que ter conhecimento, mas para isto temos que levar os estudos a sério.
Tem muita gente que não leva os estudos a sério, mas esta pessoa não sabe o mal que está fazendo para ela.
Além dos estudos darem um futuro melhor, pode dar um conforto melhor e uma vida melhor para a família.
Se todos da sociedade levassem o estudo a sério, o nosso país ia ter um desenvolvimento mais alto, todos vão ter um futuro melhor.
Mas, de 100% da população, 40% vem à aula para brincar e 60% param de estudar e esses não sabem como é importante estudar, mas quando param para pensar no que perderam, eles se arrependem. Mas, aí, pode ser tarde demais.

Karolayne Barra Silva, 1.8

A política brasileira

A política brasileira age em prol das classes mais elevadas. Os políticos, ao invés de criarem leis para acabar com a criminalidade, são aqueles que ajudam ainda mais a aumentá-la, porque são corruptos e criminosos, recebem propinas e desviam verbas que seriam usadas na educação. Se bandidos são presos por roubo, os políticos também deveriam ser, pois são tão bandidos quanto.
Eu penso que a política brasileira deve ser para todos, sem exceção. E com novas leis, teríamos mais chances do índice criminal diminuir e a melhoria na educação.
Deveriam investir mais na educação, pois assim teríamos mais mão de obra qualificada e, com isso, o número de desemprego cairia.
É necessária uma política digna para todos.

Karolayne Rosemeyre de Oliveira, 1.14

Livros

Leitura: palavra que acalma só de ler ou ouvir. Eu amo ler, não gosto de gramática, não sei escrever bem, exceto quando o assunto é livro. Livros de todos os jeitos: com 20 ou 200 capítulos; 20 ou 500 páginas.
Ler muda o mundo. Pelo menos mudou o meu. Sou fã de aventuras. Como pode um cara que nunca viveu tal história saber tanto sobre um mundo imaginário? Como podem vampiros, lobos que falam, amores proibidos se prenderem tanto no meu coração? Ah, mistérios literários que encantam e fascinam. Ler vicia, encanta e nos faz imaginar um mundo novo.
É impressionante a capacidade de me apaixonar por personagens, histórias, romances, fases e ficção. Tantos livros por aí que não sabemos apreciar!
Não podemos negar que, com o avanço tecnológico, o hábito de ler foi deixado para trás, fazendo com que celulares e computadores fossem mais aguardados e desejados por adolescentes e jovens! Uma pena... Admiro pessoas que tenham gostado de ganhar livros nos últimos tempos. Num mundo tão vulgar e sem cultura e educação, ler tem, sim, a capacidade de mudar histórias.
Sim, tudo bem que celular é viciante, informativo e atrativo, mas ler...! Ah, ler é ótimo! Santo remédio para a dor e a depressão. Sou suspeita para dizer, mas meu amor por livro é imenso! Talvez seja coisa de família esse vício por histórias.
Ler faz bem, ler muda tudo! Inclusive histórias e opiniões.

Maria Eduarda Tonussi Ferreira, 8.2

Os problemas de algumas famílias

O mundo de hoje está muito violento, cheio de drogas, corrupções, pais matando filhos e vice e versa. Até quando esse mundo vai ficar desse jeito?
Muitos dos pais de hoje em dia não cuidam dos seus filhos como seus pais e avós cuidavam, dando respeito e puxões de orelha. Eles deixam seus filhos fazerem o que quiserem, mesmo tendo idade abaixo de nove anos, os filhos podem sair pra rua e andar com crianças maiores, as quais podem estar os levando para o mau caminho.
Quando os pais já não querem que seus filhos se misturem, os mesmo já estão infiltrados no mundo das drogas. Assim os pais começam a agir, mas nem sempre dá certo, pois alguns filhos ficam agressivos e até batem nos pais, roubam as próprias casas para comprar drogas.
Os pais sempre tentam tirar os filhos desse mundo, mas às vezes é tarde demais e os filhos matam os pais.
Você quer viver nesse mundo de crueldade? Então, cuide bem de seus filhos, para eles terem um futuro melhor.

Rômero Bernardo De Paula Fortes, 3.1

Escola

Escola é um lugar por onde todas as pessoas deveriam ter passado. Antigamente, não era obrigado estudar para trabalhar, mas hoje em dia, para qualquer coisa que você for fazer, você precisa dos estudos.
A escola abre muitas portas na vida da pessoa a conseguir um bom emprego para se tornar uma pessoa responsável na vida. Escola ensina muitas prioridades que você pode usar no seu dia-a-dia ou com a sociedade, pois os estudos ajudam muito a pessoa a ser dependente no futuro conseguir um bom emprego e ser uma pessoa civilizada na sociedade.
Dentro da escola, a pessoa deve respeitar e também ser respeitado, pois naquele ambiente, há pessoas que buscam praticamente o mesmo futuro. 
Com os estudos, você se torna uma pessoa admirada por muitos e uma pessoa respeitada, consciente perante a sociedade em que vive nos dias atuais.

Luiz Felipe do Nascimento, 1.6

Exploração sexual infantil

Não sei muito bem ao certo como começar a falar sobre um assunto tão complicado e intocável, mas também, ao mesmo tempo, tão presente no cotidiano. Queria eu que é intocável fosse por ser bom de forma geral ou talvez que não ocorresse tanto, só que não são por tais razões. Ele é intocável por causa repulsa ou ódio, raiva, despertar sentimentos de revolta nas pessoas, porque os motivos que levam uma pessoa, homem ou mulher, a abusar de crianças, para mim, são incompreensíveis. Sim, crianças, sem diferenças de gênero, classe social, ou qualquer outro fator. Não sou a favor de rótulos nessa sociedade já tão cheia de podridão, entretanto pessoas que fazem isso são monstros, além de não terem caráter e escrúpulos. Penso que não há uma pessoa que não julgue, porque, de certa forma, as crianças que sofrem abusos sexuais acabam traumatizadas, podem desenvolver depressão e outras doenças psicológicas e, pensem comigo, nossas crianças são o futuro do país, do mundo, na verdade, só que, se várias crianças sofrerem traumas assim na infância, nosso mundo futuramente será doente. Concordam?
Agora, mudando o rumo dessa conversa, digamos que você seja uma pessoa pacífica, que não deixaria os pais, familiares de uma criança que foi abusada, fazerem justiça com as próprias mãos contra o agressor... Coloque-se agora no lugar da família. Caso não tenha filhos, pense no seu irmão ou irmã menor, se for o caso de não ter irmãos menores, pense em primos mais novos, imagine algum ser monstruoso roubando a inocência dessas crianças e, sinceramente, me responda: você ficará calado, sem reação, assistindo à cena de um estuprador abusando de qualquer criança que fosse, em sua frente? Desculpe minha franqueza, mas, se a resposta for sim, talvez esteja na hora de você rever seus conceitos morais e rezar para que nunca aconteça nada parecido com seu filho e, se porventura acontecer, Deus queira que não, tomara que, se alguém estiver assistindo a tal cena deplorável, escrota, a pessoa não fique com receio de tomar uma atitude e impeça que o ato se conclua. Claro que não estou apoiando a ideia de justiça com as próprias mãos, porque seria um retrocesso social, porém, até que a polícia chegue, acho que não haveria mal em esse agressor ser contido à força, sendo que ele acabaria saindo impune da prisão já que nossas leis são tão vagas, fracas e corruptíveis.
Enfim, a minha postura sobre o assunto pode ter sido um pouco egoísta, grosseira e agressiva, não me imagino e a ninguém que conheço agindo de forma diferente numa situação dessas. Sei que não serão todos que agirão assim, mas é consciência tranquila que vale.

Afrânio José da Silva Carvalho, 2.4

Liberdade?

Vivendo presas em algum lugar ou dentro de si
Pessoas são escravas da própria dor
As coisas nem sempre saem do jeito que você quer
A vida é uma poesia na qual nunca
Saberemos o que existe na próxima estrofe
E seguimos assim em um país livre, sem religião, onde há estátuas nos hospitais e a obrigação de escolher quem vai afundar a nação.
Onde está a liberdade de alguém que mora na rua?
Onde está na liberdade na favela?
Onde está a liberdade de expressão?
Onde está a juventude perdida nas drogas?
Onde está seu pai agora? Trabalhando porque quer ou pra você não passar fome?
Será que a liberdade de expressão da televisão é maior que a sua? Então, por que você engole tudo calado e sem questionar?
E o mais importante: por que eu tenho que estar aqui escrevendo isto? Me responda você.

Jamal 2.4

A vida

Uma vida boa se baseia em elementos muito importantes como: respeito, amor, dignidade, lealdade e bondade. Uma pessoa sincera e com esses aspectos é muito eficaz para a sociedade, sem esquecer que a nossa liberdade acaba quando a do outro começa.
Mas a vida é simples, é tomar decisões para não se arrepender. Contudo, sempre há escolhas boas e importantes na nossa vida, como o estudo que nos influencia a ter uma vida melhor.
"Seja você mesmo, porque ou somos nós mesmos, ou não somos coisa nenhuma".

Breno Adriano Santos Felipe, 1.8

A amizade

A amizade é um sentimento que não devemos escolher por quem sentir e, sim, deixar acontecer. A amizade é uma das coisas mais importantes na vida, porém também é cheia de altos e baixos.
A amizade verdadeira é para se guardar para todo o sempre. Já a amizade falsa, podemos descartar no primeiro instante, porque ninguém vai querer uma amizade que te prejudicará em algum instante.
Se vocês têm uma amizade verdadeira, presevem-na, pois é bom ter um amigo e poder contar com ele todas as horas, nos momentos bons e nos ruins. Por isso, digo: preserve sua amizade, pois ela é algo que, no futuro, te dará boas lembranças e poderá ajudar você a conquistar tudo o que você merece.

Tamires Lúcia do Nascimento, 1.8