Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: 06/21/17

quarta-feira, 21 de junho de 2017

Uma lixeira chamada Terra


Desde os primórdios da existência, o homem sempre teve a necessidade de consumir, sejam alimentos, matéria prima, água e infinitas coisas. Antes a necessidade era suprida pela natureza e a ela os detritos provenientes do processamento biológico eram devolvidos, de forma que estes não prejudicavam o ambiente. O tempo foi passando, o mundo se desenvolveu, a população aumentou, as necessidades mudaram... Eis que tudo se fez novo! Melhor para nossa comodidade, pior para o planeta.
A ciência e a tecnologia evoluíram de uma forma assustadoramente rápida. A cada ano, novidades surgem, tornando ultrapassados os impasses enfrentados em épocas anteriores. Graças a incansáveis estudos, as pessoas podem acessar informações de qualquer lugar do mundo, se locomover rapidamente, desfrutar de alimentos mais suculentos e livres de pragas, podem se munir de tecnologia de uma forma acessível... São inúmeras as vantagens, porém elas têm um custo altíssimo, que passa despercebido pela maioria. No mundo inteiro, os seres produzem anualmente 1,3 bilhões de toneladas de lixo (dados de 2012), que é depositado nos mais variados lugares do planeta e pode ser lançado até no espaço!
De onde vem tanto lixo? Movidos pela necessidade de possuir, os seres cada vez compram mais e nunca estão satisfeitos. Querem casas maiores, carros mais potentes, TVs com telas maiores e mais finas, celulares mais modernos... Cada vez mais, eles compram e o que se torna “velho” é descartado, simplesmente, sem consciência alguma. A realidade é triste, infelizmente o planeta está sendo inundado por lixo e substâncias químicas cada vez mais nocivas e prejudiciais à saúde.
Como deter tudo isso? É impossível, existem apenas maneiras de amenizar. Reciclar, Reduzir e Reutilizar são métodos imprescindíveis. Aliando os 3Rs à simples pergunta: “É necessário?”, tem-se o início do processo. É necessário bem mais do que isso: as escolas devem cultivar a consciência, o governo precisa punir os principais produtores de lixo em excesso... Além disso, algumas atividades simples do dia a dia podem restaurar a saúde do planeta. Faça sua parte!