Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: 06/17/16

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Alunos na 2ª etapa da OBMEP

Segue listagem dos alunos que participarão da segunda fase das Olimpíadas da Matemática. Parabéns!

Nível 1 (6º e 7º anos)

Athos Vinícius Andrade
Daniel Henrique Alves Freitas
Eduardo Fernandes Cândido Júnior
Julia de Souza Dias
Maria Letícia Santos Julio
Milena Maria Constância de Jesus
Samara Casares Lino


Nível 2 (8º e 9º anos)

Ana Beatriza B. Pereira Santanna
Carlos Eduardo Duarte Aliane
Guilherme Fonseca Carneiro
Lívia de Almeida Gomes
Maria Eduarda Tonussi Ferreira
Maria Fernanda Oliveira da Silva
Vivian de Paiva Vieira


Nível 3 (Ensino Médio)

Alan Presotti Menezes
Aloisio Misael dos Reis Dias
Ana Paula Coutinho Rodrigues
Bruno Henrique de Souza Silva
Fabrina Aparecida Andrade
Gabriel Arthur Silva de Almeida
Gabriely Aparecida Ferreira Fernandes
Grazielen das Graças de Sá
Kennedy José Oliveira batista
Matheus de Paula Silva
Mateus Henrique Silva D’Assunção
Matheus Luan da Silva Paiva
Nathália Brito Morais
Nathanael Simplício Arantes
Nayara da Silva Malta
Natanael Coutinho Garcia Mendes
Paulina da Silva Ferreira
Rayane Cristina de Andrade Gomes


Profª Paula Campos

Respeito



A violência corre solta em meio à sociedade e isso ocorre desde o princípio. Sempre haverá um ser que se julgue superior.  Nos últimos dias, vivemos um momento de extrema tristeza: um ataque em uma boate gay deixou 50 mortos e, pelo menos, 53 feridos, em Orlando, nos EUA. Um indivíduo invadiu o local e abriu fogo contra as pessoas que estavam a sua frente. Esse foi uma das muitas manifestações de ódio que já aconteceram no mundo.
A situação é lamentável, as pessoas seguem a vida com discursos de ódio e rancor. O problema é apenas um: Respeito. É difícil consegui-lo em meio a tanta inversão de valores, onde o certo torna errado e o justo torna-se injusto, a maioria enxerga tudo com olhos singulares, sem se importar com nada e nem ninguém. Como já foi dito, é preciso respeitar, entender as diferenças, sejam elas raciais, políticas, religiosas, sexuais, ideológicas... Enfim, entender que nenhum ser é igual a outro e que cada um tem direito de fazer sua escolha, desde que não afete os demais.
Ainda há tempo de mudar, e é preciso começar agora! Seja consciente, exponha suas opiniões, debata, converse, porém, sempre “pesando tudo”, para que não ocorram ofensas e desrespeito. Fazendo isso o mundo pode ser melhor. Seja uma pequena luz em meio a toda essa escuridão.  

Sete mentiras que te contaram!



1 - O Dia tem 24 horas. Na verdade, o tempo de rotação da terra (que corresponde à duração do dia) é de 23 h, 56 min e 4 seg - e 9 centésimos, para os mais detalhistas.
2 - Pasta de dente faz bem para queimaduras. Pasta de dentre e outras substâncias podem causar infecções na pele queimada. O ideal é lavar com água corrente.
3 - Os dedos enrugam porque absorvem água. Quando você fica muito tempo na água, seus dedos enrugam para aumentar a aderência em superfícies e objetos molhados, uma característica desenvolvida com a evolução.
4 - Usamos apenas 10% do nosso cérebro. A ideia é animadora (afinal, significa que poderíamos ser mais inteligentes do que somos), mas usamos muito mais do que 10% do cérebro, mesmo quando estamos dormindo.
5 - Estralar os dedos vai te dar artrite. Idade, lesões, obesidade e genética causam artrite.
6 - Cães e gatos não enxergam em tons de cinza, eles veem em tons de azul e verde.
7 - A radiação do micro-ondas não causa câncer. Apenas alguns tipos de radiação podem causar esse tipo de doença (e depende muito da dosagem).

A origem do Gol Olímpico

POR CARLA CRISTINA DE SOUZA MARQUES, 3.1

Os amantes dos esportes sempre têm curiosidade em saber a origem dessa cultura e, ao aprofundar os estudos, acabam descobrindo fatos históricos muito interessantes. 
No futebol, por exemplo, há o chamado Gol Olímpico, que é capaz de levar um estádio inteiro à loucura. A origem desse gol está em 1924 e o primeiro jogador de futebol que marcou o gol foi o ponta esquerdo argentino Cesário Onzari. O lance ocorreu no dia 2 de outubro de 1924, no Centro Sportivo Barracas, em Buenos Aires. As seleções da Argentina e do Uruguai se enfrentavam e Cesário cobrou o escanteio em curva, fazendo o gol direto, que meses atrás não era considerado válido pela FIFA, a qual determinava que o time que sofreu o gol cobrasse o tiro de meta, dando sequência normal à partida.
A Argentina venceu jogo por 2 a 1, mas foi o Uruguai que se sagrou campeão das Olimpíadas daquele ano, que estavam sendo disputados na França. E, para ironizar a conquista da Celeste, os argentinos batizaram o lance de Gol Olímpico, pelo fato de ter sido em cima dos campeões olímpicos. Já em Portugal o lance é chamado de "golo direto de canto".
O "troco" uruguaio veio nas olimpíadas seguintes: no ano de 1928, na Holanda, a Celeste conquistou o bicampeonato ao bater a Argentina na final, feito que veio a valer o apelido de Celeste.
Outro ponto importante que não deve ser esquecido é o fato do ex-jogador de futebol, ídolo da torcida do Clube de Regatas do Flamengo, Dejan Petkovic, ser o artilheiro com maior número de gols olímpicos da história, tendo feito oito gols em partidas oficiais. Petkovic revolucionou o futebol brasileiro com sua técnica de jogo única e por seu futebol-arte típico dos anos 80. Ele se destacou entre os jogadores brasileiros. Seu futebol lhe rendeu muitos frutos, como ter sido homenageado na calçada da fama do Estádio do Maracanã.

Repórter

POR WANDERSON FERNANDES DA SILVA, 3.2

O que é ser repórter? Bom, ser repórter é ter que fazer coisas inesperadas, ser comunicativo, saber lidar com as pessoas. Ser repórter requer muita dedicação e esforço para fazer suas reportagens, ter frieza e calma para fazer matérias de assuntos um tanto quanto badalados, mas não só! Ser jornalista é ter o dever de manter as pessoas informadas de diversos assuntos, seja dentro ou fora do próprio país.
Algumas qualidades para ser um bom repórter são: ser pontual; investigador, para que se possam apurar os fatos de modo a levar a verdade para os leitores, ouvintes e telespectadores; rápido e esforçado para que nem uma notícia fique de fora. Não adianta só gostar um pouco da profissão, tem que ser bem interessado, compromissado com seu dever e função.  
Quando se entrevista uma pessoa, o entrevistador não pode, em instância alguma, deixar de ouvir o entrevistado, pois isso passa uma sensação ruim para a pessoa e faz com que ela pense que você só está entrevistando-a porque é realmente obrigado a fazer isso. 
Um bom repórter é ouvinte, presta atenção em seu entrevistado, faz de tudo para conseguir uma boa reportagem, para levar o máximo de informações ao público. O mesmo deve ter em mente o tipo de pessoa que irá ler ou assistir a sua reportagem, pois ele terá que fazer o uso da linguagem de acordo com o seu público. Portanto, ele não deve utilizar gírias, linguagens impróprias e etc., independentemente dos que vão lhe ouvir, assistir ou ler seu texto. 
Não há um repórter para todas as ocasiões, pois cada um tem uma aptidão diferente e existem diversos tipos de repórter: Repórter investigativo, Repórter esportivo, Repórter de elite, e por aí vai. Por esses e outros motivos, tem que ter um crivo para que se possa mandar aquele tipo de repórter para o lugar certo, pois, senão, pode dar tudo errado.
Se você quer ser um repórter, siga em frente, pois essa é uma carreira que não é chocolate, mas pode dar PRESTÍGIO. Não se deixe desmotivar por qualquer coisa, estude para alcançar sua meta, pois a única coisa que pode te deixar no meio do caminho, é o seu pensamento no fracasso. Pense positivo e siga em frente.