Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: Reflexão

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Reflexão

POR CAMILA GONÇALVES TEODORO, 2.5

Atualmente a televisão é o sistema eletrônico mais acessível da população brasileira. Segundo o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - os aparelhos de TV, estão presentes em mais de 95% das residências e é considerado o meio de comunicação predominante no Brasil. A televisão oferece aos telespectadores diversas opções de escolha com ampla variedade em canais, programas e assuntos. O fato é que tal pluralidade pode não ser tão boa quanto se mostra.
Novelas, filmes, jornais, propagandas, esportes e até desenhos têm o poder de atrair, influenciar e até viciar pessoas que, de repente, se pegam presas às telas por causa de alguma programação. O conteúdo televisionado é um grande estimulador da moda, dos “padrões de beleza”, do consumismo e do capitalismo. Por trás de seus interesses, a televisão consegue manipular grande parte das pessoas que simplesmente assistem  a televisão, sem nenhum senso crítico. A qualidade dos programas vem diminuindo cada vez mais e as emissoras só se preocupam em “despejar em cima” dos telespectadores qualquer coisa para simplesmente prender a atenção das pessoas enquanto a audiência cresce. 
É preciso que as pessoas tenham mais consciência e busquem uma segunda fonte de informação e não se deixem iludir nem se levar pelo que a mídia televisiva impõe. É necessário filtrar o conteúdo que é transmitido pra que cada pessoa seja capaz de descartar aquilo que é banal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário