POR WANDERSON FERNANDES DA SILVA, 3.2
A abordagem sociológica do jovem perante a sociedade produz uma visão distinta da projetada pela mesma.
A sociedade em geral, possui uma visão limitada em relação ao jovem, pois só analisa o meio social, o qual vive descartando o individual. Por conta disto, alguns sociólogos criam teorias que buscam dar ênfase a grupos sociais em determinados causas individuais.
Estes sociólogos explicam que não se pode julgar o indivíduo apenas pelo meio em que ele se encontra, pois o próprio indivíduo é responsável pelos seus atos, independente do meio social.
Analisando o jovem apenas em um meio social, como na escola, vê-se que o mesmo tende a ser mais correto do que aquele que não tem essa mesmo oportunidade, porém, não quer dizer que ele vai ser!
Colocar a culpa na comunidade por um adolescente ser criminoso ou qualquer outra coisa relacionado a delitos, é parcialmente errada, pois o jovem tem plena consciência para saber o que ele está fazendo.
Conclui-se que analisar um jovem socialmente e individualmente é importante para se ter uma análise bem estruturada. Uma alternativa para formar jovens mais corretos, é dar apoio e condições melhores para as famílias, não condições financeiras, mas escolas de qualidade mais perto de suas comunidades, pois, muitas das vezes, a família não manda seus filhos para a escola por ser distante. Assim, o jovem fica nas ruas ou sem ocupação alguma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário