Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: 08/09/23

quarta-feira, 9 de agosto de 2023

A dor do amor

 Por Flor Celestial

A dor do amor


O amor é canção

o amor é lindo

o amor é respiração

o amor dá à vida um sentido

o amor é inspiração

mas também é decepção


Mas o que seria dos poetas sem o amor?

e ainda mais, o que seria dos mesmos sem a decepção?


A tragédia do amor é mais bonita do que amar de fato

a tristeza que o mesmo causa...ah!

os sentimentos, a dor que dilacera nosso peito


Você só sabe o quanto amou quando sofre

você só sabe o quanto amou quando perde

e aí, e só aí percebe que era

amor


A música brasileira, a decadência dela e a objetificação das mulheres

 Por Mateus Rodrigues, 3 REG3

A música brasileira, a decadência dela e a objetificação das mulheres

O Brasil sempre foi conhecido mundialmente pela sua música, sendo referência para muitos países. No entanto, ao longo dos anos, algumas músicas brasileiras passaram a ter letras com conteúdo sexista, o que gerou críticas e polêmicas.


Antigamente, as letras das músicas brasileiras eram compostas com poesia, romantismo e muita sensibilidade. A bossa nova, por exemplo, foi um movimento musical que teve grande destaque no país e no mundo, caracterizado por letras sofisticadas e arranjos complexos. Além disso, outros gêneros musicais como MPB, samba e forró também se destacaram por suas letras bem elaboradas e cheias de sentimento.


No entanto, com o passar do tempo, algumas músicas brasileiras passaram a ter letras com conteúdo sexista e vulgar, que muitas vezes tratavam as mulheres como objetos. Letras que antes falavam de amor, paixão e romantismo, agora são marcadas por apelos sexuais e exploração do corpo feminino.


Essa mudança de abordagem na música brasileira gerou muitas críticas, principalmente por parte de grupos feministas e defensores dos direitos das mulheres. Muitas vezes, essas letras de música reforçam estereótipos de gênero e promovem a objetificação das mulheres, o que pode contribuir para a perpetuação de uma cultura machista e sexista.


Embora essa mudança na abordagem das letras de música seja preocupante, ainda há muitos artistas brasileiros que produzem músicas com conteúdo positivo e que promovem a igualdade de gênero. É importante que a sociedade e a indústria musical brasileira sejam mais conscientes sobre o impacto que essas letras de música podem ter na formação de valores e atitudes, especialmente em relação às mulheres.