Amizade é uma coisa valiosa porque está sendo muito difícil, pois a maioria dos colegas que temos não serve para serem amigos. É um laço que se constrói entre duas pessoas para sempre, ou seja, nas horas difíceis e nas horas fáceis aquela pessoa está ao nosso lado, nos acolhendo com o maior carinho e com boa vontade.
Para ter uma amizade, a primeira coisa que devemos fazer é saber escutar o próximo, às vezes até deixando de lado sua opinião, pois a versão de seu amigo pode ser melhor e também pode te ensinar a enfrentar o mundo. Olhamos o mundo de um jeito e ele pode olhar de um jeito totalmente diferente do nosso e, com isso, nós aprendemos a lidar com aquele problema e também a agradecer ao amigo pelo conselho que ele nos deu e que sempre irá ficar guardado para pensarmos.
Tem muitas pessoas que têm amigo verdadeiro, pois este já conhece sua vida inteira, sabe o que devemos fazer na hora certa e, a principal coisa, está sempre ao seu lado sem se preocupar com o que pode acontecer depois, independente de estar ao seu alcance ou não. Quem tem um amigo verdadeiro deve segurar muito, porque está difícil arrumar um amigo agora, pois a maioria das pessoas só quer o mal do próximo, nunca pensa em animar o outro, só pensa em deixar a pessoa abalada e mais apavorada com aquele problema adquirido.
O melhor lugar para arrumar amizade é na escola, pois é lá que passamos quatro horas com muitas pessoas e com isso podemos conhecer um pouco de todos. Sempre conhecemos um pouco mais de algum colega mais próximo e com isso pode-se começar a conversar mais e fazer um arco de coisas novas e, quem sabe, uma nova amizade; sempre sem julgar os defeitos e sem apontar os erros que ele possui, pois nós também possuímos tudo isso, mas às vezes não enxergamos.
Dê valor a seus colegas, pois é assim que podemos construir novas amizades e também começar a mudar um pouco da mentalidade das pessoas para que elas entendam que tudo na vida tem o errado e o certo e sempre haverá pessoas nos empurrando para o mal e poucas pessoas nos empurrando para o bem, mas é com essa idéia que nos tornamos humanos e aprendemos a responsabilidade de nossos atos e a principal coisa: saber quem irá nos fazer feliz.
Tamires dos Santos de Assis, 3A