Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: 06/05/14

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Inovação e aprendizagem


Conexão Tribuna
Andreza Siqueira
Jacqueline Silva
Kássia Ingrid
Katryn Bernini
Lucas Paiva

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma proposta que objetiva incentivar a formação docente em nível superior para a Educação Básica, bem como inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar.
Com as oficinas do PIBID, o aluno, além de reforçar o que aprende no ensino regular, possui a oportunidade de aprender algo novo, que normalmente o currículo escolar não oferece, ou seja, atividades extra-curriculares. No caso do Henrique Diniz essas atividades são as oficinas de: Análises de canções, libras e a mais recente, sugerida pelos próprios estudantes, a oficina de artesanato. 

Oficina de Análises de canções

Esta oficina traz a música como um objeto a ser estudado, analisando suas metáforas e significados, aplicando a letra de determinada música no cotidiano.

Oficina de Libras

Na oficina de libras os alunos aprendem como estabelecer uma comunicação básica, como se estrutura as sentenças, qual a diferença entre libras e outras línguas de sinais e a língua portuguesa; o alfabeto manual e como utilizá-lo, e muito mais, gerando uma maior integração social por parte dos alunos.

Oficina de Artesanato

Nesta oficina os alunos irão aprender a compor trabalhos manuais, com materiais recicláveis (garrafa pet, caixinha de leite, entre outros) e a expandir a criatividade e o empreendedorismo. Desta forma, os estudantes poderão ampliar sua renda e, além disso, aprender muitas coisas interessantes.

Segundo Vitor de Paiva Vieira, aluno da oficina de análise de canções, a oficina foi um modo de conhecer músicas diferentes e aprender o motivo da criação destas mesmas músicas.

“O PIBID é um programa da CAPES, do Governo Federal, e, como tal, é implantado nas escolas após um processo público de seleção. No caso da E. E. Henrique Diniz, a inscrição no programa foi feita via Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), instituição cujo curso de Ciências Sociais adotou o programa da CAPES. Como no ano passado, nossa escola desenvolvera com sucesso o PIBID, a coordenação do programa na UEMG (Prof. Renato), já sabia da seriedade da escola na condução do mesmo e na parceria com a instituição de ensino superior. Certamente, este fato contou pontos para que a E. E. Henrique Diniz pudesse novamente ser selecionada para o PIBID, cujas atividades estão em curso desde março deste ano. O PIBID é um programa de incentivo à docência, ou seja, seus objetivos maiores são de incentivar o exercício do ato de lecionar entre os alunos dos cursos de licenciatura. Atualmente, muitos alunos que cursam o ensino superior de licenciatura (voltado à formação de professores) não exercem a profissão de professor. O PIBID visa à correção desta distorção. Além disso, através do programa, as escolas têm a oportunidade de fazer uma parceria muito interessante com um a instituição de ensino superior, oferecendo oficinas e cursos ministrados por alunos bolsistas para a comunidade escolar.”, finaliza Felipe Souza Soares, coordenador das oficinas do PIBID no Henrique Diniz.