Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: 10/01/09

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

MEC libera provas do ENEM

O MEC liberou para download as provas que seriam aplicadas neste fim de semana e seus gabaritos. Acessem o site do ENEM (http://www.enem.inep.gov.br/) e façam o download. Caso tenham dificuldade, procurem a mim.

Abraço.

Nasci para te amar

Carrego comigo um sentimento no fundo do coração. Não sei se é amor ou ilusão. Apenas sei que você é a razão da minha emoção. Quando estou perto de ti, gostaria que o tempo parasse, mas, infelizmente, ele passa rápido como se fosse um vendaval e me deixa totalmente com uma tristeza fatal.

Amo-te tanto que não sou capaz de demonstrar, pois não há algo que possa mostrar que eu simplesmente nasci para te amar.

Você é a minha inspiração e o sentido acelerado da batida do meu coração e sem o seu amor, viro uma terrível dor.

Amo-te e te amarei para sempre mesmo sem saber se é amor ou paixão.


Aline Aparecida de Andrades, 3B

A solidão dominou meu coração

Estou me sentindo tão sozinha
Gostaria que você fosse minha companhia
Parece que estou na solidão
E sinto uma forte tristeza no meu coração

Meu sentimento é uma roda gigante
Tem hora que ele está no alto e horas em baixo
Seria melhor se você estivesse ao meu lado
Infelizmente você não está e com isso meu coração sofre calado

Hoje a tristeza me dominou
Não sei por que ela começou
Gostaria de ter a felicidade em todo momento
Mas infelizmente estou sofrendo com este triste sofrimento

A solidão dominou meu coração
A solidão dominou meu sentimento
Você dominou meu pensamento
Pois mesmo triste ou feliz eu não o esqueço
Em um só momento.

Angélica Maria Barbosa, 3B

Não acabe com sua vida

Já não sei mais o que fazer. Já não sei mais nem o que pensar. Por que você é assim? Será que um dia você vai mudar? Quanto mais vou ter que agüentar sua falta de responsabilidade? Quantas noites vou passar acordada pensando se você está bem, se você está vivo ou se não te verei mais?

Quero que entenda que te amo com todo o meu coração. Você é como um anjo na minha vida. Você é a razão dos meus dias mais felizes. Você foi a melhor coisa que me aconteceu neste ano, e, por te amar como te amo, não posso ver você acabar com sua vida desse jeito. Queria que você soubesse que quando acaba com a sua vida, machuca gravemente meu ser, pois perco meus sentidos e minha razão vendo sua vida acabar.

Não vou te abandonar, pois sei que precisa de mim e eu também preciso de você. O meu amor não vai acabar, mas, com tantas feridas deixadas no meu coração, um dia ele pode não mais existir. Não deixe meu coração morrer, não jogue sua vida fora. Deixe-me te fazer feliz.


Marcele Discacciati Rodrigues Ramos, 3A

Rumo à solução

Por Joseane Priscila de Sousa – 3A

Na última quinta-feira, dia 24/09, alguns de nossos professores decidiram seguir em passeata para a Superintendência de Ensino e exigir o que temos por direito: uma direção na escola!

Esse problema de direção ocorre há muito tempo. Era para ter mudado a direção em 2007, porém houve manipulação do processo de escolha. Nesse meio tempo, desde as férias, a diretora não compareceu à escola e muitos não sabiam o motivo.


Na reunião com a SRE, fiquei sabendo que ela estava de licença. Ela nem ao menos se importou em ir até as salas para nos avisar.

Para surpresa de todos, muitos alunos ajudaram na passeata. Não achava que iriam tantos assim, afinal, muitos têm vergonha de dizer que estudam no “HD”. Ficamos todos satisfeitos, pois foi uma grande maioria exigir uma solução.

Chegando à Superintendência, os professores Felipe, Paula, Jovano e Maicon convidaram quatro alunos para presenciarem a reunião: uma aluna do ensino fundamental, uma aluna do 1A, Luana, uma aluna do 2A, Vanessa, e eu, Joseane, do 3A. Fomos atendidos e durante a conversa nos mostraram um pedido de exoneração do dia 07/10 feito e assinado pela diretora no dia anterior.

Diante de nossas necessidades e exigências, foi combinado com os professores que poderia ser formado um novo colegiado, o que só aconteceria, porém, após o dia 07/10. Mudaria a diretora não através de eleição, afinal o problema é com a diretora somente, e então os professores interessados ao cargo irão mandar seus currículos para serem analisados. O que mais se enquadrar no cargo, que estará disposto a enfrentar tudo e comparecer à escola frequentemente, será nomeado ao cargo de diretor.

Nossa escola não é uma qualquer, apesar de ouvirmos falar que aqui é ruim. Quem diz isso não chegou a conhecê-la. Percebemos que ela melhorou muito, os professores se preocupam conosco. Vemos isso através das excursões, do projeto POP e o grande incentivo para a Feira Cultural.

Em um documento, vimos que, de 59 escolas estaduais da região, ficamos no 23º lugar em rendimento. Além do mais, nossa escola foi a primeira a pôr em prática o PEAS de todas as inscritas de Minas Gerais em 2009. Estávamos na frente. Porém, por falta de apoio da direção, os professores tiveram de renunciar ao mesmo.

Temos ótimas características, o que precisa é de mais confiança dos alunos para uma nova mudança, afinal, a escola só funciona se tiver alunos. A imagem da escola é feita através de nossos atos. Se fizermos coisas erradas, os outros vão julgar nossa escola como mal exemplo; caso contrário, só ouviremos elogios sobre nós. E teremos orgulho de dizer: “Estudo no Henrique Diniz”.

Nossa escola vai mudar, e, para isso, precisamos que os alunos continuem sem empenhando assim como fizeram no dia 24/09, quando se comportaram bem aguardando a resposta da SRE. Todos estão de parabéns, é assim que vamos vencer!

Inconfidência Mineira


Por Samara Chêirla dos Santos – 2A

Este movimento foi uma revolta na época que se pode chamar da “Era do Ouro” no Brasil.

Várias pessoas sabendo da localização das minas de ouro se deslocaram para essas áreas. A partir daí, a fiscalização passou a ser redobrada e, para facilitar as coisas, obrigaram todos a fundirem seu ouro em formato de barras, porque o ouro em pó dificultava a fiscalização. Parte de todo esse ouro, um quinto, deveria ir para o rei.

Os impostos eram muito caros, ou seja, várias pessoas penavam para poder pagá-los. Altas pessoas da sociedade, como médicos, advogados conceituados, fazendeiros, militares de altas e baixas patentes se reuniam secretamente para discutirem formas de como acabar com os impostos, criando um novo país. Tempos se passam e delatores contam tudo ao governo.

Alguns inconfidentes são exilados, mas uma pessoa em especial foi punida de uma forma mais dura. Ele se chamava Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes. Como ele era de uma patente mais baixa, foi enforcado em praça pública e seu corpo foi cortado em partes.

Hoje, Tiradentes é homenageado em todo o Brasil.

2º Torneio HD



Professor Maicon

Atenção! ENEM adiado!

As provas do ENEM, que aconteceriam neste fim de semana, foram adiadas. O Inep tomou essa medida por questão de segurança, já que há suspeita de vazamento das questões. Leia a nota oficial do Inep: http://www.inep.gov.br/imprensa/noticias/enem/news09_33.htm

Arte


Emerson da Cunha Silva, 2C

Arte


Joseane Priscila de Sousa, 3A