Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: 04/02/18

segunda-feira, 2 de abril de 2018

Espelho

POR GEOVANA PEREIRA DOS SANTOS SILVA, 2.7



Ao trilhar o caminho da vida, deparamo-nos com espelhos – o que fizer hoje refletirá mais tarde.
O caminho do bem pode refletir muita felicidade e prazer a quem dele usufrui, uma vez que não é difícil conseguir esses benefícios; praticar o bem é fácil e não cobra taxas, é um caminho lucrativo, pois quem faz o bem recebe em troca somente o bem. Esse caminho reflete muito em afeto e graças.
O caminho do mal é um caminho que, nas primeiras vezes, parece ser amplamente lucrativo e vantajoso, porém, depois de algum tempo, essas ações refletem no futuro, trazendo tristezas e agonias. Fazer o mal é ruim e você é cobrado com juros e correção monetária, por isso, esse caminho é pouco atrativo.
No decorrer da vida nos deparamos várias vezes com essas escolhas duvidosas. Muitas vezes o mal pode se tornar algo bem atraente no momento, muitos não pensam antes de agir e uma atitude mal pensada pode trazer consequências nada satisfatórias. Uma atitude bem pensada e formulada é algo bem lucrativo se for positiva.
Não tem jeito de escapar: quando o espelho da vida refletir, não teremos como fugir.

Para onde sua câmera tem apontado?

POR GUSTAVO DORNELLES

Há pouco tempo era rara uma fotografia, geralmente ocorria somente em ocasiões especiais, como casamentos ou quando se reunia a família toda, às vezes nem isso.
Atualmente andamos com máquinas fotográficas nos bolsos, tiramos fotos do que nem é necessário, podemos escolher o melhor ângulo, lugar, podemos tirar milhares de fotos sem sermos nenhum especialista na área. Mas será que em andar por aí tirando fotos de tudo que achamos engraçado ou interessante não há problema?
De acordo com a lei, existe, sim. Conforme o artigo 5º X da Constituição Federal “São invioláveis a intimidade, a vida provada, a honra e a imagem das pessoas, assegurando o direito à indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação”. Portanto, sabe aquela foto “zuada” que você gosta de tirar do seu amigo? Torça para que ele seja realmente seu amigo, senão a coisa pode ficar feia. Qualquer foto ou gravação sem o consentimento da pessoa nela retratada pode começar em brincadeira e acabar bem diferente. E tudo pode piorar se a fotografia for publicada na internet.
Então tenha cautela sobre para onde sua câmera tem apontado. Certamente você também não iria gostar de ver pessoas rindo da sua imagem por aí; dependendo do caso, isso pode soar como deboche, ferir o coração da pessoa e prejudicar sua dignidade.

O papel do professor na sociedade

POR JÚLIA LUCIANA BARRA, 1.5

Ser professor é uma das profissões mais antigas e importantes da história da humanidade, começando desde o Antigo Egito, quando já havia a necessidade de pessoas específicas para o ensinamento de certas habilidades, até hoje.
Os professores são os personagens principais do processo de ensino e aprendizagem, mas esse desenvolvimento não se limita apenas as matérias do currículo comum da escola, os ensinamentos dados dentro de uma sala de aula podem ultrapassar barreiras incríveis. 
O papel do professor atualmente não está apenas relacionado a passar uma matéria em sala de aula, mas também fazer os alunos se questionarem e se prepararem para o “mundo lá fora”. Mas, hoje em dia, o professor acaba se tornando um confidente e amigo para os alunos, pois, os pais muitas vezes trabalham o dia todo, e os alunos não têm a quem recorrer para esclarecer alguma dúvida ou ouvir conselhos. Mesmo assim, diante de todas as dificuldades de um professor, ele sempre se empenha da melhor maneira possível para ensinar a esses jovens os verdadeiros valores de uma sociedade.
O professor é a maior fonte de conhecimento dentre todas as outras profissões, mas a menos valorizada atualmente. Vivemos em uma sociedade em que esses grandes mestres são humilhados, violentados e tratados com descaso por alunos e até mesmo pais. Essas pessoas se esquecem, muitas vezes, de que, se não fosse um professor, hoje elas não saberiam sequer escrever o próprio nome.
Vivemos em um país onde a inversão de valores é muito clara. Dão mais importância para um jogador de futebol, por exemplo, do que para alguém que nos guia para sermos pessoas melhores e criar um mundo melhor.
Porém, mesmo com toda essa triste situação, o professor continua com a sua cabeça erguida, sempre acreditando na sua capacidade de criar um mundo melhor, onde vai ser respeitado e principalmente: valorizado!
Para refletir: Você tem dado valor ao seu professor ou ele é só mais um que fala na sua cabeça?
                                                              Até mais! 

Nascer da lua

POR LAYNE DE FREITAS CASTRO, 1.5



Agora a hora enfim chegou
Luz suave que desfaz
Cruzando o horizonte
Para boa noite dar

E como essa noite é linda
Cantar sob o luar
Para ver suaves cores
Que as estrelas vão mostrar

Então por que agora?
Com o silêncio do luar
Se as velas brilham para o mundo
Com o melhor que há?

Será que aqueles que aqui vivem
Devem se trancar?
Para não olhar mais para a lua
E ver o sol raiar?

Eu não serei as sombras
Nem a luz do anoitecer
Mas eu esperei tanto, para tantos
Verem o quanto o sol tem seu encanto

A lua também tem
Ela veio para ter seu próprio céu
Quando o mundo for coberto
E terno nos seus véus.

Será que são meus olhos?

POR VITÓRIA MARIA GAVA FERREIRA, 1.2


E lá vamos nós, ó folha frágil
Tentar fugir da realidade de novo
E por acaso, eu tentei fazer descaso
Mas o mundo gira e eu me movo
Você vá com o vento, ele te leva
Te traz, mas por trás do meu
Talento; confesso: já não aguento mais.
Um dia já escrevi sobre flores
Hoje conto a dor de vê-las murchar
Com elas se encerram mil amores
Sou eu que decido ir ou ficar?
Opto pela minha alegria
Mas te ver reclamar
Faz lágrima rolar
Então, você está livre agora
Pode ir pra onde desejar
Mas, suplico, não volte
Não me faça pensar
Que a vida nunca mais
Irá me recompensar
Te deixei
E, juro, não te procuro
Mas você está
Sempre
Em todo lugar.

Arte

Juliane Camilly Lasnou Costa, 1.4


Arte

Ester Andrade Martins, 2.7


Arte

Estefane Cristina da Costa, 3.12


Arte

Antony Vitor do Nascimento Reis, 1.5


Arte

Wallas Candido de Jesus, 1.1


Arte

Guilherme Frank Rodrigues, 3.12