Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: 07/15/14

terça-feira, 15 de julho de 2014

O ensino das canções

Por Rodrigo Sávio Modesto da Silva e Vitor de Paiva Vieira

A oficina de canções é uma oficina boa, porque ensina o motivo de certas canções terem sido criadas e o que o autor ou autora queria passar para a pessoa que ouve.

Outra coisa legal da oficia é que você ouve estilos de músicas diferentes e suas criações. Também certos assuntos que envolvem a cação, como por exemplo o jeito como a mulher foi retratada nas cações, tanto positivamente quanto negativamente.

Era uma vez a morte

Tudo se iniciou ao despertar. Eu sou aquilo que se pode dizer que não tem aparência. Tenho variadas formas e depende do seu olhar para definir como eu sou. Muitas pessoas não confiam em mim, outras até têm medo, mas, na verdade, se você foi bastante curioso, simplesmente, olhe no espelho enquanto escrevo isso e verá minha identidade.

Não gosto do que faço, levar almas, buscar pessoas antes da hora, espalhar tristeza. Enfim, gostaria de férias, mas quem irá me substituir?

Dizem que a guerra é a minha melhor amiga. Eu não acho. As guerras só aceleram as coisas, me deixam atarefada e, ao invés de carregar almas, começo a carregar sonhos.

Era setembro de 1942, um homem na sua casa despedia-se de sua mulher e de seu filho com quatro anos. A mulher chorando não queria largar o braço do marido que, ao abaixar para beijar a criança se surpreendeu com o presente que o filho lhe deu: um urso amarelo e sorridente que serviria como lembrança do filho ao pai. O homem era piloto e em meio a uma guerra de mísseis seu avião caiu. No meio dos destroços só restou o corpo e o ursinho sorridente. São essas as cenas com que tenho que me deparar às vezes e, neste caso, eu levei além do corpo do homem. Levei o sonho do menino de reencontrar seu pai.

Portanto, espero que você seja uma pessoas que me enfrente e não me deixe te levar facilmente, pois eu quero passar muitas vezes e, um dia então, contarei sua história.

Andreza Cristina Siqueira Coelho, 3.2

Derrotas

Tudo começou há um ano. Sua família esquece de você, seus amigos não são verdadeiros e tudo em sua volta começa a complicar. Num dia como esse em que todos saíam para a escola, para o trabalho, eu acordei com uma vontade enorme de sumir. Peguei a mochila e fui à escola.

Chegando lá, vi um grupo de pessoas aglomeradas. Cheguei perto. Eles esticaram as mãos e me entregaram um pacote branco. Mandaram abrir, mas a dor que eu sentia era tão grande que eu nem pensei duas vezes. A sensação foi como se eu tivesse acordado a adrenalina que estava dentro de mim. Não posso dizer que era boa, mas tudo o que eu sentia, toda a dor foi embora. Eu me senti mais livre. Tudo estava ótimo até que eu me sentei e vi tudo rodando. Não conseguia me mexer. Tudo o que eu estava tentando apagar da minha vida, esconder das pessoas, voltou. Toda aquela dor voltou.

Depois de um certo tempo eu não via mais nada e nenhum dos meus "amigos" estava ligando. Na verdade, ninguém sabia o que eu estava sentindo, então eu me levantei e saí andando. Estava quase na hora do almoço e nada de eu chegar em casa. Aquele sol parecia queimar cada parte do meu corpo. Ouvia tanta coisa em minha volta que eu me sentei e comecei a chorar.

Uma coisa eu digo a todo mundo agora. Não deixe seus problemas tomarem conta de vocês. Não ache que fazendo besteira eles vão sumir. O vazio dentro de você sempre será maior. Simplesmente coloque um sorriso no rosto e finja que está tudo bem. Eu faço isso todos os dias. Não é difícil. Todo mundo pensa que estou feliz mas não. Meu sorriso é só mais um disfarce do que eu sou por dentro.

Anne Frank

Aborto

O aborto é um assunto que predomina no mundo inteiro. Preocupa a todos e no Brasil é proibido e ilegal.

Ele é ima interrupção ou remoção prematura de um feto de uma gravidez indesejada, que ocorre muitas vezes após um casal não se prevenir adequadamente, provocando assim a remoção de um ser inocente e que não pode se defender.

O aborto pode trazer infecções além de muitos riscos. Clínicas clandestinas realizam esse processo várias vezes, algo irracional.

Como as pessoas conseguem tirar de dentro delas algo tão puro e perfeito, inocente, que não tem culpa do ocorrido?

Espera-se que o aborto diminua, que as mulheres que não desejam a gravidez se previnam com vários métodos que hoje existem. Para que assim quando houver uma gravidez que seja de puro amor e alegria.

Nathália Cecília Nascimento, 3.2

Gravidez na adolescência

Hoje em dia um dos assuntos mais polêmicos da atualidade é a gravidez, com a qual muitas garotas acabam perdendo parte da sua adolescência para assumir uma responsabilidade ainda maior, ou seja, um filho. Muitas das vezes não têm o apoio que deviam e acabam abortando um ser puro e inocente.

Grande parte também sofre pelo não reconhecimento por parte do pai da criança, que muitas vezes não tem maturidade e atitude de homem suficiente para assumir o que fez. Mas também se esquecem de todos os métodos contraceptivos que estão aí para prevenir essa situação.

Previna-se. Não seja responsável por perder parte do seu futuro.

Joyce Ingrydi Trindade Dias, 3.2

O maltrato aos animais

Hoje em dia, o maltrato aos animais é comum porque muitas pessoas detestam sua dependência de carinho. Existem vários meios de denúncia para quem maltrata o animal, mas infelizmente isso não está adiantando muita coisa.

Muitos animais são envenenados e levados à morte, trazendo sofrimento àqueles que os amam.

Eles são vítimas de pessoas cruéis que não conseguem amar a si próprios e com certeza não irão demonstrar amor a um animal.

Os animais precisam de carinho. Sentem falta de amor e por incrível que pareça dependem muito de nós.

Kerolayne Cristina Laureano Costa, 3.2

Momentos

Nunca procure na vida motivos para sorrir. Crie bons sorrisos para muitos motivos. Veja que não existe nem mundo, nem pessoas perfeitas; que a vida não sorri mais para um do que para outro, apenas em momentos diferentes.

Faça de um simples manhã um bom dia e de um pôr do sol um "foi mais um ótimo dia", mesmo que não tenha gostado assim, pois mais à frente perceberá que dias ruins fazem com que os bons valham a pena!

A felicidade não está em todo lugar, nem a cada passo que damos. Ela vem depois de cada curva, tropeço, obstáculo por que passamos a sua procura.

Aproveite os momentos de alegria, pois os motivos podem se repetir, mas os momentos nunca voltam. Você pode tentar provocar os mesmos motivos, mas nunca conseguirá reviver o mesmo momento!

Suellen de Oliveira Fernandes, 3.2

Abandono de cães

Hoje em dia o abandono de cães é muito comum em qualquer parte do Brasil. Várias pessoas estão deixando seus cães nas ruas por não terem condições de cuidar do mesmos e isso está afetando as cidades de uma grande forma, pois além de deixar as ruas em estado precário, deixa os cidadãos com medo de transitar, por não saberem se irão ser atacados de alguma forma.

Infelizmente, a prefeitura não pode fazer nada, pois o número de cães abandonados é extremamente grande e a cidade não tem canis suficientes para abrigar esses anjos que precisam de um lar.

Eu ainda tenho esperança de que isso mude, pois cães também têm sentimentos e necessidade de cuidados.

Rochelli Moreira Campos, 3.2

Arte


Hiago Ferreira Filho, 7.2

Arte


Ântonny Daniel da Silva Moreira, 2.1

Arte

Douglas Moreira Tavares Condé, 3.3

Arte

Matheus Luan da Silva Paiva, 1.8

Arte

Lucas José da Silva Paiva, 3.2