Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: 04/19/17

quarta-feira, 19 de abril de 2017

A diversidade é uma dádiva!


     Inegavelmente o Brasil é um país miscigenado, onde várias culturas se fundiram e formaram cada traço das diferentes regiões espalhadas pelo território, criando a inigualável identidade do brasileiro. Como cultura, compreende-se o conjunto de costumes, culinária, crenças religiosas e diversos outros fatores que juntos regem um povo.  Em meio a tanta diversidade, reinam os preconceitos e intolerância que se estendem às crenças religiosas, tornando o problema mais severo.
O Brasil é um país laico, ou seja, não tem uma religião oficial, logo, toda manifestação religiosa deve ser respeitada, desde que esta não interfira na manutenção dos direitos humanos. Porém o cenário é oposto e religiões que se diferem das mais tradicionais são injuriadas por pessoas que, sem precedentes, fazem afirmações revestidas de preconceito e intolerância. A exemplo, tem-se a religião afro-brasileira, que, desde o período Colonial, é vista com estranheza e muitas vezes associada às trevas, ao mal. Um fato histórico que merece ser destacado é que o país foi colonizado por uma nação católica e ao longo do tempo conquistou diversos seguidores. Aliando tal fato à errônea prática de discriminar o que é diferente, obtém-se um dos resultados que dificulta imensamente a resolução do impasse.
Não é preciso apenas um trabalho de conscientização, é preciso ação, e logo, mostrando quer o “diferente” não é ruim, pelo contrário, pode ser visto com extrema admiração. A quebra de estereótipos precisa começar, assim como no universo da sexualidade. Qual o primeiro passo para tal resolução? Respeitar, entender que há um limite entre crítica e ofensa, a primeira fortalece, a segunda oprime. A diversidade é preciosa, celebre-a.



Redação do Enem 2016 

Vida com qualidade ou julgamento da sociedade

POR GABRIELA SIQUEIRA ALMEIDA, 3.1

Atualmente, existem grandes discussões sobre o valor da junção entre um óvulo e um espermatozoide, que resulta em uma nova vida. Existem vários pontos de vista sobre se o aborto seria somente um procedimento cirúrgico retirando algo do corpo ou seria uma vida em desenvolvimento que compartilha sentimentos com a mãe.
A medicina afirma que até os três meses de gestação, o feto seria incapaz de sentir emoções e também dores por não ter o sistema nervoso desenvolvido para isso e, por isso, consideram o mesmo como um conjunto de células hospedeiras em um útero que poderiam ser removidas sem culpa alguma.
No entanto, existe a opinião, como a dos religiosos, e que é uma vida assim que o sangue percorre seu interior, tendo assim uma alma e o aborto seria um assassinato da mesma forma como matar alguém aleatoriamente na rua. Também trazem os dados de que mulheres que cometem o ato são mais suscetíveis a terem depressão e a cometer suicídio.
Quando se analisa a questão se seria certo ou errado, deveriam ser pesquisados os motivos e a vida da mulher em questão, pois ela pode não ter condição psicológica e não conseguir cuidar do filho. Há mulheres que sofrem estupro, garotas que não têm condição financeira alguma de criar o filho ou se sentiriam mal de ver o fruto de uma violência sofrida não conseguiriam amá-lo. 
Então, quem consegue julgar quando se vê tanta vida no feto e nenhuma na criança pedindo esmola na rua?

Crenças

POR ISAÍAS PEREIRA DE CAMPOS, 3.1

Hoje em dia, um assunto bastante polêmico tem sido a religião, não só uma, mas todas. Muitas pessoas são intolerantes com a religião alheia, às vezes não só uma pessoa, mas a religião inteira, como vemos no caso dos extremistas.
Não há somente o preconceito de religião para religião, mas também de pessoas religiosas fazendo críticas negativas a pessoas sem religião. Como a sociedade em que vivemos sempre teve muita influência pela religião, muitas pessoas não gostam da ideia de pessoas que não creem em um Deus onipotente com poderes sobrenaturais, do mesmo modo que descrentes criticam pessoas com esse tipo de crença, procurando provar que estão errados.
As pessoas têm que aprender a conviver umas com as outras, mesmo com suas ideias divergentes, parar de criticar umas às outras por motivos fúteis e começar a se importar apenas com a sua crença e não a alheia.

Feita pra mim!!!

POR SÁVIO

Desde que te conheci, meu mundo mudou
Após sua chegada, tudo em mim melhorou
Você transformou tristeza em amor
E coloriu tudo que não tinha cor
Quando eu te conheci, só tive a aprender
Você me ensinou que recomeçar faz parte de viver
Você, com sua presença, invadiu meu espaço
Depois de um tempo, viciei no seu abraço
Você não saía da mente
Eu esqueci o meu passado e você tornou-se o meu presente
Não sou capaz de te escrever nem em refrão
O que eu sinto por você não tem explicação
Quando eu estava perdido e sozinho
Você chegou e se tornou o meu caminho
Quando eu estava jogado e nada pensava
Apenas com sua voz você me animava
Amor não é à primeira vista, ninguém entende
Pois amor a gente não vê, a gente sente
Você não saía da minha mente, não demorou para perceber
Que eu ia dormir e acordava pensando em você
O brilho dos seus olhos aumentava sua beleza
Seus olhos brilhavam mais que as estrelas
Acho que você completou o sentimento que eu tinha
A gente combina porque sua loucura é a mesma da minha
Obrigado por estar comigo e insistir
Obrigado pelo simples fato de existir
Obrigado por você ser assim
Às vezes eu penso que você foi feita só pra mim...

Arte

Mateus Yoshiro Marteleto Nomia, 1.13


Arte

Natanael de Barros Bernini, 3.2


Arte

Paola Fidélis Freitas, 3.3


Arte

Jhenyffer Luyse Ferrão Silva, 9.2