Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: 06/30/09

terça-feira, 30 de junho de 2009

Diário de um recém-nascido

Quando nasci
O mundo era menos terrível
Podia-se andar pela rua tranquilamente
Podia-se viver uma vida alegre e sorridente
Não sei se por causa da globalização
Ou falta de interação
Não possuímos mais confiança nas pessoas
Sair à noite não é mais seguro
Falar com estranhos não é seguro
Como assim?
Se o mundo é minha casa
Então por que me sinto "um peixe fora d'água"?
Para muitas pessoas
ser feliz com a felicidade que se tem é muito pouco
É preciso buscar a felicidade dos outros
É preciso buscá-la em outro lugar
Mas agora que cresci
Não sei se o suficiente
A única coisa em que penso
É em não deixar para alguém
O mundo como vivemos
Será isso egoísmo?
Será isso um ato insensato?
Ontem nasci, hoje cresci
E o que deixarei para o meu amanhã?
Flores ou espinhos?

Marina de Jesus Souza, 3B

O amor não tem idade

No dia 27/06/2009, fui a uma festa da minha amiga Marcele. Cheguei lá e logo vi um menino lindo. Aquele momento me fez perder a timidez, pois me encantei por aquele garoto; o seu jeito era tão legal, suas palavras eram carinhosas e tocava no fundo do meu coração.

O nome desse menino era Cris, ele tinha apenas 13 anos, mas tinha uma maturidade de um adolescente. Não consigo esquecê-lo. Sei que por um lado estou errada, pois tenho 16 anos (que vergonha! Três anos mais velha!), mas o amor não tem idade e o pior é que eu não mando em meu coração. Seria tão bom se eu escolhesse de quem eu iria gostar! Ninguém pode falar que eu estou errada e me dar conselhos de amor, pois já cansei de me sentir culpada por pessoas que nem sabem o que é amar e me julgam dizendo que estou errada.

"Deixa eu errar, pra esse amor quero me entregar. Quem sabe o meu dia vai chegar? Porque a vida sem você não faz sentido." Esse trecho tem tudo a ver comigo porque é errando que se aprende, então eu vou errar até encontrar a pessoa certa para amar. Hoje em dia as "crianças" estão mais carinhosas do que alguns jovens. Encantei-me pelo Cris e tenho certeza de que qualquer outra garota iria se apaixonar por ele, pois o Cris é lindo fisicamente e psicologicamente. Eu nunca irei esquecê-lo, pois apenas pessoas especiais deixam pegadas no meu coração e o Cris é uma delas.

Cris, te adoro!

* Trecho da música Deixa eu errar - Belo


Angélica Maria Barbosa, 3B

A morte

Como lidar com a perda? Como fazer quando quem amamos se vai? Como continuar de cabeça erguida, sem olhar para trás?

Quando a morte leva de nossas vidas pessoas que têm muito significado para nós, as nossas vidas parecem perder o sentido. Não há nada que pareça amenizar a dor que fica em nossos corações.

A vida é tão difícil e a morte tão fácil. Em um segundo podemos acabar com tudo que vivemos e fizemos durante toda nossa vida.

A morte é tão real e não escolhe hora, não escolhe o momento e nem a pessoa, mas leva muitas vezes a razão de nosso viver.

Quem morre fica vivo na lembrança e só nos resta guardá-las em nosso pensamento, porque na verdade a herança deixada pelos mortos é só a lembrança.


Lídia

Qual é a melhor atitude sobre o futuro?

A melhor decisão é proceder como as formigas: conseguir um patrimônio.

Atualmente, a sociedade está muito competitiva e exige cada vez mais das pessoas, principalmente dos jovens. É tanta pressão para ter um bom currículo, bons cursos, boa preparação, que os jovens acabam desanimando. O problema está neste ponto: o desânimo dos jovens perante a vida.

O número de profissionais qualificados tende a diminuir no futuro se esta situação continuar. Está faltando incentivo, oportunidade. Mas, infelizmente, quando aparece a oportunidade, os jovens não aproveitam.

O reflexo das chances perdidas aparece na vida adulta. Jovens que foram incompetentes se tornam adultos frustrados e normalmente não têm condições de dar uma vida digna às suas famílias como gostariam.

Portanto, jovens, fiquem atentos e façam seu “pé-de-meia”.


Samara Chêirla dos Santos, 2A

Erro ou ilusão

Eu não sei se é fracasso,
Se é normal sentir falta
De alguém que está sempre presente.

Eu não sei se eu sou incapaz
Se é impossível fazer alguém feliz.

Eu não sei se é ciúme,
Se é paixão se preocupar com alguém
Que fica à distância e de nada se aproxima.

Eu não sei se foi erro ou ilusão
Ter escolhido você para morar
Dentro do meu coração.

Sueli Rodrigues Pereira, EJA2A

Por favor, me diga!

Tudo o que eu queria de você agora era uma explicação, apenas um motivo o qual explique o porquê de você fazer isso. Quero saber se a culpa de ter te perdido foi minha, se quem errou primeiro fui eu. Por favor, me diga, pois se o erro foi meu, tentarei consertá-lo. Tentarei mudar e, mesmo se for seu, eu te desculpo. Apenas me explique, olhe dentro dos meus olhos e diga o que você realmente sente ou já sentiu algo por mim.

Por favor, eu nunca te virarei as costas, não vire o rosto, olhe nos meus olhos pelo menos uma vez e me diga, me diga tudo o que eu preciso ouvir mesmo que isso me magoe. Meu coração pode até sangrar, mas um dia vai cicatrizar. Mas se você não disser nada, não terei como cicatrizá-lo. Desculpe não poder ser mais do que sou!


Marcele Discacciati Rodrigues Ramos, 3A

Arte

Diego Teruo Mendes de Souza, 3B/2009

A relação entre a Biologia e a Matemática

A genética é a área da Biologia que estuda a hereditariedade das características. Por ser uma ciência biológica, nunca se pensou que a hereditariedade pudesse obedecer a certas proporções matemáticas, o que vem sendo confirmado ultimamente.

Mendel estudou a transmissão dos caracteres hereditários e elaborou duas importantes leis para a genética, conhecidas atualmente como "Leis de Mendel". Para entender como funciona esta relação entre matemática e biologia suponha as seguintes situações:

Primeiro: um homem heterozigoto de olhos castanhops casa-se com uma mulher de olhos azuis. Qual a probabilidade de nascer uma menina de olhos castanhos e um menino de olhos azuis, sendo que o casal terá dois filhos?

Resposta: para determinar a probabilidade deve-se conhecer todos os possíveis filhos que o casal pode ter, o que é feito através do cruzamento entre o pai (Aa) e a mãe (aa). Logo, a chance de se ter uma menina de olhos castanhos é 1/2 x1/2 = 1/4 e a chance de se ter um menino de olhos azuis é 1/2 x 1/2 = 1/4. Portanto, a probabilidade de se ter uma menina de olhos castanhos e um menino de olhos azuis, com o casal tendo dois filhos é: 1/4 x1/4 = 1/16, ou 6,25%.

Segundo: um homem alto de cabelos lisos casa-se com uma mulher baixa de cabelos ondulados, sabendo-se que cabelos lisos são dominantes e que a altura elevada é a mais comum e sabendo-se que o homem é heterozigoto, qual a probabilidade de nascer uma menina baixa de cabelos lisos?

Resposta: os genes que condicionam a altura e o tipo de cabelo segregam-se independentemente, portanto, pode-se analisar cada caso de forma isolada e unificá-los depois. Para a altura temos AA x aa, portanto a probabilidade de ser baixo é 1/2. Para o tipo de cabelo, a probabilidade de ter cabelos lisos é 1/2, logo a probabilidade de ser baixo, ter cabelos lisos e ser menina é 1/2 x 1/2 x 1/2 = 1/8 ou 12,5%.

O primeiro e o segundo exemplos mostram as aplicações da primeira e da segunda leis de Mendel respectivamente. Como se pode ver, nem mesmo as Ciências Biológicas escapam da influência da matemática.

Diego Teruo Mendes de Souza, 3B/2009

As ciências exatas

Num mundo incerto, onde muitas vezes parece que não há solução alguma para determinado problema, surge uma concepção mecânica do universo no qual todos os fenômenos passam a obedecer rígidas leis matemáticas que podem ser determinadas de várias maneiras diferentes, porém são sempre as mesmas. Esse é o objeto de estudo das ciências exatas.

As ciências exatas recebem este nome porque possuem respostas exatas, ou seja, únicas para as coisas, embora essas respostas possam ser determinadas de diversos modos. Devido a sua forte base matemática, elas encontram ampla aplicação prática na vida moderna, facilitando cada vez mais a vida do ser humano.

As áreas mais práticas e fascinantes das ciências exatas são as engenharias. O engenheiro é um profissional que possui forte base em matemática e física, aplicando seus conceitos de maneira prática e criativa, por exemplo: instalações elétricas, dispositivos mecânicos, construção civil, etc.

Com a grande demanda atual de tecnologias cada vez mais sofisticadas em um espaço de tempo cada vez menor, as ciências exatas encontram-se em ampla expansão e necessitam de profisionais cada vez mais capacitados. Ainda que possam parecer difíceis e complicadas, não há como negar o fascínio que as ciências exatas exercem e sempre exerceram em toda a humanidade.

 Diego Teruo Mendes de Souza, 3B/2009