A genética é a área da Biologia que estuda a hereditariedade das características. Por ser uma ciência biológica, nunca se pensou que a hereditariedade pudesse obedecer a certas proporções matemáticas, o que vem sendo confirmado ultimamente.
Mendel estudou a transmissão dos caracteres hereditários e elaborou duas importantes leis para a genética, conhecidas atualmente como "Leis de Mendel". Para entender como funciona esta relação entre matemática e biologia suponha as seguintes situações:
Primeiro: um homem heterozigoto de olhos castanhops casa-se com uma mulher de olhos azuis. Qual a probabilidade de nascer uma menina de olhos castanhos e um menino de olhos azuis, sendo que o casal terá dois filhos?
Resposta: para determinar a probabilidade deve-se conhecer todos os possíveis filhos que o casal pode ter, o que é feito através do cruzamento entre o pai (Aa) e a mãe (aa). Logo, a chance de se ter uma menina de olhos castanhos é 1/2 x1/2 = 1/4 e a chance de se ter um menino de olhos azuis é 1/2 x 1/2 = 1/4. Portanto, a probabilidade de se ter uma menina de olhos castanhos e um menino de olhos azuis, com o casal tendo dois filhos é: 1/4 x1/4 = 1/16, ou 6,25%.
Segundo: um homem alto de cabelos lisos casa-se com uma mulher baixa de cabelos ondulados, sabendo-se que cabelos lisos são dominantes e que a altura elevada é a mais comum e sabendo-se que o homem é heterozigoto, qual a probabilidade de nascer uma menina baixa de cabelos lisos?
Resposta: os genes que condicionam a altura e o tipo de cabelo segregam-se independentemente, portanto, pode-se analisar cada caso de forma isolada e unificá-los depois. Para a altura temos AA x aa, portanto a probabilidade de ser baixo é 1/2. Para o tipo de cabelo, a probabilidade de ter cabelos lisos é 1/2, logo a probabilidade de ser baixo, ter cabelos lisos e ser menina é 1/2 x 1/2 x 1/2 = 1/8 ou 12,5%.
O primeiro e o segundo exemplos mostram as aplicações da primeira e da segunda leis de Mendel respectivamente. Como se pode ver, nem mesmo as Ciências Biológicas escapam da influência da matemática.
Diego Teruo Mendes de Souza, 3B/2009