Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: 05/27/14

terça-feira, 27 de maio de 2014

Ponto de vista

Por Andreza Cristina Siqueira Coelho – 3.2

O cotidiano leva aos seres, pequenos muros invisíveis que se constroem a partir da alienação dos mesmos, resultando na falta de percepção de que existe um mundo ao redor desta vida corriqueira.

O tempo só existe para os meros mortais, pois para aqueles que estão do outro lado do muro, ele é apenas uma contagem de minutos e horas a mais, de fome, de frio e de dor. Do lado de cá, o auge é o dinheiro; do lado de lá, o privilégio é a vida. As pessoas não veem estes muros, porque não querem vê-los, mas eles estão aí, visíveis ou invisíveis, aos olhos de quem observa.

Você deve estar se perguntando a que este texto se refere. Então, observe estes exemplos. Um menino de rua pede uma esmola em um sinal de trânsito; os muros dividem uma cidade, separando bairros nobres de bairros populares; um homem não ajuda o cego a atravessar a rua; o adolescente discrimina a nova aluna de sua classe... Muros visíveis e invisíveis revelam a desigualdade existente em nossas vidas.

Quanto menos se tem, mais se pode ver. O mundo aos olhos de uma criança é apenas um grande parque de diversões, que dá asas a sua imaginação; já o mundo aos olhos de um adulto é apenas uma escada, onde quanto mais degraus se sobe, mais dinheiro e bens materiais se pode adquirir.

Vejo o mundo nos olhos de uma criança e ainda tenho a esperança que estes muros serão abalados.

Revolução Russa

Por Ramon Henrique Mendes de Matos – 3.4

O povo da Rússia estava insatisfeito com o governo do Czar, pois ele exercia os três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), e ele fazia o que quisesse no poder. A Rússia estava em um grande atraso econômico, havia uma grande situação de desigualdade social, a burguesia era fraca.

São criados grupos revolucionários a fim de mudar a situação do país, são criados os Mencheviques, um grupo de pessoas menos rígidas e mais tolerantes e defendem uma revolução burguesa inicial para só depois adotarem o socialismo, e os Bolcheviques, eram um grupo mais organizado e defendiam o governo proletário imediato.

São organizadas manifestações pacificas, mas em resposta o Czar manda intervir e os manifestantes são mortos no “Domingo Sangrento”. Para amenizar o Czar cria a Duma, um Parlamento, mas as medidas não contêm as manifestações e o governo passa a ser mais repressivo. Para piorar a situação o Czar coloca a Rússia na Primeira Guerra Mundial, os radicais bolcheviques se aproveitam da situação de crise do final da Primeira Guerra e se armam para um possível ataque ao governo.

Lênin assume o poder e a primeira coisa q Lênin fez foi acabar com os latifúndios, todas as terras foram tomadas para o governo e distribuídas para os camponeses, depois Lênin tira a Rússia da Primeira Guerra Mundial. Alguns anos depois o Lênin morre e começa uma disputa pelo poder: Trotski defendia a expansão do comunismo, vencendo as fronteiras da Rússia e Stálin defendia o fortalecimento do comunismo e o fechamento das fronteiras.

Stálin assume o poder, aumenta o poder militar e dá inicio ao culto da sua personalidade, o forte governo do Stálin impedia críticas e punia seus opositores.

Uma bela tarde

Um dia eu estava passeando numa bela tarde com minha cachorra quando aparece uma mulher com um cachorro bem grande e minha cachorra começa a correr atrás dele. Eu corri, corri, e nada da cachorra parar de correr. Eu gritei, gritei, mas a mulher não escutou porque estava com fone de ouvido.

Depois de alguns minutos minha cachorra parou de correr e eu falei: “Belinha venha aqui, agora!” Ela voltou, assentou-se no meu colo e começou a chorar feito gente de verdade.

Na volta pra casa eu parei na venda pra comprar água. E deixei minha cachorra com um amigo, e ele sumiu com ela. Lá em casa chamei minha filha para me ajudar a caçar minha cachorra. Colamos papeis na rua; gritamos por ela, mas nada adiantou. Ela não apareceu. Aí eu decidi não mais procurar pela Belinha. Quando voltei pra casa ela estava lá, bem deitadinha do lado de fora do portão e correu em minha direção. No final, não é que deu tudo certo? Ainda bem, não é mesmo?

Matheus Victor do Nascimento, 6.1

Preconceito

O preconceito é um problema que está aumentando cada dia mais. Existe preconceito que as pessoas nem percebem o que estão fazendo.

Tem aquele preconceito racial que é muito feio, pois não é a cor que nos muda. Somos todos iguais, independentemente da cor. Há também aquele preconceito de classes sociais. Uns acham que por ter mais dinheiro são superiores aos menos favorecidos. Isso é errado, pois classe social não muda o direito de todos serem tratados com respeito.

Há o preconceito contra deficientes. As pessoas às vezes não querem ficar perto ou nem ajudam quando se precisa. E existem muitos outros.

O preconceito é ter um conceito antecipado das pessoas. Devemos lutar contra este mal que não vai nos levar a nada. Independentemente de cor, religião, situação financeira, etc., somos iguais perante a lei e temos os mesmos direitos e deveres. O preconceito é antigo, apesar de ainda existir, e só faz nosso país regredir. Sem desigualdades, podemos conquistar muito mais.

Rafaela Victoria Fernandes Neves, 3.4

O novo governo

Com dois novos candidatos a "melhorar o Brasil", com propostas diferentes de melhoria para o país, concorrem PT e PSDB. Chega o final das eleições e é eleita Dilma Rousseff, que promete continuar com o mesmo tipo de governo que o ex-presidente e seu companheiro Luiz Inácio Lula da Silva fez.

Após tomar posse, as coisas não saem exatamente como se prometeu, deixando a maioria do povo brasileiro arrependido do voto. Muitos projetos citados como melhoria na saúde, na educação e na ajuda às famílias necessitadas não foram nem cogitados.

Com a Copa do Mundo, o Brasil foi o escolhido para sediar os jogos. Bilhões e bilhões sendo gastos para construir novos estádios e muitas famílias por aí, necessitando de atendimento e surpresa... Falta medicamento em muitos hospitais. Por isso, toda propaganda partidária, que fala a respeito dos candidatos. Na maioria das vezes, votamos em alguém cujas propostas nem sabemos ao certo para ajudar a evoluir o nosso país.

Conscientização na hora de votar e decidir quem irá dirigir seu próprio país, pois quem decide o futuro de toda nação é você.

Lidiane Machado Dias, 3.4

A vida dos sons

A música pode ser definida de várias formas, como, por exemplo, arte dos sons, arte de manifestar os sons ou até, pelos mais sensíveis, como a arte de expressar os diversos sentimentos de nossa alma.

Existem diferentes formas de sentimentos que podemos expressar através da música: o amor, o ódio, a alegria, a tristeza, e até a melancolia total. Para isso precisamos conhecer os sons e o "sabor" que cada um produz. Através disso, a música tem o poder de aumentar a nossa sensibilidade com as coisas e sentir os diferentes momentos da nossa vida, como sentir um acorde, sendo ele triste ou feliz.

Outra característica fundamental da música é a dinâmica, que se encaixa na vida comum, porque devemos ter a dinâmica correta em todas as áreas da nossa vida. Na música, ela pode ser definida como "tocar fraco ou forte". Refere-se à intensidade com que tocamos determinada música, por exemplo. Tocar com a dinâmica errada é muito ruim, pois ser um artista é amar o que se faz, então temos que fazer o melhor possível.

A música não nos ensina apenas a sermos bons músicos. Ela nos ensina a viver e nos mostra até numa aula de teoria que educação musical tem a ver com viver bem e sermos apaixonados por aquilo que fazemos.

Raphael Souza

A Copa do Mundo

A Copa do Mundo é um torneio importante realizado pela FIFA, no qual participam 32 seleções.

Em 2014 a Copa será sediada no Brasil. O torneio passado foi realizado na África e foi muito bem organizado.

Antigamente, por volta de 1950, não havia muita tecnologia. Eram apenas quatro câmeras nos estádios para a realização das transmissões, que não eram em tempo real. Fitas eram gravadas e transportadas para diversos países.

Hoje em dia, a Copa é transmitida para mais de 60 países em tempo real e são mais de 34 câmeras espalhadas pelos estádios para não perdermos nenhum lance.

Espero que a Copa do Mundo realizada no Brasil seja legal e bem organizada, pois estamos gastando bilhões de reais com reformas em nossos estádios.

Giovani Gonçalves Florindo Neto, 3.4

A tecnologia

A tecnologia começou a surgir no século XVIII e vem revolucionando até os dias de hoje. No século XVIII, surgiu o motor a vapor e o relógio; o motor a vapor possibilitou o surgimento de veículos de transporte, aumento na produção das indústrias, entre outras coisas.

Mas o século XIX foi o auge, pois surgiu o motor a combustão, as pessoas começaram a aproveitar a energia elétrica, surgiu o aço industrial e os derivados do petróleo. A cada surgimento, as indústrias cresciam mais e mais, o motor a combustão possibilitou a melhoria nos veículos de transporte. Mas o grande surgimento foi o aço industrial, que possibilitou ter prédios como os de hoje em dia, armamentos militares melhores, entre outras coisas.

Hoje em dia, o aço industrial é utilizado em quase tudo, como em prédios de mais de dez andares, carros melhores, fabricação de veículos de guerra, entre outras coisas. Mas uma das melhores coisas da tecnologia é o computador, pois possibilita as pessoas se comunicarem de qualquer lugar; e a internet, que possibilita buscar temas não estudados em sala de aula, conhecer mais pessoas através de redes sociais, entre outras coisas.

Ramon Henrique Mendes de Matos, 3.4

A saúde no Brasil

Como vimos, em vários lugares do nosso país, a saúde está muito ruim. Vemos que pessoas passam a noite em filas de hospitais, esperando atendimento, mas nunca o recebem, pois não há médicos suficientes para atender o tanto de pacientes que chegam ao hospital. Quando ligamos a televisão, sempre há notícias de pessoas que enfrentam filas e filas para serem atendidas, algumas são atendidas, mas a maioria não é, e voltam para casa do mesmo jeito que foram ao hospital.

Percebemos que, dentro dos hospitais, pacientes com vários problemas, doenças, infecções dividem espaço no corredor, em cima de macas encostadas na parede, abrindo um pouco de espaço para alguns enfermeiros e médicos passarem. A saúde brasileira está indo de mal a pior, pois, em vez de investirem o dinheiro na saúde, investem na Copa do Mundo. Do que adianta ter estádios lindos, vários visitantes de diversos países, se não temos uma saúde boa para atender esse grande número de estrangeiros? A saúde para os brasileiros está péssima, com pessoas morrendo nos corredores, esquecidas por pessoas que deveriam estar ali para ajudá-las, pois são médicos com conhecimento para isso e, mesmo assim, se preocupam com quanto vão ganhar; se for pouco, não trabalham, ou seja, o que importa para alguns médicos é só o dinheiro e não a vida de uma pessoa, de um ser humano.

Para mim, um país tem que ter tudo trabalhando junto, principalmente a saúde, porque, sem ela, não há quem trabalhe para desenvolver o país. Então, acho que o Brasil tem muito o que mudar ainda.

Cynthia Maria Aguiar, 3.4