Uma das escolas que se mais se destacava em meio de bagunça, desordem, bandidagem, era a Escola Estadual Henrique Diniz. Havia certa ignorância por parte dos alunos, os quais não tinham um mínimo de consciência sobre seus comportamentos, sempre agressivos e “desencanados” dos estudos. Não que não houvesse alunos que queriam estudar, só que eram a minoria.
Com o passar dos anos, houve novas eleições para novos diretores. Logo depois veio a substituição da então diretora Patrícia pelo professor Maicon, trazendo grandes mudanças. Sem demora trouxe organização e mais qualidade de ensino. A escola antiga saiu daquela decadência de ser uma das piores escolas de Barbacena, passando a ser uma das mais procuradas.
A Escola Estadual Henrique Diniz passou a ser vista com outros olhos, pois os alunos que não queriam saber de nada e só queriam brincar foram expulsos, deixaram a escola ou simplesmente permaneceram transformando seu caráter para melhor. Houve uma grande mudança para a melhor, é claro. O objetivo foi simplesmente este: trazer melhorias para o bem social.
Os alunos também contribuíram muito, pois se eles não quisessem, a mudança hoje não existiria. A nova escola abriu as portas para mais jovens, despertando seus próprios interesses para o futuro e estes melhoraram seus rendimentos escolares. A velha escola já não existia mais, ficara para trás.
De acordo com tudo isso, o aproveitamento, as oportunidades surgidas trouxeram muitas vantagens, não só para os alunos como também para os professores. Foi tão proveitoso que a escola ficou em primeiro lugar no ENEM entre as escolas estaduais de Barbacena.
A escola deve permanecer assim, trazendo só melhorias e grandes capacidades para todos terem um futuro digno e melhor.
Juliana Michele Karina Lasnou Costa, 3.14