Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: 08/17/11

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Barroco mineiro


Por Ana Paula Silva Dias – 2.7

Após o florescimento das cidades mineiras com o ciclo do ouro, na segunda metade do século XVIII, foi notável que arquitetos, pintores e escultores tiveram sua arte favorecida devido à grande circulação de riqueza.

Tanto na arquitetura quanto na escultura, um dos grandes nomes do barroco foi Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho, devido a sua doença degenerativa que atrofiou seu corpo. Aleijadinho projetou e acompanhou a construção de duas igrejas, a de São Francisco de Assis em São João Del Rei e outra em Ouro Preto. Foi também responsável por várias ornamentações.

O Barroco mineiro é uma das duas formas que este estilo adquiriu no Brasil. Sobretudo o barroco representava e representa a identidade de um povo, uma época e que, até os dias de hoje, emociona e admira por tanta beleza e delicadeza.

Dia dos pais

Pai; uma palavra tão pequena e seguida de tantas qualidades e responsabilidades.

Pode ser preto ou branco, novo ou velho, ser emprestado ou não. Pode usar tanga ou terno, e por estar aqui ou já ter ido embora. Pode ser carinhoso, cauteloso ou rude e distraído.

Pode ser tanta coisa ou simplesmente pai, o importante é que pode ser lembrado como aquele que muitas noites ficou sem dormir preocupado com a saúde de seu filho, que muitas vezes já chorou escondido por não saber o que fazer para arrumar a próxima refeição do dia, que muitas vezes “se mata” no trabalho com o objetivo de satisfazer um desejo de seu filho... Que na hora em que mais precisou, lhe estendeu a mão.

Não importa qual o “tipo” do seu pai. Neste dia, faça a sua parte e deseje ao seu pai um feliz dia dos pais.


Criis Rosas