Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: 11/04/11

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Arte


Leonardo Franco Resende, 1B

Só mais um instante com você

Meu coração explode no silêncio crucial.

Milhares de canções se misturam em meu temido aprender.

Não me importo mais com quase nada.


É engolindo os cacos de vidro e ferindo nós mesmos.

Tristeza profunda já que muito disso tomamos forçados.

Me odeio cada vez adiante, tão longe e estupefato.


A cidade iluminada revelando transas e a música em disparos,

O disparo do revolver... o disparo do coração.

Se eu pudesse estar só mais um instante com você.


Com você talvez em riria mais, andaria mais e tomaria água.

Água transparecida na verdade de teus olhos.

Os lábios vermelhos desencaixam-se num único sorriso que,

Como rápido se fez, tão quanto se fecha por não mais me aturar.


Tu chegas e nasço, na conversa, renasço, e morro em tua partida.

Se eu pudesse estar só mais um instante com você,

Colocaria os pés no chão. Mas, como se vive assim?


Indiferente sua imagem se cria em meu pensamento

E percebo o quanto não mereço sua ilustre confiança.

Sua boníssima áurea, meu psicodélico estado emocional

Talvez não sejamos feitos para ninguém e nem para nós mesmos.


Quero nas horas felizes não me empolgar tanto.

Nas tristes, esquecer do mundo e na morte estar só.

Só mais um instante com você.


Renan Gustavo Almeida Braz Viveiros, 2.7

Providências para a copa

No ano de 2014, o Brasil será a sede da Copa do Mundo, porém, para que isso aconteça, serão necessárias algumas providências.

Para um país ser sede da Copa do Mundo, é necessário que ele não só pense nos jogos, mas também nas conseqüências. O Brasil não tem estrutura para suportar o número de pessoas que virão para a realização dos jogos. Não há aeroportos e os estádios estão com as obras atrasadas. Por esses motivos, é bem provável que na época da Copa o Brasil fique um pouco atordoado com a presença de tanta gente, principalmente turistas.

Não podemos nos esquecer de que a copa trará lucros para o Brasil, mas não devemos lembrar somente deste aspecto positivo e esquecer os aspectos negativos, pois é verdade que o evento trará muito dinheiro para o país, porém, antes de tudo acontecer, muito dinheiro também tem de ser gasto.

Enfim, antes de criticar ou elogiar algo e, principalmente por em prática, é preciso ver os dois lados e ver se realmente vale a pena arriscar.


Dayelle de Oliveira Fernandes, 3.13

Copa do Mundo

A Copa do Mundo é um evento que a maioria das pessoas prestigiam. Muitas vezes cessam o trabalho, as aulas, para assistirem as partidas.

A próxima Copa do Mundo será realizada no Brasil em 2014. Muito ainda tem de ser feito para ser uma Copa perfeita: os estádios estão sendo reformados e, com isso, times grandes têm de jogar em estádios menores, prejudicando o rendimento dos jogadores e atrapalhando a situação financeira dos clubes pelo fato da renda dos pagantes ser menor devido à capacidade dos estádios.

O futuro estádio do Corinthians está garantido na Copa e as obras estão atrasadas: só tem o terreno aplainado. Tudo isso devido ao prestígio do clube e a força que ele tem no futebol brasileiro, pois o Morumbi, que é um estádio bom, não foi selecionado e não precisaria de tantas reformas, o que economizaria milhões de reais.

O trânsito também é um problema. Muitos engarrafamentos atrasam as pessoas para chegar aos estádios. Linhas de metrô têm de ser ampliadas, mas tais obras ficaram para depois da Copa.

A Copa do Mundo tem suas desvantagens, mas tem vantagens como a geração de empregos e as grandes obras que ficarão para os brasileiros após o evento.


Marcos Júnior Pereira da Silva, 3.13

O desmatamento no Brasil

Infelizmente no Brasil acontece muito desmatamento na região da Amazônia.

A região da Amazônia é conhecida também por ser o “pulmão do mundo”, mas muitas pessoas não pensam dessa forma e só querem desmatar para ganhar dinheiro com a criação de gado e até mesmo com a venda ilegal de madeira.

O ar é nossa fonte de vida. Precisamos dele para respirar e ter uma vida saudável e as árvores são o principal fator para a purificação do ar. Também não podemos nos esquecer de nossas nascentes, que também precisam das árvores para continuar nos fornecendo água limpa e pura.

Não dá para imaginar viver em um lugar onde não tem ar de qualidade e nem água limpa para matar nossa sede. Nosso Brasil é um dos países mais ricos em água, por isso devemos deixar a ganância do capital de lado e pensar em nossos filhos, em nossos netos e preservar ao invés de desmatar.


Ramon Honório de Oliveira, 3.13

Homofobia: medo ou preconceito?

Nos dias de hoje fala-se muito sobre homofobia, pessoas homofóbicas. Mas o que seria homofobia? Pelo significado da palavra “homofobia” seria medo, horror por homossexuais.

Na verdade o que acontece é preconceito. Poucas pessoas têm medo de homossexuais. A maioria nem conhece direito a pessoa, mas só porque ela é gay, julgam como uma má pessoa, uma pessoa perigosa ou até mesmo engraçada, motivo de piadas entre vários grupos de pessoas.

Cada um tem uma opção sexual e não devemos discriminar ninguém por isso. Há uma grande diferença entre discriminação e crítica. Existem pessoas que apenas criticam o homossexualismo como o Pastor Silas Malafaia e alguns deputados. Eles defendem a família heterossexual por questão de religião. Mas há alguns que realmente discriminam a opção de gays e todos estes são chamados homofóbicos.

Hoje a palavra homofobia está sendo muito generalizada. Qualquer um que critica também está sendo chamado de homofóbico, sendo que nem é esse o significado real da palavra homofobia.

Fernanda Aparecida da Silva Santos, 3.13

A Copa está aí

O Brasil sediará a próxima Copa do Mundo de Futebol em 2014, mas nem tudo são flores. As obras ainda estão muito atrasadas e em algumas cidades-sede a infraestrutura nem saiu do papel: rodovias, aeroportos, estádios.

O maior problema ainda são os estádios. Alguns ainda estão na etapa de terra planagem, o que ainda é preocupante tendo em vista o tempo que ainda resta até a abertura da Copa. Mas, por outro lado, temos que agradecer pela Copa no Brasil, pois assim nossos estádios vão ficando cada vez mais modernos e confortáveis com as obras.

As estradas e os aeroportos brasileiros também são um grande desafio para a Copa do Mundo, tendo em vista o curto espaço de tempo e o grande trabalho que teremos para melhorar estas duas partes com a precariedade dos mesmos.

O turismo será beneficiado com a Copa, pois além do Brasil ser um país tropical, ele ficará no centro das atenções do mundo durante este período.

Contudo, apesar dos atrasos nas obras, a Copa trará grandes melhorias para o Brasil. O povo brasileiro também festejará neste evento de tamanha grandeza e poderá ver os melhores jogadores do mundo de perto.

Paulo Sérgio Almeida, 3.14

Rio de Janeiro

Equipe de Reportagem Quá Qué Idéia
Ana Paula Ribeiro
Crislaine da Silva Ferreira
Fernanda Aparecida da Silva Santos
Julliane Karla Silva Santos

No dia 06 de outubro, os alunos da Escola Henrique Diniz fizeram uma excursão para o Rio de Janeiro, visitando lugares como Copacabana, Pão de Açúcar, Planetário e a Marinha Mercante. 

Todos que foram adoraram o passeio. Quem coordenou a excursão foi a Prof.ª Maria de Lourdes (Biologia). Veja só a entrevista que eu, a aluna Crislaine, fiz com a Prof.ª Maria de Lourdes e com o aluno Luan do 1º ano 1.

Crislaine: O que motivou você a fazer essa excursão?

Lourdes: Muito aprendizado!

Crislaine: Para você, qual foi a maior dificuldade?

Lourdes: Não houve!

Crislaine: Você superou suas expectativas?

Lourdes: Houve falhas como: Atrasos no trânsito, Emergência com o aluno Carlos e de não ter feito o passeio marítimo.

Crislaine: O que te chamou mais a atenção?

Lourdes: A postura correta dos alunos!

Crislaine: Você pretende fazer outras excursões? Para onde?

Lourdes: No próximo ano, quem sabe para Santos (SP), porque tem muitos museus e um aquário marinho!

Crislaine: Você gostaria de acrescentar alguma coisa?

Lourdes: Agradecer o apoio da direção, a colaboração excepcional dos professores que viajaram, a união, colaboração e respeito dos alunos. Obrigado e um grande abraço!

Agora a entrevista com o aluno Luan do 1° ano:

Crislaine: O que motivou você a ir a essa excursão?

Luan: A oportunidade de poder conhecer lugares novos como o Pão de Açúcar, a Praia de Copacabana, dentre outras coisas!

Crislaine: O que te chamou mais a atenção?

Luan: Foi o modo como todos estavam se divertindo e o modo como se surpreenderam com os pontos turísticos, com a vista que tínhamos da praia e da Cidade Maravilhosa do alto do Pão de Açúcar!

Crislaine: Além de todos os lugares que foram visitados, gostaria de ter ido a mais algum lugar?

Luan: Bom! Gostaria de ter visitado o Cristo Redentor, afinal é quase o mesmo que ir a Roma e não ver o Papa (risos)! E talvez ficar mais um dia para poder aproveitar e desfrutar um pouco mais da Cidade Maravilhosa!

Crislaine: Você gostaria de acrescentar alguma coisa?

Luan: A viagem foi ótima e tivemos a oportunidade de ver o astro Justin Bieber e sua namorada Selena Gomez na sacada do Copacabana Palace!

Então é isso. Muito obrigada a todos por essa maravilhosa experiência.

Vejam agora algumas fotos: